Discussão:Eduardo Saverin

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 13 de abril de 2014 de Manuel Anastácio no tópico Eugen Saverin


Eugen Saverin[editar código-fonte]

Senhores, o avô de Eduardo, Eugen Saverin, não era alemão conforme está escrito nesse texto. Aliás, o texto de vocês está explicitamente contraditório: "Seu pai Roberto, filho de um imigrante judeu romeno,4 era um industrial brasileiro que trabalhava com exportação, vestuário, transporte e imobiliário. Eugênio Saverin, avô de Eduardo, era alemão, refugiado no Brasil."

Ora, se o pai de Eduardo era filho de um imigrante judeu romeno, como é que Eugênio Saverin (obviamente o pai do pai e avô de Eduardo) poderia ser alemão?

Eugen Saverin nasceu em Brasov (hoje Romênia)no dia 15 de agosto de 1921, filho de Alexander Saverin e Paula Zeter. Recebeu um visto no consulado geral brasileiro em Paris no dia 24 de novembro de 1948 e em sua documentação foi registrado como de nacionalidade "húngara", embora o passaporte (número 03791) fosse expedido em 17.8.1948 pelas autoridades francesas, o que sugere que ele era refugiado de guerra. Declarou como profissão "electro-mecânico".

Chegou ao Brasil no dia 13 de janeiro de 1949 a bordo do navio Campanha. E foi residir em São Paulo.

Se desejarem, envio cópia da documentação original hoje arquivada no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro com todas essas informações. O sistema de correção da wikipédia é complexo demais e mesmo que eu o aprendesse, a documentação que menciono, a fonte, é primária e ainda não publicada.

Fica a critério de vocês preocupar-se em oferecer informações exatas no site ou só receber correção daqueles que tem a paciência necessária para aprender toda a sistemática e rituais de correção do wikipédia. De qualquer modo, mesmo não acreditando no que estou informando, conforme menciono acima, estou disposto a remeter a documentação de modo a comprovar o que afirmo, cópias digitalizadas das fichas consulares de Eugen Saverin.

Caso acreditem no que estou dizendo, basta inserir na fonte relativa a Eugênio: Conforme as fichas consulares de Eugênio Saverin arquivadas no Arquivo Nacional do RJ.

Atenciosamente, Fábio.

A questão não é acreditar ou não em si. O problema é que a Wikipédia não é uma fonte primária. Só podemos aceitar informações tornadas públicas em outros meios de comunicação. A nossa preocupação é sempre fornecer informações exatas, mas que têm de ser verificáveis por qualquer pessoa. Não basta nós termos documentos que comprovem a informação. É preciso que essa informação já seja pública. A verdade é que a Wikipédia não se pode arrogar a algo que não é da sua competência, nem vocação, por muito tentador que seja. Qualquer alteração no texto deve fundamentar-se em bibliografia existente. Não haverá forma de publicar essa informação em outros meios? A Wikipédia poderá, depois, alterar o texto em conformidade com a verdade. Manuel Anastácio (discussão) 08h34min de 13 de abril de 2014 (UTC)Responder