Discussão:Espiritualismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O texto está construído como pregação religiosa, deve ser reformulado.

Fusão[editar código-fonte]

Essa entrada versa sobre o mesmo assunto de Moderno Espiritualismo. Sugiro que os dois reunidos sob o título Espiritualismo

O texto não é pregação religiosa[editar código-fonte]

O texto efetua apenas uma comparação entre conceitos válidos de duas doutrinas espiritismo e cristianismo, não efetuando em nenhum trecho qualquer juízo de valor a favor de uma ou de outra doutrina.

Apesar da aparente neutralidade, o texto tende a ser parcial pois a discussão sobre o carater cristão ou não do espiritualismo ocupa mais da metade do texto. É um tipo de "neutralidade" que tende para o argumento contrário, algo bastante comum em panfletos religiosos. JucaZero 00:56, 21 Fev 2005 (UTC)

Achei o artigo muito pequeno para a amplitude dessa visão de mundo. Vou preparar um artigo e colocar, pois acho de muita sua presença na wikipédia. Abraços...a tarefa é árdua e espero poder contribuir. Até--Rafael Pereira 16:03, 30 Novembro 2006 (UTC)

Esse artigo deveria estar linkado à área de Filosofia[editar código-fonte]

O espiritualismo é uma visão de mundo, e não uma religião. É uma corrente filosófica matriz, se éque pode-se dizer isso, como o materialismo. Dela resultam diversas ramificações, que são sempre filosóficas, algumas dessas dão origem a uma religião, mas outras não. Por exemplo, A dialética Hegeliana, é uma corrente espiritualista e não gera, em princípio, uma Religião Institucionalizada, uma Igreja...Assim acontece ocm o Espiritismo. A própria filosofia de Platão é espiritualista. A Filosofia Tomista por exemplo, é espiritualista, assim como a de Santo Agostinho, ambas são ligadas a Igreja Católica. O Marxismo é Materialista, o Positivismo também, sendo que o segundo deu origem à uma organização religiosa, a religião da Humanidade de Comte. Isso significa que o verbete Espiritualismo, deve estar ligado à filosofia e não a Sociedade/Religião, no índice da Wiki! O que acham de mudarmos? não sei como faz isso, mas estou tentando aprender...Até

Reversão[editar código-fonte]

Reverti as edições de Auréola pelos seguintes motivos:

  1. Não está claro o que significa "Os espiritualistas possuem pontos de vistas metafísicos diante da realidade".
  2. Não há nada no artigo que apresente confusão com o espiritismo, ao menos ao meu ver.

Atenciosamente, Bruno SL (discussão) 21h30min de 19 de Janeiro de 2008 (UTC)


Poxa... espiritualismo é uma coisa e espiritimo é outra. Para um leigo, ficará como sendo a mesma coisa. O texto começou tratando de maneira correta: espiritualismo é todo(a) aquele(a) (religião, filosofia, crenças, enfim) que crê na Alma, Deus, no além-matéria. Unicamente isso. Comunicações com mortos, crença na reencarnação, bláblá, vai depender da religião. Fato é que muitas correntes espiritualistas nem sempre crêem nessas questões, como por exemplo igreja católica, evangélicas, etc. O espírita crê em reencarnação, em comunicação com os mortos, e outros, mas essas não são crenças e coisas praticadas apenas pelos espíritas, umbandistas, candomblecistas, budistas e várias outras religões também o fazem. Espírita é, somente, aquele ser que pratica a Doutrina dos Espíritos, codificada por Allan Kardec. Portanto, não vamos mais confundir Espiritualismo com Espiritismo galera. E esse texto TEM SIM confusões a respeito.