Discussão:Fernando Collor/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Foto em preto e branco[editar código-fonte]

Porque temos uma foto preto e branca no artigo? Acredito que em 1989 existiam cameras coloridas.

  • Dependemos de fotos com licença compatível, não podemos simplesmente copiar fotos da Internet. Neste caso específico verifiquei que vários locais e sites do governo também utilizam esta foto em PB. Não sei o motivo, mas se souber onde encontrar uma foto equivalente e colorida sob uma licença livre ou compatível com a licença da Wikipédia, nos avise que trocamos.-- Jo Lorib ->d 15h21min de 24 de maio de 2012 (UTC)

Governo Collor, onde estão os dados do governo?[editar código-fonte]

Engraçado, nesse artigo fala toda a vida do Collor, EXCETO as realizações de Governo. O trecho sobre o Governo Collor é disparado o mais pobre de todos. Quem conseguir esses dados, favor colocar com urgência, está muito fraca esta seção.

189.4.226.86 (discussão) 23h39min de 1 de janeiro de 2010 (UTC)

Isso foi escrito pela equipe de Collor[editar código-fonte]

Este artigo foi evidentemente escrito pela equipe de Collor. Faltou muita coisa: o apoio da Rede Globo, a edição do último debate com Lula, o destino posterior de Míriam Cordeiro, dela ter dito que Lula é racista por não gostar de negros, os quatro milhões de dólares do Uruguai, a morte suspeita de Elma Farias (esposa de PC Farias, http://www1.folha.uol.com.br/folha/circulo/premio_fotos_pc_1.htm), etc, etc.

O depoimento ao Fantástico não pode ser citado dado o hábito do personagem de se utilizar de farsas apelativas, como a falsa crise conjugal e a coçada na aliança: "Na nossa família não há divorciadas, só viúvas", disse sua sogra de então, auxiliando-o na farsa. O laudo pericial feito por Badan Palhares sobre a morte de PC Farias lhe custou a perda de sua atividade como perito e a execração pública.

Collor já tripudiou demais o país, não há porque a Wikipedia auxiliá-lo a continuar fazendo.

Links Diversos[editar código-fonte]

Cuidado com as informações![editar código-fonte]

O Presidente Collor sofreu Impeachment em 29 de dezembro de 1992, não renunciou ao cargo como está publicado nesse artigo!


Antes que o Impeachment fosse executado, o então presidente Collor renunciou ao cargo. O artigo do wikipedia está certo.

Data de nascimento errada[editar código-fonte]

Estou fazendo um trabalho pra faculdade sobre o ex-presidente, e percebi que o artigo aqui está datando erroneamente o nascimento do Collor. Ele nasceu em 10 de agosto de 1949.

Itamar só se tornou governador de MG, pela primeira vez, em 1999[editar código-fonte]

Itamar Franco só se tornou governador de Minas Gerais após ter ganhado as eleições em 1998. Assumiu o cargo em janeiro de 1999. Antes disso, ele nunca havia ocupado esse posto. Na época em que foi indicado para concorrer à vice-presidência, na chapa de Fernando Collor, ele era senador e havia sido derrotado recentemente nas eleições ao governo de Minas Gerais. Vou corrigir o trecho onde o leitor é errneamente informado de que Collor escolheu o "governador" mineiro como companheiro de chapa.

GuSantos84 (discussão) 20h00min de 9 de julho de 2011 (UTC)

A seção sobre o confisco se limita a um relato de um acadêmico da PUC São Paulo. Na verdade não há nada sobre o confisco em si, mas apenas a informação de como ele entrou no Plano Collor. Outros artigos sobre o assunto (incluindo Plano Collor, têm exatamente o mesmo parágrafo como o único conteúdo na seção "Confisco", o que é incrívelmente pobre para uma enciclopédia. Nos próximos dias devo fazer umas alterações drásticas nesta seção. 189.67.195.251 (discussão) 05h54min de 30 de novembro de 2011 (UTC)

Ótimo,desde que baseie-se em fontes fiáveis. --Mister Sanderson 18h15min de 30 de novembro de 2011 (UTC)

Como pode o processo de impeachment de Collor ter sido instaurado na Câmara dia 2 de outubro, como diz o texto principal, e este mesmo processo ter sido votado no dia 29 de setembro ? O processo foi votado antes de ser instaurado ?

Duração do mandato de Collor[editar código-fonte]

Tenho este artigo na minha lista de vigiados, está ocorrendo um problema de edição neste artigo no que se refere ao término do mandato de Collor, em alguns trechos é dado como setembro de 1992 e em outros como dezembro de 1992. Se olhar o artigo do Itamar Franco veremos na infobox o início de seu mandato em dezembro de 1992. A razão do desencontro de informações: setembro de 1992 foi a renúncia durante a votação do impeachment na câmara dos deputados. Dezembro de 1992 ocorreu a votação do impeachment no senado Federal. Tentarei ser claro: Há um período de interinidade de Itamar Franco entre as duas votações. Cito como fonte fidedigna do que escrevo o site da biblioteca do governo conforme estes dados: 1) Collor período de Governo: 15.03.1990 a 02.10.1992 (02a06m17d) http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/ex-presidentes/fernando-collor - 2) Itamar Franco período de Governo: 29.12.1992 a 01.01.1995 ( 02a03m29d) http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/ex-presidentes/itamar-franco. Há diversidade de datas dentro do artigo. Estou me referindo ao artigo no estado em que ele se encontra em 29/09/2012 - 19:49. Como o comando "desfazer" leva para um outro resultado confuso, ou seja, arruma uma data e erra em outra. Só uma varredura poderá restaurar uma alteração válida, como há "aparência" de assunto controverso não quero tomar a iniciativa sozindo sem consultar os demais editores. A questão está lançada. Senso crítico (discussão) 22h42min de 29 de setembro de 2012 (UTC)

PS.:Acrescento mais este link do governo federal em que indica como data de afastamento 02.10.1992: http://www.brasil.gov.br/linhadotempo/epocas/1990/fernando-collor - a questão é técnica e política, ou se aceita o pedido de renúncia como fim do mandato, neste caso político. Ou então o período técnico em que o Senado julga o impeachment em dezembro. Citei duas fontes fidedignas de governo, que são os links acima, ambas de igual modo indicam 02.10.1992 como data de afastamento. Cabe decidir se o pedido de renúncia foi válido ou não. Se válido então fica em 02.10.1992, se foi inválido vale dezembro de 1992. Não pretendo modificar o artigo sem discussão, o que não pode acontecer é que frequentemente edições sem justificativas troquem as datas no artigo. Lembrando que há outros artigos, listas, anexos e categorias que dependem dessa informação para não ficarem truncadas para quem pesquisa. Meu desejo de organizar é sincero, motivação histórica apartidária, sem pretensão de gerar conflitos. Senso crítico (discussão) 22h13min de 30 de setembro de 2012 (UTC)
O que deve valer é a data de posse. Itamar Franco foi empossado em 29 de dezembro de 1992, data em que Collor renunciou. É desde aí que conta o mandato daquele, e até aí que vai o mandato deste. Durante a interinidade do Itamar, ele era ainda Vice-Presidente. Alterei neste artigo para refletir isso, e alterarei na página do Itamar. Zelani (discussão) 01h38min de 9 de abril de 2015 (UTC)

tópico sobre o Impeachment de Collor[editar código-fonte]

No tópico "impeachment" deste artigo ao clicarmos em ver o artigo principal conforme abaixo:

Ver artigo principal: Impeachment de Collor

o redirecionamento é feito para o artigo Fernando Collor de Mello, ou seja, para o mesmo artigo que se está. Se existe um artigo somente sobre "Impeachment de Collor" aquele atalho está errado, se não existe tal artigo é preciso remover este atalho. A razão: redirecionar para a mesma página onde se está é "looping". Não havendo manifestação contrária irei removê-lo por ser desnecessário. Senso crítico (discussão) 21h22min de 3 de outubro de 2012 (UTC)

O IP 177.98.38.114 corrigiu o problema, haviam criado um redirecionamento indevido na página: Impeachment de Collor, resolvido o problema lá, aqui ficou OK. Senso crítico (discussão) 11h39min de 30 de outubro de 2012 (UTC)

Legenda de foto[editar código-fonte]

Como assim, "O presidente Fernando Collor faz sua tradicional caminhada nas proximidades da Casa da Dinda"? Collor - e todos as pessoas que o acompanham - , estranhamente, "caminha" tendo, sempre, um dos pés longe do chão? Isso não é "caminhada" e, sim, "corrida".
comentário não assinado de 201.7.129.214 (discussão • contrib) 15h24min de 23 de novembro de 2015‎ (UTC)

Feito Você mesmo(a) poderia ter feito a correção.
PauloMSimoes (discussão) 05h27min de 24 de novembro de 2015 (UTC)

Jornalista e empresário?[editar código-fonte]

Que fontes confirmam que ele é jornalista e empresário, conforme aponta a primeira linha? Holy Goo (d . c) 18h52min de 9 de novembro de 2017 (UTC)

Troca de fotografia[editar código-fonte]

Foram carregadas imagens bem mais recentes de Fernando Collor no Senado Federal. Posso adicionar a mais recente? Ela está em cores e bem nítida. André L P Souza (discussão) 01h43min de 15 de maio de 2021 (UTC)

@André L P Souza: Não, porque seu cargo mais importante foi o de presidente, por isso é essa imagem que deve permanecer, a exemplo dos outros artigos de presidentes. --Bageense(fala) 02h12min de 15 de maio de 2021 (UTC)

Bageense,obrigado pelas explicações e senti sua falta. Bom, vamos a explicação. É que a imagem está muito ruim. Então, posso colocá-la em outro lugar? Porque já se passaram quase 30 anos do mandato de presidente. André L P Souza (discussão) 02h15min de 15 de maio de 2021 (UTC)

@André L P Souza: O que foi que eu acabei de dizer? --Bageense(fala) 02h28min de 15 de maio de 2021 (UTC)

Bageense estava certo, seu espertinho. Brincadeira. Bom, cometi um equívoco porque já existe na página uma imagem de 2019 do senador. Desculpe qualquer coisa. André L P Souza (discussão) 02h32min de 15 de maio de 2021 (UTC)

Já reverti tudo. Está tudo como antes. André L P Souza (discussão) 02h33min de 15 de maio de 2021 (UTC)

Sub-tópico importante está sendo reescrito[editar código-fonte]

Olá a todos, gostaria de avisar que estou reescrevendo o artigo Governo Collor do zero em Usuário:GhostP./Testes/3, inicialmente com base no livro Collor presidente, de Marco Antonio Villa, mas depois vou utilizar outras fontes, como Google acadêmico e um livro que fala em parte sobre a política externa do governo. Estou apenas começando o trabalho, ainda estou no período de transição, mas com o livro inteiro acho que será possível elevar a AD. Todos estão convidados a darem suas opiniões e fazerem ajustes. Estou avisando aqui também porque há mais vigiantes. GhostP. disc. 19h23min de 8 de junho de 2021 (UTC)

Magia negra e cocaína[editar código-fonte]

A seção Fernando Collor#Controvérsias [61590120]] deve ser removida por completo daqui. Não há fonte fiável. Se couber em algum lugar... é no artigo dela. Tem até publicidade de livros, mas o mais importante é que não há fontes e destaca quem denuncia e não o denunciado. São só palavras, e as provas não vi. Caso contestem, abro o debate, pois ele pode ter sido um QAnon antes do QAnon. MikutoH fala! 02h01min de 11 de julho de 2021 (UTC)

MikutoH Oi? Não achei nenhuma seção controvérsias, nem nada sobre magia negra. --Bageense(fala) 15h32min de 11 de julho de 2021 (UTC)
@Bageense: eu removi esse trecho, estava na seção Problemas com Rosane Collor. MikutoH fala! 15h49min de 11 de julho de 2021 (UTC)
Ah, beleza. Achei que você estivesse buscando opinião (a seção ... deve ser removida). Mas você está só avisando sobre a remoção. Sem problemas, querido! Sdç. --Bageense(fala) 15h53min de 11 de julho de 2021 (UTC)