Discussão:Figueirense Futebol Clube/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 22 de junho de 2019 de Igorsi06 no tópico Erro no Mascote


Alcunhas[editar código-fonte]

'Tricolor' do estreito??? Figueirense Futebol Clube é ALVINEGRO.. isso só pode ter sido coisa de torcedor do time do mangue.

No próprio artigo na parte de curiosidades, cita o time como ALVINEGRO, a camisa "tricolor" é apenas o terceiro uniforme o que não quer dizer que obrigatóriamente o time seja tricolor.

Avalio que, com o seu terceiro uniforme que é um retrô de um uniforme mais antigo, o Figueirense assume sua condição de tricolor. A camisa é a mesma do Grêmio por exemplo, apenas mudando o azul pelo verde. -- Everson msg 11h26min de 18 de março de 2009 (UTC)
Quem editou esse tópico? É obvio que o Figueira é alvinegro, nunca foi conhecido como tricolor do estreito...
Sua TERCEIRA camisa prioriza o verde, nao sendo, entretanto, uma cor oficial do clube. O clube Atletico PR, por exemplo, tem uma camisa nas cores vermelho e branco, sem o preto...porém, nao deixa de ser rubro-negro!
Everson, sua avaliação está equivocada. A camisa número 2 do Flamengo é branca, com listras vermelhas e pretas. Nem por isso é tricolor.
O Barcelona tem uma camisa laranja, nem por isso é tricolor. Tem inúmeros exemplos para ilustrar, mas o fato é que quem mora em Florianópolis sabe que o Figueirense nunca foi e nem será tratado como tricolor. Somos alvinegros e assim somos tratados pela imprensa nacional e até mesmo torcedores rivais. A alcunha "tricolor" é utilizada justamente no intuito de fazer gozação com os torcedores do Figueirense. Certo de sua compreensão aguardamos a modificação do termo, de "tricolor" para "alvinegro". Obrigado.--Rafaelziggy (discussão) 20h29min de 28 de abril de 2009 (UTC)

Havia algumas informações erradas nesse artigo:

  • João dos Passos Xavier foi o primeiro presidente do Figueirense, em 1921, e não o atual, que é Norton Flores Boppré.
  • Um trecho dizia que não havia informações de confronto entre equipes da mesma cidade que tivesse sido disputado mais vezes que Avaí x Figueirense. Mas há sim. O clássico Remo x Paysandu, por exemplo, foi disputado mais de 600 vezes. O número mais recente que encontrei foi de janeiro de 2004, do jornal Diário do Pará, quando foi disputado o jogo de número 677 entre os dois times paraenses.
  • O livro Figueirense x Avaí - o clássico de Florianópolis traz duas vitórias do Avaí por 4x0 pelos Campeonatos Catarinenses de 1981 e 1982 como as duas maiores goleadas na história dos clássicos disputados no Orlando Scarpelli. Antes, tava no artigo que era um 3x0 para o Avaí e outro para o Figueirense. Usuário:Ffbs 19:26, 6 Janeiro 2006 (UTC)
  • Tem que arrumar o nome da torcida Resistência Alvinegra. Alí está como Arquibancada ainda.

Com mais algum tempo será possível indicar este artigo para a Página Principal. Slade 16:17, 8 Novembro 2005 (UTC)

Mercosul[editar código-fonte]

Olha, eu acho que ligar esse título do Torneio Mercosul que o Figueirense tem com a Copa Mercosul é a misturar laranjas com melancias. Esse torneio não foi promovido nem é reconhecido pela Conmebol, já que a organização, segundo a Wikipédia em inglês, foi de duas empresas, a Centertur e a Estratégia B. Tudo bem citar esse título, mas ligá-lo à Copa Mercosul do período 1998-2001 acho que não tem nada a ver. É a mesma coisa que dizer que o Vasco ganhou a Libertadores de 1948 (quando ela ainda não existia) porque venceu a Sul-Americano de clubes naquele ano. São duas coisas bem diferentes. Usuário:Ffbs 00:15, 20 Dezembro 2006 (UTC)

É COPA MERCOSUL ("1ª" diz mençao ao fato de que foi a PRIMEIRA nos planos dos organizadores, que acabaram por nao realizar mais a copa) o nome do torneio internacional conquistado pelo Figueirense Futebol Clube no ano de 1995! Queira o senhor, queira não. Deixe nos Títulos. Ou vai querer mudar o nome da copa? Ou quem sabe apagar da história do clube?
O torneio que o Vasco ganhou não se chamava Libertadores, então ele não venceu a LIBERTADORES, e sim o Sul-Americano de clubes. O nome do torneio é COPA MERCOSUL, e foi vencido pelo Figueirense Futebol Clube no ano de 1995, embora nao tenha nada a ver com a Copa criada 3 anos mais tarde. Foi um título e deve ficar na seção Títulos. O troféu está lá no memorial do Clube, é só ir conferir... Por ter sido um torneio amistoso, está na seção "Outros". o comentário precedente não foi assinado por 201.14.162.37 (discussão • contrib.)
Como foi colocado que era um torneio amistoso, não vejo problema em se manter o nome, desde que nã se faça ligação (link) entre este título e a Mercosul oficial. Garavello 18h31min de 26 de Junho de 2007 (UTC)
Ora, todos os clubes citam os seus titulos internacionais que "não valem nada" e não colocam que eram torneios amistosos. Ninguém fez ligação com a Copa Mercosul criada mais tarde, assim como ninguém tem culpa de o nome ter sido "copiado" anos mais tarde. o comentário precedente não foi assinado por 201.14.162.37 (discussão • contrib.)
Como o nome é similar ao da competição oficial, neste caso é necessário a menção para desambiguação. Garavello 19h47min de 26 de Junho de 2007 (UTC)
E o que tem a ver com a utilização da imagem do continente sul-americano? Pare de deletar, homem. É só para ilustrar e deixar a página bonita. Nao ha nenhuma regra que diga que aquela imagem nao possa ser utilizada em torneio amistoso, ate porque EU MESMO a selecionei.
Sinceramente, você não é nada imparcial. O torneio foi disputado por inúmeras equipes sulamericanas, como o Olimpia-PAR, Nacional-URU, etc, e a figura é meramente ilustrativa, para uniformizar a página! Quanto complexo... até porque já ESTÁ CITADO o fato de ter sido um torneio amistoso.
Temos que chegar a um ponto comum e decidir isso!!! O título do Torneio ou Copa Mercosul do Figueirense, não é reconhecido oficialmente por nenhuma entidade do futebol mundial e o que é pior, pode causar uma alusão à "VERDADEIRA" Copa Mercosul. Sendo assim, não podemos dizer que o Figueirense possui algum título internacional. Isso é uma informação errada. -- Everson msg 14h10min de 27 de Março de 2008 (UTC)
Se você clicar no link da competição, logo verá que o TORNEIO Mercosul é uma competição amistosa e que não tem relação alguma com a COPA Mercosul. Não entendo porque esse "drama" todo. Eu havia colocado a competição entre os "torneios internacionais" do Figueirense, mas algum usuário reverteu a minha edição. Robertogilnei (discussão) 14h41min de 27 de Março de 2008 (UTC)
Eu sei o que é o Torneio Mercosul. Só quiz dizer que é uma informação errônia dizer que o Figueirense possui um título Internacional. Por tanto, acho que o título deveria ser "Torneios Amistosos" -- Everson msg 15h39min de 27 de Março de 2008 (UTC)
Concordo com o Everson. Este não é um título Continental. Foi organizado pela CONMEBOL? Quem põe ali são torcedores do Figueirense que querem que o time tenha uma grandeza que não tem. Para mim isto é auto promoção. Deve ser removida para a seção "outros títulos", são torneios amistosos. --ChapeTerror (discussão) 20h36min de 10 de maio de 2017 (UTC)
Bom, vamos colocar um ponto final neste discussão que já vem durando anos. Vou expor os argumentos e fatos, e caso não houver objeção irei efetuar a mudança.
  • Na seção de Títulos concentra-se as conquistas OFICIAIS de cada clube, o Torneio Mercosul foi uma disputa AMISTOSA e sem reconhecimento de nenhuma entidade internacional (CONMEBOL). Aliás, o Torneio Mercosul de 1995 foi organizado pela empresa de eventos Estratégia B com o patrocínio da Petrobrás, Sadia, Cecrisa e Construtora Caseca, no estado de Santa Catarina. [1]
  • Tal conquista NÃO É RECONHECIDA PELA CONMEBOL, ENTIDADE MÁXIMA DO FUTEBOL NO CONTINENTE, logo não se pode dizer que o clube é campeão continental. [2]
  • A insistência para deixar o título, é por parte de torcedores do Figueirense Futebol Clube que querem promover o clube com um título que não tem valor. Conforme políticas da Wikipédia, a auto promoção, propaganda, parcialismo e clubismo, são extremamente proibidos. A forma mais fácil do clube ter um campeonato continental, é ganhando um, e não inventando algo na Wikipédia.
  • Para um leitor que é leigo no meio do futebol dá a impressão que o clube tem alguma conquista relevante a nível continental, sem contar a semelhança com a Copa Mercosul.

Carece de fontes[editar código-fonte]

Indique fontes decentes. Aonde no site da FCF está tal informação de que o Figueirense tem a maior média de público? Aonde no site do Instituto Mapa (ou em algum jornal) mostra q tem 24% de torcida? Garavello 20h21min de 26 de Junho de 2007 (UTC)
A fonte é a FEDERAÇÃO CATARINENSE DE FUTEBOL, quer mais? Não se encontra na Internet a seleçao de todos os públicos de todos os anos do campeonato catarinense, o que nao quer dizer que seja inverídico. São dados da Federaçao, órgao máximo do futebol catarinense. Nem fui eu quem editou aquilo sobre o público mas, mais uma vez, simplesmente deletaste.

Top Of Mind[editar código-fonte]

Top of Mind não tem nada a ver com tamanho de torcida. É sobre "o que vêm à cabeça" das pessoas. Pessoas q não torcem pra nenhum time podem responder Figueirense, Avaí, Criciúma, Joinville, etc.
Não é, repito, uma pesquisa sobre torcida, portanto é errôneo dizer q o Figueirense tem 24% de torcida. A pesquisa só diz q a "marca" Figueirense foi lembrada por 24% dos catarinenses. Garavello 04h50min de 27 de Junho de 2007 (UTC)
Amigo, o Figueirense Futebol Clube é conhecido em Santa Catarina como o Clube mais popular e o "mais querido" desde a decada de 70. É um estigma do clube, um "apelido" por assim dizer. Quem não conhece nada do futebol catarinense, nao precisa opinar. E sobre o Top of Mind, ele é, sim, equivalente à pesquisa de maior torcida, tanto que é interpretado dessa maneira pelos próprio Instituto. Só nao vou ficar editando essa pagina toda hora pra você vir e deletar tudo que seja favorável ao Figueirense. Vou na pagina do Sao Paulo, por exemplo, e deletarei a parte que diz que o "clube ja nasceu popular", dizendo que carece de fontes, ou melhor, VOU SIMPLESMENTE DELETAR, como andas fazendo. Isso sim é vandalismo. Inúmeras fontes citam, desde o início do futebol no Estado, que ele é o clube mais popular dentre os catarinenses, mas á pesquisa mais formal realizada até hoje no Estado é a Top Of Mind.
RSSSF: http://paginas.terra.com.br/esporte/rsssfbrasil/miscellaneous/scmisc.htm
1921
Em 12 de junho é fundado o Figueirense Futebol Clube em Florianópolis, clube mais popular de Santa Catarina, no bairro da Figueira (atual praça XV de Novembro, no centro), na rua Padre Roma.
Só um exemplo.. Mas você quer que venham aqui e coloquem a foto e a identidade de cada pessoa pesquisada em cada ano do século passado, ou algo parecido, caso contrario simplesmente deleta. Isso nao faz sentido, principalmente por nao haver o mesmo "peso" e rigor com outros Artigos da Wiki. Se for pedir fonte desse tipo toda hora, nao haveria NADA nessa enciclopédia.
Se for levar por este lado, TUDO na wikipedia carece de fontes. O artigo do Avai, por exemplo, cita que o hino do clube é um dos mais bonitos e conhecidos do Brasil. Carece de fontes tambem, mas eu nao estou lá deletando nada. Simplesmente nao faz sentido. Perseguição sem sentido nunca irá contribuir para a evoluçao da Wikipedia.
De qualquer maneira, o texto ja foi mudado para MARCA MAIS LEMBRADA, adaptando a linguagem utilizada. Não há porque deletar a informação da página, se é assunto relevante e possui Fonte.
Essa discussão sempre aparece toda vez que o Top of Mind é divulgado. De fato, na minha interpretação, o Top of Mind não é nem tenta ser uma pesquisa sobre torcidas de futebol. No relatório com os resultados para a categoria "Time de Futebol Catarinense" 1, há a seguinte descrição: "Denomina-se Top of Mind a pesquisa sobre a marca lembrada espontaneamente em primeiro lugar pelo consumidor, mediante o estímulo do nome de uma categoria de produtos ou serviços, mediante a pergunta básica: 'Qual a primeira marca ou nome que lhe vem à cabeça, quando se fala em Time de Futebol Catarinense?'". Ou seja, mesmo que o sujeito torça para Grêmio, Paraguaçuense ou Dínamo de Kiev, ele vai ser induzido a dizer o nome de um clube catarinense. Por isso que não pode ser considerada uma pesquisa de torcida, ainda mais em um estado em que clubes gaúchos, cariocas e paulistas têm bastante torcedores (uma pesquisa da Placar em 2000 apontou o Flamengo como maior torcida de Santa Catarina, seguido por Vasco, Grêmio, Inter e Corinthians). Talvez o Top of Mind funcionasse melhor se tirasse o "catarinense" daquela pergunta e deixasse os entrevistados responderem o que quisessem, mas desse o prêmio apenas para o catarinense mais citado. Outra coisa errônea é dizer que o próprio Instituto Mapa interpreta o resultado como uma pesquisa de torcida, já que em nenhum momento as palavras "torcida" e "torcedores" aparecem no relatório, apenas "marca mais presente na mente dos consumidores" e "grau de popularidade da marca junto ao público". Dá pra dizer que ela é um indicativo de que a marca mais lembrada é a do clube catarinense com mais torcedores? Sim, concordo que provavelmente seja assim. Mas acho que daí a fazer essa interpretação subjetiva em uma enciclopédia, onde os dados têm que ser precisos, é outra história. Felipe FB Silva (discussão) 10h27min de 11 de Janeiro de 2008 (UTC)

á mais esses avaiano tem ciume mesmo né?????

Normalmente se tem ciúmes de coisas melhores às que temos. O que não é o caso... -- Everson msg 16h33min de 5 de março de 2009 (UTC)

Peço aos editores envolvidos no assunto que utilizem a discussão para tentar um consenso.

-Fabiano msg 21h34min de 27 de Junho de 2007 (UTC)

De minha parte, a edição atual está correta, referenciando como "marca mais lembrada" e não como "maior torcida". Pra "maior torcida" tem a pesquisa IBOPE/Lancenet de 2004 ou a pesquisa da Placar de alguns anos atrás. Garavello 22h56min de 27 de Junho de 2007 (UTC)

Atualizem o elenco![editar código-fonte]

André Clarindo dos Santos não pertence mais ao figueirense! comentário não assinado de Vinishow 10 (discussão • contrib) (data/hora não informada)

Arrumar os títulos[editar código-fonte]

Estão todos certos o supercampeonato catarinense não tem página e tem que deixar a fonte de todos os títulos no mesmo tamanho. comentário não assinado de 187.55.221.173 (discussão • contrib) (data/hora não informada)

Torneio Mercosul[editar código-fonte]

Esse torneio é um título é para considerar!

Não é São José é Florianópolis[editar código-fonte]

Erro na Localização do Clube

Erro no Mascote[editar código-fonte]

O Furacão que é Oficial

Não entendemos o erro, poderia especificar? Igorsi06 (discussão) 16h38min de 22 de junho de 2019 (UTC)

Reorganização do tópico "História"[editar código-fonte]

Venho aqui com a sugestão de mudar a organização da seção "História" da página wiki do Figueira. Ao invés de mantermos essa seção dividida em décadas como está agora, talvez seria melhor organizá-la em épocas da história do alvinegro. Desse modo, a princípio venho com a sugestão de dividir o tópico em: - "Fundação e primeiros anos" (equivalente aos 11 primeiros anos do Figueira); - "Anos dourados" (época de grandes conquistas e feitos que vai de 1932 a 1941, com menção especial ao Calico e aos seus irmãos); - "Declínio e transformação" (período que cobre as décadas de 40, 50, 60, quando o Figueirense conquistou apenas títulos municipais, mas que, por outro lado, foi quando o clube iniciou e concluiu o seu longo processo de mudança para o Estreito, com a construção do Estádio Orlando Scarpelli); - "Novos anos dourados" (anos em que o Figueira voltou a conquistar o Campeonato Catarinense e pela primeira vez jogou na elite do Campeonato Brasileiro, época também que coincidiu com a transformação do Figueirense em um fenômeno de massa para os parâmetros de Florianópolis e Santa Catarina); - "Novo jejum de títulos" (período que engloba a década de 80 e início da década de 90, quando o Figueira passou por mais uma longa época sem conquistar estaduais e enfrentou uma grande crise financeira); - "Consolidação na elite nacional" (época que se inicia em 1994 com a quebra do jejum que durava vinte anos, o título de 1999 e a ascensão da Série C para a Série B e logo para a Série A, onde figura até hoje).

Claro que o recorte das épocas e o título de cada uma delas estão a nível de sugestão aqui. O meu argumento a favor para que se mude o modo com que dividimos a seção história da página wiki do Figueira é para que se possa narrar enciclopedicamente a história do alvinegro de maneira mais coerente e coesa - escrevê-la enquanto uma longa narrativa, ao invés de uma coleção de dados e informações que, apesar de válidos, estão apresentados de maneira descontínua.

Reversões múltiplas[editar código-fonte]

Johny Romão e Gus.toga: Aumentei o nível de proteção do artigo por duas semanas, assim nenhum de vocês conseguirá editá-lo. Nesse meio tempo, recomendo fortemente que discutam nesta página os rumos do artigo em questão. Vocês dois se reverteram ao longo do tempo no histórico deste artigo. Se estas reversões retornarem após o término da proteção, aí sim serei forçado a bloquear quem reverter. Conversem mais para que possamos resolver essa situação sem precisar adotar medidas mais drásticas. Assim todo mundo ganha, principalmente a Wikipédia, em conteúdo. Sei que estão dispostos a conversar. Se precisarem de mais algo, estou a disposição. Rafael (stanglavine) msg 13h32min de 24 de abril de 2018 (UTC)