Discussão:Inflação/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Muito bom o artigo, agora só precisa ser melhorado com dados mais abrangentes sobre o mundo, resumidamente. A China também teve em algum período da história hiperinflação, não teve?

Desambiguação ou generalização necessária![editar código-fonte]

Dado o conceito de inflação não ser propriedade das, por assim dizer, "Ciências Econômicas" (Economia Política, Macroeconomia, Microeconomia etc.), sendo encontradiço, com significado análogo, em muitas outras áreas das ciências (não apenas "exatas", físicas etc., mas, também, "humanas"), sugiro a conversão do atual artigo inflação em página de desambiguação.

A propósito, veja-se Inflação "desambiguada" na Wikipédia Inglesa: Esta é uma forma PREFERÍVEL!

EgídioCampos 15:45, 16 Janeiro 2007 (UTC)

alguem nesse mapa.. porque a inflação ja ta abaixo de 5% a muito tempo!!!

Os índices da inflação entre 1985 e 1994 não foram dados. Mais exatamente neste periodo houve choques enormes na sociedade brasileira, que levaram millhões de brasileiros á deixar o pais. Esta foi a época da geração desiludida. Eu acho que os índices deste período deveriam ser dados.

Simplificar frase[editar código-fonte]

"Uma política monetária de aumento de redução na taxa de expansão monetária"

Aumento da redução da expansão? Não vou corrigir porque não sou da área e posso estar interpretando errado; de qualquer forma, não está claro para um leitor comum! o comentário precedente não foi assinado por Thyako (discussão • contrib.)

Editei a seção, acho que era isso que o autor queria dizer. Felipe Araldi 16h50min de 9 de Setembro de 2007 (UTC)

História da Inflação em Portugal[editar código-fonte]

O artigo na forma actual está orientado para a história da Inflação no Brasil (presumivelmente, a área de conhecimentos dos contribuidores). Será melhor separar as secções actuais para o Brasil?

  • do estilo: ==Brasil== ..... ==Portugal== ..... ==Angola== ...... etc;

ou será melhor falar em termos mais gerais, com SUBSECÇÕES referentes aos diferentes países? JMNBatista (discussão) 11h07min de 18 de agosto de 2009 (UTC)

Inflação e concentração de renda[editar código-fonte]

No título "Efeitos" afirma-se que uma dos consequências da inflação é na Distribuição de renda. Isso não parece ser verdade. Pelo menos no Brasil, não parece haver uma correlação entre concentração de renda e inflação, como se tornou lugar comum afirmar. O período recente em que a renda mais se concentrou no Brasil foi entre meados da década de 1960 até início da década de 1970 (período mais violento da ditadura militar e com inflação relativamente baixa), quando os 50% mais pobres (da PEA) tiveram sua participação na renda reduzida de 25% para 17%, aproximadamente. No mesmo período, os 10% mais ricos aumentaram sua participação de 40% para 53% da renda nacional. No período de altíssima inflação (meados da década de 1980 até início/meados da década de 1990), a concentração de renda ficou inalterada. Esses fatos mostram a inexistência de correlação, no Brasil, entre concentração de renda e inflação. Essa ausência de correlação se confirma no período que se seguiu, entre 1995 e 2004, quando a inflação despencou, mas a concentração de renda permaneceu inalterada. A renda começou a se desconcentrar apenas após meados da década de 2000, apesar da inflação continuar, basicamente, no mesmo patamar anterior. Conclusão: a concentração de renda depende de políticas públicas e econômicas, não da variação da moeda. Portanto, se não houver resposta aceitável para este comentário, alterarei o verbete Inflação. comentário não assinado de 177.32.74.210 (discussão • contrib) 22h32min de 7 de janeiro de 2012‎ (UTC)

A inflação tem relação direta com a renda. A principal teoria inflacionária diz o seguinte: se a renda cresce (independente de sua concentração ou não) há uma aumento da demanda, mas se na mesma proporção não há aumento de oferta, haverá inflação. HallelDiga aê 04h44min de 8 de janeiro de 2012 (UTC)

Isso está correto: mais renda, com igual quantidade de bens e serviços, leva à inflação. Mas isso não prova nem mostra ou ilustra como ou porque a inflação afeta a distribuição de renda. Portanto, a questão do parágrafo anterior continua válida. --177.32.64.186 (discussão) 01h39min de 9 de janeiro de 2012 (UTC)OAMH

A inflação afeta na distribuição de renda a partir do momento em que ela consome o poder de compra do trabalhador, ou seja, quando a inflação cresce acima do salário real. Foi exatamente o que aconteceu na década de 1970 no Brasil, onde a inflação crescia impulsionada pelo pujante crescimento econômico e o crescente consumo da classe média, sem haver no entanto reajustes no salário mínimo que acompanhassem a subida dos preços. Na década de 1980 o consumo interno continuava aquecido e a inflação "galopando", mesmo com a estagnação do período. Entretanto o Brasil era um país dependente das exportações para manter seu superavit, e com a estagflação mundial dos anos 80 (causada principalmente pelos choques do petróleo) o país simplesmente "quebrou". Ao contrário do que é hoje, o país até os anos 90 mantinha uma política ultra-protecionista limitando importações, intentando "proteger a indústria nacional", que pressionava mais ainda a espiral inflacionária para cima. Halleltalk 03h49min de 9 de janeiro de 2012 (UTC) ps: Amigo te registra na wiki. Tu pareces ter um bom conhecimento, além de interesse por temas que carecem de colaboradores. Tuas edições seriam muito bem vindas.

Mas isso também não mostra, não ilustra e não prova que a inflação é causa da piora da concentração de renda. O que você afirma, e que está, penso, correto, é que no período ditatorial usou-se da inflação para concentrar a renda, assim como poderia ser sido usado outro instrumento. (Pelo que me lembro, um ministro da fazenda da época afirmou que concentrar a renda era uma boa coisa, pois as pessoas com maiores rendas - beneficiárias da concentração - passariam a ter uma capacidade maior de poupança!) Claro que com a inflação era mais fácil, politicamente, concentrar a renda, pois podia se colocar a culpa nela, a inflação, e não na política econômica. Então, insisto: não há correlação entre inflação e aumento da concentração de renda, pelo menos no Brasil. Parece que isso foi uma ideia construída durante o período ditatorial (colocar a culpa na inflação e não na política econômica. --177.32.68.39 (discussão) 01h23min de 10 de janeiro de 2012 (UTC) OAMH ps: Tenho dado contribuições para vários verbetes da Wikipédia sem me registrar. Mas vou considerar sua sugestão, apesar de ser, provavelmente, mais uma senha, mais uma lista de procedimentos, mais um compromisso de ler coisas etc.

Você está certo, pois a vilã foi realmente a política econômica da época, com aquela velha ideia "devemos fazer crescer o bolo primeiro, para depois reparti-lo". Esta formula foi desastrosa, pois somente empurrou o Brasil mais rapidamente para a crise de 80. Li um pouco a seção, e lá diz que "as distorções acontecem na Distribuição de Renda", no entanto acho que o autor da seção pode ter se equivocado em parte. A renda é uma variável do modelo inflacionário, ou seja, a renda influencia diretamente a inflação e esta por sua vez pode ou não influir no salário real (renda real). Partindo deste pressuposto há uma relação inversa entre inflação e renda disponível, desde que não haja reajustes na base salarial. Caso isto ocorra isto poderá (não necessariamente ocorrerá) haver concentração de renda nas mãos do mais ricos. Nosso diálogo está evoluindo bastante, que tal juntarmos mais ideias e reformularmos a seção "Efeitos"? Halleltalk 03h13min de 10 de janeiro de 2012 (UTC) ps: O convite está aberto!

Concordo: vale a pena reformular. Que tal trocar o trecho " (...) na Distribuição de Renda (já que assalariados não tem a mesma capacidade de repassar os aumentos de seus custos, como fazem empresários e governos, ficando seus orçamentos cada vez mais reduzidos até a chegada do reajuste)" e colocar um parágrafo adicional mais ou menos assim "Não raramente, atribui-se o aumento da concentração de renda à inflação. Entretanto, embora governos usem a inflação como um instrumento para executarem suas políticas econômicas, inclusive promovendo a concentração de renda, ela, por si, não é causa disso. Nas últimas décadas no Brasil, a maior variação na concentração de renda ocorreu no período da ditadura militar (os 10% mais pobres tiveram sua participação na renda nacional reduzida para a metade enquanto os mais ricos aumentaram suas rendas em cerca de 30%), entre meados da década de 1960 e início da década de 1970, quando a inflação era relativamente baixa. Nos períodos de maior inflação, após 1980, a distribuição de renda ficou praticamente inalterada e só voltou a apresentar uma pequena melhora após meados da década de 2000, apesar da inflação ter permanecido em um patamar relativamente baixo nos dez anos anteriores. Esses fatos mostram que não há uma correlação entre alteração da distribuição de renda e inflação e, portanto, menos ainda, relação de causa e efeito entre elas." Será que mais alguém está acompanhando essa discussão e poderia fazer algumas sugestões ou críticas? --189.62.134.49 (discussão) 12h00min de 11 de janeiro de 2012 (UTC)OAMH

Temos que aguardar posições de terceiros, mas se não houver manifestação em três dias já é tempo o suficiente para atualizarmos a seção. Artigos sobre economia atraem poucos colaboradores aqui no projeto, por necessitar que o autor possua algum domínio sobre o tema, então não vamos ficar aguardando por muito tempo as tais sugestões. Podemos providenciar fontes para que a alteração tenha embasamento. Toda a fonte que acharmos vamos postar aqui: se for do meio virtual deixemos o link; se for algum livro ou artigo deixemos a descrição do autor e da obra. Halleltalk 03h25min de 12 de janeiro de 2012 (UTC) ps: Talvez fique de quatro a cinco dias offline, pois vou de deslocar para uma região remota da Amazônia a trabalho. Se conseguir fontes o suficiente não haverá nenhum impedimento para que melhore a seção. Então, ao trabalho amigo! :)


A inflação não afecta a distribuição do rendimento per se. A distribuição do rendimento é uma função do processo produtivo. O papel da inflação aqui não é sobre o rendimento (fluxo) mas sobre a riqueza (stock), alterando o poder de compra dos agentes através do juro real. Mas este processo existe sempre e pode ser escrito como a distribuição real do rendimento. JohnR (discussão) 12h47min de 12 de janeiro de 2012 (UTC)


Ótimo que mais alguém concorde que a inflação, "per se", não afeta a distribuição de renda, diferentemente do que o verbete afirma: " ... as principais distorções acontecem na Distribuição de Renda ...". Vamos corrigir isso! --189.62.138.168 (discussão) 01h49min de 13 de janeiro de 2012 (UTC) OAMH


Usuário:R._Portela_F./Testes 01h16min de 15 de outubro de 2014 (UTC)

Definição imprecisa logo na introdução[editar código-fonte]

"Inflação refere-se a um aumento no suprimento de dinheiro e a expansão monetária," Por favor né? Pros financistas austríacos que não entendem de mundo real isso até pode fazer sentido, mas em nenhum outro lugar se define inflação como aumento da base monetária. É sabido que o aumento da base monetária, se não condizente com o crescimento econômico, pode gerar inflação, mas per si, ela não é a causa. Os tópicos econômicos da wiki em português estão intoxicados por essa ideologia, e acho isso algo perigoso. Por favor, alguém reveja esse artigo. Alguém que entenda de economia e não um simples anti-keynesiano.

Vieses ideológicos não devem poluir a explicação científica[editar código-fonte]

Na minha mais recente visita à página, observei que, apesar das diretrizes da enciclopédia, algum usuário inseriu referências bibliográficas a artigos do Instituto Von Mises. É importante considerar que, ao menos no âmbito das Ciências Econômicas, tais referências não são uma boa escolha, dado que tal instituição é reconhecida por seus posicionamentos ideológicos radicais no que diz respeito às políticas de governo. Existem inúmeras outras fontes bibliográficas de maior confiabilidade, e com conteúdos de maior solidez- inclusive as realizadas por pesquisadores liberais- que poderiam ser incorporadas no texto. Diogomoraes idp (discussão) 05h54min de 5 de julho de 2018 (UTC)