Discussão:Legião Urbana/Arquivo 1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Cover Charlie Brown[editar código-fonte]

Por que eu coloco uma referência ao cover que o Charlie Brown Jr. fez de Baader-Meinhof Blues e alguém vem e apaga???? o comentário precedente não foi assinado por 200.205.95.10 (discussão • contrib.)

O motivo é muito simples, caro. Todas os covers da Legião já foram colocados em Legião Urbana por outros intérpretes para que a página principal não ficasse sobrecarregada. Você poderá perceber que a própria interpretação do Charlie já está ali enumerada. Sendo assim, torna-se desnecessário colocar mais interpretações na página inicial. Tijolo Elétrico msg? 16h42min de 5 de Julho de 2008 (UTC)

Site Oficial[editar código-fonte]

Não há site oficial da Legião Urbana. o comentário precedente não foi assinado por 201.3.157.110 (discussão • contrib.)

Que País é Este[editar código-fonte]

O seguinte parágrafo necessita de evidência factual e referência, ou deve ser excluído por violação de imparcialidade.

"As faixas de "Que País É Este (1978-1987)"] escolhidas para integrar a coletânea foram "Faroeste Caboclo" e a faixa-título, que se tornaria uma espécie de hino não-oficial da juventude brasileira nas décadas de 80 e 90, que respondia ao refrão com "É a porra do Brasil", embora o próprio Russo admitisse que o título não é uma pergunta, e sim uma exclamação. Foi escrita em 1978, na época em que Russo ainda fazia parte do Aborto Elétrico, e por isso o ano está no título do disco. Ainda hoje é cantada em manifestações públicas, como as realizadas contra o escândalo do mensalão."

Por favor, corrija esses problemas, obrigado. 200.182.98.12 20:26, 26 Abril 2006 (UTC)

Outros intépretes[editar código-fonte]

Olha, eu procurei elaborar uma lista tão completa quanto possível, até mesmo por se tratar de um assunto que eu sei ser do interesse de muitas pessoas. Mas se você tiver alguma sugestão, podemos modificar. Colocar só um, o "mais destacado", intéprete de canção, ou algo do gênero... Quanto a dar um panorama geral de cada disco, em lugar de falar sobre cada faixa, estou em total acordo com você. Arges 11:02, 17 Janeiro 2006 (UTC)

Poderíamos separar em outro artigo e linkar para lá. Assim, quem tiver interesse poderia ver a lista completa. Neste aqui, poderíamos comentar que Legião foi regravado por vários intérpretes e citar alguns dos mais "importantes". O que acha? ISoron 13:54, 17 Janeiro 2006 (UTC)

Gostei do artigo mais, não falta uma menção a 'Índios'? Incluído o fato de que Renato sempre dizia que não lembrava dessa letra... o comentário precedente não foi assinado por 200.75.48.240 (discussão • contrib.)

featured article[editar código-fonte]

legião urbana é a unica coisa boa q aconteceu na arte nacional em 506 anos. essa merda de artigo tinha q ser 5 vezes maior e ter uma estrelinha do lado! leiam a discussão da página em ingles. porra eles eram do nosso país e olha o descaso (pelo menos pros brasileiros daqui, mil perdões pros portugueses HA) tanta coisa gringa caprichada e esse artigo como se fosse obrigação. q feio! o comentário precedente não foi assinado por 200.180.238.37 (discussão • contrib.)

não seria interessante separar o disco legião urbana do artigo principal? -- capi.etheriel blá 19:31, Novembro 23, 2005 (UTC)

O artigo não está muito sobrecarregado? Ao invés de comentar cada faixa, poderíamos falar sobre o cd como um todo. E aquela lista de outros interpretes, não estaria muito grande? Será que alguém vai ler aquilo? ISoron 03:19, 17 Janeiro 2006 (UTC)

Sobre uma edição que fiz[editar código-fonte]

É impreterível o fato que um artista morto não participa de nenhuma banda, a não ser que seja por meio de um medium. E aplica-se o mesmo para Renato Russo, tendo eu colocado seu nome na lista de ex-integrantes e a observação "falecido" ao lado de seu nome.

Vendas e Integrantes[editar código-fonte]

dizia o artigo o seguinte:

Ainda hoje, é o terceiro maior grupo musical da gravadora EMI em venda de discos por catálogo no mundo, com média de 250 mil cópias por ano

coloquei a data de 2011 nesta frase, já se passaram 4 anos de quando foi escrito isso, irá passar mais 4 anos e continuará dizendo hoje, ou seja algo que se referia ao ano de 2011 vai se referir ao ano de 2019, evita de alguém em 2019 ler hoje, e outra coisa: eu se tiver tempo irei pesquisar sobre isso, o número é surpreendente e isto pode ser uma mentira, a banda fez sucesso a muito tempo atrás e com a pirataria é provável que fique difícil chegar a números como esse.

veja: edição da colocada desta frase


também fiz outra edição, em integrantes, tirei o Renato Russo devido ele estar morto, ele não virá do mundo dos mortos para fazer alguma coisa aqui, só se houver um milagre e se houver o milagre aí sim bota ele

Apresentem fontes que ele é ex-integrante. ex-integrante é quando o mesmo sai, é demitido, é expulso. Coisa que não ocorreu e a banda terminou porque ele morreu. A relação ex-integrantes foram artistas que PASSARAM, pela banda. O "R" Aliado 04h01min de 18 de março de 2015 (UTC)

Caso semelhante de Nirvana (banda), já que a infobox deve ser uma cópia do que esta no corpo do texto. Mostre fontes que ele foi expulso, demitido ou saiu da banda antes que a mesma terminasse. A banda terminou porque o mesmo morreu. Sua última formação é a informada no corpo do texto e resumida na infobox. O "R" Aliado 04h46min de 18 de março de 2015 (UTC)

Chamo os editores @O revolucionário aliado: e @Fox de Quintal: para discutirem as questões que levaram a uma disputa no histórico sobre o conteúdo do artigo. Ambos estão em óbvio estado de guerra de edições. Eu insisto arduamente para que ambos argumentem aqui na discussão do artigo para que os 2 possam beber um água e chegar a uma discussão na base do diálogo civilizado. Provocações não serão toleradas. Ambos possuem 2 dias, até lá estou estabelecendo o status quo com a proteção do artigo em nível sysop, já que um dos editores possui a flag de autorrevisor. Conversem civilizadamente. Obrigado. --Zoldyick (Discussão) 06h15min de 18 de março de 2015 (UTC)


@Fox de Quintal: Para os questionamentos postadas na minha PDU que em suma, não contribuem para a resolução do problema. A reversão ocorreu porque o conteúdo de uma infobox que deve ser compatível com o que existe no corpo do texto. Existe uma seção (ou subseção) de última formação e ex-integrantes. Ex integrantes foram artistas que passaram pela banda e por algum motivo, desligaram-se da mesma, quando esta estava em atividade. A banda terminou, não existe mais e sua última formação é a indicada no corpo do texto e replicada na infobox. Caso semelhante a banda nirvana. Se o editor opina que o Renato Russo é um ex-integrante, favor apresentar fontes que indiquem esta condição, respeitando WP:V para que primeiramente seja alterado no corpo do texto e não só no infobox, o que é uma incompatibilidade de informação num mesmo texto enciclopédico. O "R" Aliado 06h30min de 18 de março de 2015 (UTC)

isso é simples, se o cara morreu não faz parte de nada dessa vida e se a banda acabou então todos são ex-integrantes, é o caso da banda Soweto um dos integrantes morreu e a banda existe até hoje, porém o cara que morreu já não faz nada nessa vida quanto a banda Soweto quanto a banda Legião Urbana, morto não integra nada, então a informação geral tem mostrar todos como ex-integrantes, é o caso também da banda... melhor não dizer o nome para o editor Revolucionário Aliado não mudar as coisas lá, mas tem bandas extintas aqui na Wikipédia e que estão com todos como ex-integrantes e esta banda é extinta, é só usar a lógica lógica. comentário não assinado de Fox de Quintal (discussão • contrib) (data/hora não informada)

Colega. Você fala de usar a lógica, então vamos usa-la. o Grupo Soweto é um grupo, ainda faz shows e para que estes shows aconteçam, tem que existir artistas, portanto, a lista de ex e atuais, é bem definida. A legião urbana, não existe mais, não existe shows, novos cds e se você não sabe, existe uma disputa judicial pelo direito de uso da marca entre o filho do Renato Russo, detentor da marca Legião Urbana, com os outros dois integrantes da última formação (esta disputa é a principal razão pela qual Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá não podem subir num palco se dizendo Legião Urbana, ele não tem o direito da marca, por isso, a banda não existe em termos reais). Então o texto é bem explicito em informar a última formação e ex-integrantes. O infobox deve ser compatível com estas informações no corpo do texto. Sua explicação é pobre de argumento válido. A informação de um artigo enciclopédico não deve gerar confusão para quem de fato deve consultar esta página para alguma pesquisa, porque enciclopédia é conteúdo informativo. Você quer colocar o Renato Russo como ex-integrante na infobox enquanto no corpo do texto indica última formação. Para um pesquisador que não conhece a banda, será uma informação desencontrada no próprio artigo. Para informar que ele foi um ex-integrante, indique a fonte secundária que menciona isto, porque a wikipédia é uma fonte terciária, reproduzindo textos já escritos em fontes fiáveis. Esta é a argumentação. Seja objetivo em suas explicações, por favor. O "R" Aliado 06h53min de 18 de março de 2015 (UTC)

ah! eu só pensei: ele esta editando sem pensar, o extinto grupo musical Exaltasamba mostra em informação geral todos como ex-integrantes, e os vocalistas que seguiram carreira solo são conhecidos também como ex-Exaltasamba, minha vontade era reproduzir o mesmo que o artigo Exaltasamba na informação geral de Legião Urbana, ah não mude a informação geral de lá. e por isso que queria mudar a informação geral daqui para ficar igual de lá, pensei se o Exaltasamba pode ficar com todos como ex-integrantes por que aqui não pode? a Wikipédia tem ser igual para todos os artigos isso que pensei Fox de Quintal (discussão) 07h28min de 18 de março de 2015 (UTC)

Que tal então simplesmente trocar a seção Integrantes para Ex-integrantes, ou trocar a seção Integrantes para Ex-Integrantes e a subseção última formação para Última formação (formação extinta) ou então colocar todos na subseção ex-integrantes dentro da seção homonima, ou outra coisa caso haja, o que você acha? e então colocar todos como ex-integrantes lá na infobox (informações gerais) Fox de Quintal (discussão) 11h47min de 18 de março de 2015 (UTC)

WP:V[editar código-fonte]

  • Política de verificabilidade
  1. Os artigos deverão conter somente material que tenha sido publicado em fonte reputada.
  2. Os usuários que adicionem novo material deverão citar uma fonte reputada. Se tal não acontecer, qualquer editor poderá remover o material introduzido.
  3. A obrigação de providenciar uma fonte reputada cabe ao editor que deseja introduzir novo material e não aos editores que desejem remover esse mesmo material.

Isto é inegociável. Não é um acordo entre nós que vai colocar a realidade no artigo. A REALIDADE que o RENATO RUSSO foi o líder e dono da banda. A Banda acabou porque ele desapareceu. PORTANTO, ele não é, e nunca foi EX-INTEGRANTE. Conforme política, mostre uma fonte fiável que indique que o artista SAIU da banda. Você esta desrespeitando as regras vigentes, é só isso. Você quer forçar, a todo custo, uma situação que estará sempre sendo modificada, pois é uma das maiores bandas da história do Brasil e portanto, se modificado agora (sem respeitar wp:v), vai ser modificada por editores que não aceitam esta situação absurda. O "R" Aliado 17h00min de 19 de março de 2015 (UTC)

Desde a Revisão das 22h44min de 20 de abril de 2008, esta definido com última formação e ex-integrantes. Ips já tentaram modificar, como em 3 de maio de 2008, esta informação, mas foi revertido, porque esta informação não se sustenta simplesmente porque não existe fonte fiável para que a mesma permaneça. Qual a dificuldade de você entender isso? O "R" Aliado 17h13min de 19 de março de 2015 (UTC)

Remover conteúdo[editar código-fonte]

o texto diz que em 2011 a Legião Urbana vendeu 250 mil discos por ano, não acretito nisso pois conheço muito mal as músicas da Legião Urbana e também já faz anos que a banda acabou que é outro fator e também a pirataria faz diminuir as vendas, isso provavelmente é mentira, então se deve remover. comentário não assinado de Fox de Quintal (discussão • contrib) (data/hora não informada)

Novamente seus questionamentos não consideram as políticas deste projeto. O conteúdo mencionado possui referencias, além de possuírem outras pela internet que contribuem para a afirmação que esta presente no artigo, como esta: http://veja.abril.com.br/noticia/entretenimento/relancamento-da-discografia-mantem-legiao-urbana-no-posto-de-maior-banda-do-rock-brasileiro/
O fato de uma banda ou artista não existiram mais, não é sinônimo de que não possuem fâs para comprarem seus discos. Tom Fobim e Raul Seixas, mortos a décadas, faturam milhares de DÓLARES, sem falar em Elvis (morto na década de 70) e na Carmem Miranda (morta na década de 50). A wikipédia se atem aos fatos publicados em fontes reputadas, não na sua opinião. Favor ler e políticas deste projeto. O "R" Aliado 16h43min de 22 de março de 2015 (UTC)

desculpa o incomodo, inicialmente o texto dizia hoje é e hoje pode ser qualquer data iria passar 30 anos e iria continuar hoje e então coloquei o ano de acesso da fonte, tem aí em cima a diferença de edição que mostra quando foi referênciado e então agora coloquei a data correta. Fox de Quintal (discussão) 00h02min de 23 de março de 2015 (UTC) agradeço ao O Revolucionário Aliado por colocar nova fonte em que a Legião Urbana vende 250 mil discos por ano, parece absurdo isso mas é verdade, não sei como pode vender tanto se já faz anos que a banda não existe, fora a que a pirataria que atrapalha muito Fox de Quintal (discussão) 12h50min de 23 de março de 2015 (UTC)

Nova formação[editar código-fonte]

Eu contei o número de integrantes da nova formação e são 7 integrantes, será que é isso mesmo? irei investigar Fox de Quintal (discussão) 01h18min de 13 de setembro de 2015 (UTC)

As fontes estão postadas. A formação e o retorno esta em processo de transição. Vamos aguardar o primeiro show. O "R" Aliado 01h23min de 13 de setembro de 2015 (UTC)
Olá! Não existe nova formação da banda, porque ela acabou com a morte de Renato Russo. "Legião Urbana XXX Anos" é um show de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá[1]. Corrigi ligeiramente o artigo. Alan Moraes (discussão) 15h36min de 27 de janeiro de 2017 (UTC)

Minha edição[editar código-fonte]

Esqueci de escrever o resumo da minha edição, então escrevo aqui. Alterei a seção "Show no Estádio Mané Garrincha e afastamento dos palcos", e removi os anos após o término da banda na infocaixa.

Acusações de Plágio[editar código-fonte]

"Outra canção que supostamente a Legião teria plagiado, foi a versão do grupo escocês The Cartoons para “Love Is The Drug”, do Roxy Music, para criar a sua célebre canção “Ainda É Cedo”. Outros alegam que a canção seria plágio de "A Means To An End", da banda Joy Division."

A canção Ainda é Cedo foi escrita por Renato e dedicada a sua amiga, vou tentar achar fontes e desmentir isto no artigo. Bernardo Bottofala ctrbs 22h48min de 12 de fevereiro de 2022 (UTC)

Mas uma informação não anula necessariamente a outra. Mesmo que Renato tenha escrito a música para uma amiga, isso não impede que tenha havido um plágio. O máximo que podemos fazer é checar as fontes já apresentadas para ver se elas realmente usam o termo "plágio" ou apenas dizem que as músicas são parecidas. De qualquer forma, os parágrafos já estão devidamente atribuindo essas análises a terceiros, e não à própria Wikipédia. Victor LopesDiga!C 17h45min de 14 de fevereiro de 2022 (UTC)