Discussão:Malmo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Reversão para o nome original[editar código-fonte]

Acho que a mudança do nome do artigo de Malmö para Malmo, efetuada por Renato de carvalho ferreira, deveria ter sido discutida aqui primeiro. Colocar como referência o livro de estilo de um único jornal não creio ser suficiente para proceder à mudança. Assim, proponho que se discuta aqui a reversão para o nome original, que tem uso nos meios de comunicação em português, ou então que se aponte outras referências que justifiquem esta mudança. Joãofcf (discussão) 02h15min de 14 de fevereiro de 2017 (UTC)

Joãofcf D​ C​ E​ F, a Grande enciclopédia portuguesa e brasileira registra na página 261 a forma "Malmo"; na atualização da mesma enciclopédia (do ano 1987) novamente é feito registro de "Malmo" apenas, sem trema (linque para os resultados aqui); só para contextualizar, uma publicação online de 11/01/2017 com "Malmo" no jornal brasileiro G1 (aqui); o Dicionário crítico do pensamento da direita, ao fazer referência a desenvolvimentos políticos ocorridos na Europa no século passado nessa cidade faz uso de "Malmo" (páginas 160; 331--Rena (discussão) 02h28min de 14 de fevereiro de 2017 (UTC)
Eu entendo que no sueco há uma distinção entre o simples "o" e o "ö", com o segundo sendo mais próximo de "ie". Entretanto essa distinção não se aplica ao português, em qualquer de suas variantes, pois não existe tal letra em nossa língua. Invariavelmente a palavra será lida como se possuísse um simples "o" e dai que faz todo sentido a escolha dessas e de outras fontes de possível consulta. Não vejo porque de não ser possível.--Rena (discussão) 02h50min de 14 de fevereiro de 2017 (UTC)
A Infopédia (a enciclopédia da Porto Editora) tem uma entrada para Malmö. Fontes governamentais portuguesas e brasileiras e a própria Embaixada da Suécia usam a grafia Malmö (note-se que Gotemburgo aparece sempre aportuguesado e Malmö não): Embaixada Sueca no Brasil, Consulados do Brasil na Suécia, Ministério dos Negócios Estrangeiros (Portugal), Diário da República (recenseamento eleitoral no estrangeiro). Jornais em português com a grafia Malmö: Diário de Notícias, TVI, Euronews, Expresso, SAPO, Globo Esporte, Público (o próprio usado para justificar a mudança), DW, etc. O que não faltam na Wikipédia são artigos (de municípios, como este caso) com caracteres que não existem em português e não fazem a menor diferença na pronúncia para a generalidade dos leitores, e não é por isso que vamos "simplificar" a sua escrita. Joãofcf (discussão) 03h17min de 14 de fevereiro de 2017 (UTC)
Infopédia, Itamarati, Diário de Notícias, Euronews, Instituto para as políticas públicas e sociais, Expresso, SAPO, Globo Esporte, Público, DW (vários deles repetições dos linques acima colocados) também fazem uso do termo sem a trema. O fato é que "Malmo" existe e é muito atestado em fontes recentes no português como Gotemburgo e Estocolmo, por exemplo. As formas suecas dos três topônimos e de outros existem nas fontes em português, mas isso não nos faz obrigados a utilizar as formas com caracteres não lusófonos. Pelo que foi estipulado em discussões prévias em outros locais, desde que o nome tenha ocorrência e esteja atestado em fontes de peso para justificar seu uso é essa a forma a ser preferida. Como se vê "Malmo" é registrado em não uma mas duas enciclopédias e em um dicionário e havia outros muitos resultados, mas eu decidi por não utilizar para não colocar linques em excesso sem necessidade.--Rena (discussão) 03h58min de 14 de fevereiro de 2017 (UTC)
Qualquer topónimo que apresente caracteres não usuais em português é normal que apareça algumas vezes sem acento gráfico, por impossibilidade ou desconhecimento de como fazer esse acento no teclado, logo é normal que a versão acentuada não seja incomum. Como mostrei acima, a versão Malmö existe e é atestada em português, pelo que logo não devia ter sido descartada do artigo como fez e, também, uma movida dessas deve antes ser discutida aqui previamente. O que não faltam é cidades com nomes atestados em português que aqui na Wikipédia se mantêm com os nomes originais, como Dublin (Dublim), Frankfurt (Francoforte), Tallinn (Talim), Reykjavík (Reiquiavique), etc — os quais até prefiro a versão em português, exceto Frankfurt, mas não me coloco a mover só porque estão atestados. Eu não estou contra o uso da grafia Malmo, a par da grafia Malmö, no artigo (como acontece nos casos das cidades que mencionei), mas carece primeiro de discussão e isso não significa que a grafia Malmö esteja errada para alterar todos os artigos que a contenham para Malmo. Joãofcf (discussão) 05h24min de 14 de fevereiro de 2017 (UTC)
O nome da cidade em sueco é Malmö, com uma pronúncia aproximada /málmê/, significando inicialmente "Monte de areia". Em sueco as letras O e Ö são letras distintas com pronúncias distintas, não se tratando de o Ö ser um O com trema. A nomeação desta cidade em diversos textos em português varia entre Malmö (http://pt.euronews.com/2012/01/26/suecia-a-aposta-sustentavel-de-malmo), Malmoe (http://esportes.estadao.com.br/noticias/tenis,suecia-e-punida-por-jogar-com-portoes-fechados-na-davis,348922) e Malmo (https://www.flickr.com/photos/anselmo_sousa/14334643976). Vejo dois problemas associados à palavra Malmö em português: Primeiro: Aportuguesar ou não aportuguesar? Segundo: Competência e prepotência editorial. Em resposta à questão do aportuguesamento, é de constatar que há diferentes opiniões, entre diferentes pessoas, entre diferentes lugares, entre diferentes épocas. É de facto uma questão em aberto, devendo ser abordada através de diálogo e discussão, e não de prepotência editorial. Em resposta à competência editorial, há que alertar para o risco de cair em aportuguesamentos errados ou desusados, indo contra o uso consagrado que é feito pelas pessoas de carne e osso. Prepotência editorial é um risco a ser evitado.--HCa (discussão) 10h00min de 7 de março de 2018 (UTC)

Symbol comment vote.svg Comentário O artigo foi criado em 2005 com o termo Malmö. Em 2017 foi revertido para Malmo - sem abertura de discussão nem apresentação de fontes. Em 2018 foi revertido para a forma inicial Malmö - depois de abertura de discussão e apresentação de fontes. Mais tarde, ainda em 2018, foi revertido novamente para Malmo - sem abertura de discussão nem apresentação de fontes.--HCa (discussão) 12h15min de 24 de novembro de 2018 (UTC)

Mudança para Malmö[editar código-fonte]

Symbol support vote.svg Concordo em mudar o nome para Malmö, a forma mais usual em textos em português, salvaguardando as variantes Malmo e Malmoe.--HCa (discussão) 19h02min de 9 de julho de 2018 (UTC)

Symbol declined.svg Discordo veementemente de reintroduzir um trema (que já caiu no português e que é irrelevante) quando se há uso nada inexpressivo da forma sem trema em português.--Rena (discussão) 00h14min de 7 de julho de 2018 (UTC)

Malmö em textos em língua portuguesa[editar código-fonte]

  1. "... Professor Sven Ingelstedt, chefe da Clínica Universitária de Otorrinolaringologia de Malmö Suécia..."
  2. "… minha orientadora no exterior, que me recebeu de portas abertas na Universidade de Malmö...".
  3. "... majoritariamente de imigrantes, localizado no distrito de Hilley, no sul da cidade de Malmö, na Suécia..."
  4. "... O estudo de Malmö, o estudo CNBSS II (mulheres entre os 50-59 anos), o “Swedish Two-county Trial”, o estudo de Estocolmo, o estudo de Gotemburgo..."
  5. "... o projeto mais emblemático foi a construção da Öresund Bridge finalizada em 1999 ligando a Suécia à Europa Continental e Malmö a Copenhaga"...
  6. "... Em Scheveningen (Holanda) representa-se a captura e em Malmö (Suécia) a comercialização do pescado..."
  7. "... patrocinado pelo PNUMA e realizado em Malmö (Suécia), os mais de 100 ministros do Ambiente presentes... Declaração de Malmö..."
  8. "... é o tema da Comemoração Conjunta Ecumênica, que será realizada em Lund e em Malmö, na Suécia, no dia 31 de outubro..."
  9. "... pós-graduação entre as duas instituições tem sido realizado sob coordenação de uma docente da FO/UFG e uma docente da Universidade de Malmö..."
  10. "... Em 1918, observamos Ystad (M15), Malmö (K5) e Hälsingborg (E3) na costa, e Höör (G13) no interior daregião (Figura 1)..."
  11. "… em Malmö, na Suécia, mas mantêm um atelié em Lisboa... Veileby concluiu o bacharelato e o mestrado em Belas Artes na Academia de Arte de Malmö…"
  12. "... A Orquestra e o Coro de Malmö da Suécia realizam concerto no Brasil para promover a parceria entre a organização não governamental..."
  13. "... Malmö tem indústrias alimentares, de cigarros, de açúcar, de têxteis, de cerveja, de cimento, de produtos químicos e de construção naval..."
  14. "... Mas, na altura, vivia em Malmö, e, tanto quanto pude saber, não tinha qualquer motivo para matar a rapariga..."
  15. "... Dois anos depois, em 18 de julho de 1944, os dois combatentes encontraram-se em Malmö, onde Hägg se fixara, para correr uma milha..."
  16. "... Tiroteio em Malmö, na Suécia, deixa 1 morto e 4 feridos..."
  17. "... morreu e quatro ficaram feridos nesta segunda-feira em um tiroteio na cidade de Malmö, a terceira maior da ..." (EXAME)
  18. "... Uma forte explosão atingiu uma delegacia de polícia em Malmö, no sul da Suécia, na noite desta quarta-feira (17)." (Terra)
  19. "... ficaram feridas em um tiroteio nesta segunda-feira (18) à noite em Malmö, no sul da Suécia, informou a polícia..."
  20. "... Recka, um hacker sueco que entrevistei, vem de uma família criminosa tradicional em Malmö..."
  21. "... um outro de 29 morreram esta segunda-feira na Suécia, vítimas de um tiroteio que fez mais quatro feridos, em Malmö..."
  22. "... Um tiroteio na cidade de Malmö, na Suécia, fez três mortos e pelo menos quatro feridos..."
  23. "... um estudo populacional com 362 meninas e 446 meninos entre sete e nove anos de idade em Malmö, na Suécia..."
  24. "... à noite em Malmö, no sul da Suécia, informou a polícia local, que descartou uma ligação terrorista..."
  25. "... Licenciada em gestão, a sueca trabalhava na pacata cidade de Lund, perto de Malmö, a cidade onde nasceu..."
  26. "... afirmações polémicas sobre refugiados e imigrantes, numa conferência em que participou em Malmö, na Suécia..."
  27. "... Em Malmö, na Suécia, o Brasil conquistou o bicampeonato do Intercup na categoria masculina..."
  28. "... porque o Coro e Orquestra Acadêmica de Malmö, cidade da Suécia, se apresentam na famosíssima Igreja da Candelária"
  29. "... A Ponte Øresund tem quase 8 quilômetros de extensão e liga a cidade sueca de Malmö à ilha artificial dinamarquesa..."
  30. "... mas também há notícia de casos em Estocolmo, a capital do país, e em Malmö, no sul...
  31. "... atravessou a estrada que ia até Malmö..."
  32. ”... uma cidadezinha que fica entre Malmö e Helsingborg...”
  33. ”... Nasceu em Malmö, no sul do país, e vive em Ystad, pequena cidade da região de Skåne....”
  34. ”... no sétimo lugar da classificação, a nove pontos do líder Malmö...”
  35. ”... depois de o Norrköping bater o campeão Malmö...”
  36. ”... uma cidadezinha que fica entre Malmö e Helsingborg...”
  37. "... construído na cidade planejada de Malmö, na Suécia...
  38. ”... homem armado abriu fogo, esta segunda-feira, num café em Malmö, na Suécia...”
  39. ”... Ônibus anda por rodovia inundada, na cidade sueca de Malmö, depois que a neve derreteu e causou inundações...”
  40. ”... A editora digital Word Audio, baseada na cidade de Malmö e focada em audiolivros...”
  41. ”... ganhará uma uma estátua de bronze em sua cidade natal, Malmö...”
  42. ”... Os sinos das igrejas na cidade sueca de Malmö soaram coletivamente...”
  43. ”... uma incursão do Ministério da Defesa nos estaleiros da Krupp em Malmö, supostamente para resgatar segredos...”
  44. ”... e em Malmö o ativista Showan Shattak e seus amigos são atacados por um grupo de nazistas com facas...”
  45. "... estudante de pedagogia, Irina me buscou na estação central de Malmö, no sul do país, para fazermos um tour..."
  46. ”... o centroavante Zlatan Ibrahimovic foi eternizado com uma estátua em Malmö, sua cidade natal, na Suécia. ...”
  47. ”... espalhados pelos locais de votação em Estocolmo, Malmö, Gotemburgo, Uppsala e Västerås...”

Malmo em textos em português[editar código-fonte]

  1. "... influenciam a qualidade do ensino das Ciências em duas instituições de ensino superior europeias (Universidade de Lisboa e Universidade de Malmo)..."
  2. "... Na primeira deslocação de maior distância, em Agosto de 2003, apenas na fronteira sueca de Malmo se verificou controlo fronteiriço..."
  3. "... seguido de uma explosão abalam este domingo a cidade de Malmo, na Suécia, com as autoridades a encararem a possibilidade de ataque terrorista..."
  4. "... sueco, Saab JAS 39 Gripen, caiu esta terça-feira após uma colisão com pássaros a 160 quilómetros de Malmo, a terceira maior cidade da Suécia..."
  5. "... Em 1991, no estudo prospectivo de cinco anos realizado em Malmo, Suécia, de 260 homens de meia idade portadores de tolerância à glicose diminuída..."
  6. "... que conta com quatro filiais na Suécia (Estocolmo, Jönköping, Malmo e Gotemburgo)..."
  7. ”... Slovan Bratislava (Eslováquia), Malmo (Suécia), Qarabag (Azerbaijão)...”
  8. ”... Um centro comercial em Malmo, na Suécia, foi encerrado após um tiroteio...”
  9. ”... Ibrahimovic ganhará estátua em sua homenagem em Malmo, na Suécia...”
  10. ”... homenageado com uma estátua à porta da Friends Arena, em Malmo, ...”

Malmoe em textos em português[editar código-fonte]

  1. "... Metrópoles como Reykjavik, Malmoe, Vancouver, Copenhaga, ou Curitiba, constituem exemplos de uma linha programática que enquadra ao nível...."
  2. "... Na Suécia deu nas vistas ao serviço do Malmoe...
  3. ”... na Suécia, a cidade de Malmoe tem 25% de muçulmanos...”