Discussão:Marcia Tiburi/Arquivo/1

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Untitled[editar código-fonte]

O texto seguinte foi movido de: Usuário Discussão:Yanguas Caro usuário Yanguas

A pedido da própria Marcia Tiburi eu retirei aquelas informações que você resolveu recolocar. Coisas que não são pertinentes, de muito mal gosto e invadem, sobretudo, a privacidade da filósofa. Ela pediu que deixasse somente a citação da obra. Então, peço para que você tome consciência e não volte a recolocar aquelas informações pessoais da filósofa. Se você persistir, teremos que tomar outras providências. o comentário precedente não foi assinado por Blair6637 (discussão • contrib.)

O texto acima foi movido de: Usuário Discussão:YanguasCaio! (discussão) 16h59min de 8 de novembro de 2018 (UTC)

Resposta[editar código-fonte]

(Reproduzido de Usuário Discussão:Blair6637)

O aviso acima foi sobre esta edição, em que você mutilou todo o artigo. E eu só pus esse aviso, pois foi outro usuário que reverteu a edição.

Não sei de que informações confidenciais você está falando. A última vez em que mexi nesse artigo foi há dois anos, apenas para organizar as informações que já havia e adaptá-lo ao estilo Wikipédia. Depois disso, nunca mais, muito menos para "recolocar informações pessoais da filósofa".

Não conheço a vida particular da sra. Márcia (cujo trabalho admiro, diga-se), e isso não interessa aos âmbitos da Wikipédia. Aliás, é por isso que só publicamos o que já foi publicado antes: uma de nossas bases é a verificabilidade, e por isso sempre pedimos a cada editor que cite as fontes.

Sendo uma enciclopédia aberta, nossos artigos eventualmente são alvo de vandalismo. Há um exército de voluntários vigiando as páginas e revertendo ações desse tipo, mas às vezes esse exército não é suficiente. Quando alguma informação sem comprovação (e principalmente delicada) é inserida, qualquer usuário pode reverter a edição, ou então solicitar, à nossa Linha Direta, sua remoção. Caso se comprove que houve vandalismo, a remoção é praticamente imediata, pois sempre há um voluntário atento.

Não somos fonte primária de informações, apenas as reproduzimos. E para pessoas vivas, nossa política é mais cuidadosa.

Suas ameaças de "outras providências" são, portanto, desnecessárias. A Wikipédia é uma enciclopédia livre e amigável, e até esse respeito temos uma política, direcionada aos utilizadores.

Em tempo: as palavras em azul são ligações para outras páginas, com informações mais detalhadas. E não se esqueça de assinar suas mensagens.

Cumprimentos,

Yanguas Seja sucinto. 00h55min de 23 de Agosto de 2008 (UTC)

De novo[editar código-fonte]

Acabei de olhar o artigo, e vi que o senhor mutilou novamente o artigo.

Que informações o senhor considera inadequadas? Só havia informações profissionais e acadêmicas, seus cursos, o programa de TV, suas obras. Nada havia de pessoal, como o senhor pode ver aqui.

A coisa mais pessoal que havia eram o local e a data de nascimento, que foram retiradas de sua página na internet, quando estava no ar (http://www.marciatilburi. cjb.net).

Pode-se chegar a um consenso, por favor? Yanguas Seja sucinto. 01h00min de 23 de Agosto de 2008 (UTC)

Mutilar! Leia até o final e tome cuidado com as palavras[editar código-fonte]

Meu amigo, permita chama-lo assim, por força de expressão. Quero que o senhor entenda que não sou eu que acho ou deixo de achar adequado ou inadequado o conteúdo, mas a própria citada: Marcia Tiburi Abaixo segue o e-mail:

blair6637

Re:[editar código-fonte]

(Reproduzido de Usuário Discussão:Blair6637) Citação: Blair6637 escreveu: «Então, peço para que sejam ocultadas informações da vida particular da filósofa, que não acrescentam nada e, sobretudo, não dizem respeito a sua obra, tais como: é casada com o fulano de tal, mãe de beltrano etc...». Por favor, leia o artigo com atenção. Está, agora, do mesmo jeito que estava antes de o senhor o mutilar. Não há nenhuma informação desse tipo. Fora data e local de nascimento, no primeiro parágrafo, os seguintes só se referem a sua vida acadêmica e suas obras. Eu próprio vigiarei pessoalmente a página, pois não é política da Wikipédia manter esse tipo de informação. Cumprimentos. Yanguas Seja sucinto. 01h14min de 23 de Agosto de 2008 (UTC)

Desculpe pelo termo "mutilar", não foi intenção ofender. Entre os usuários, a palavra não tem a mesma conotação negativa e é usada com mais freqüência.
Bem, vamos ao artigo: as informações que constam do artigo, hoje, são de sua vida pública, e estão todas aqui (sua página pessoal, que acabei de encontrar). O texto que ela reproduziu na sua carta não é mais o mesmo, as informações sobre sua família já foram retiradas.
Dessa forma, me parece que o pedido dela é um tipo de censura, na qual prefiro não acreditar, vindo de quem vem. O que me parece é que está havendo um mal-entendido, por causa da desatualização da página.
Por gentileza, peço que acalmem os ânimos e releiam o artigo.
Atenciosamente,
Yanguas Seja sucinto. 01h29min de 23 de Agosto de 2008 (UTC)

Informações pessoais, informações profissionais e propaganda[editar código-fonte]

Acho muito bem que não se coloquem informações pessoais num artigo da Wikipédia tratando de uma pessoa viva; as informações foram retiradas e ficaram apenas informações profissionais que justificam a permanência deste verbete. Se ficar apenas a lista das obras e um link externo .com, o que temos é apenas informação comercial, propaganda a uma série de livros, o que não é permitido na Wikipédia. Se a senhora não pretende ter um verbete na WP, deverá logar-se com um nome de usuário e propor a eliminação rápida do verbete, justificando que essas informações (ou a própria existência de um verbete com o seu nome na WP) a prejudicam pessoal ou profissionalmente. --Rui Silva (discussão) 06h19min de 23 de Agosto de 2008 (UTC)

Tiranos da Democracia...[editar código-fonte]

Caros Senhores, embora não concorde com vocês, respeito a opinião de todos, mas, antes de tudo, respeito a opinião da personalidade em questão, porque não acho certo as pessoas imporem suas vontades, seja por vaidade, por falta de empatia ou por não se ter mais nada o que fazer(Não estou dizendo que este seja o caso, espero que não).

Já ouvi de muitos o argumento de que isso é censura, e que a informação (no caso: uma informação irrelevante que não acrescenta em nada)deva permanecer, custe o que custar, para não macular a liberdade de expressão.

Eu acho que, antes de tudo, devemos aprender a usar a liberdade e as ferramentas que a democracia e a tecnologia nos proporcionam, para não incorrermos num erro maior: motivar o surgimento de um novo tipo de déspota cibernético (tipos que andam por aí, ocupando espaços e causando desagrado e impondo a sua desinformação).

Obs: me reservarei o direito de não dar mais resposta, porque acho que essa discussão já está superada. Obrigado

--Blair6637 (discussão) 13h21min de 23 de Agosto de 2008 (UTC)

O senhor é que parece não querer entender.
A informação "irrelevante que não acrescenta nada" foi retirada, e concordamos com isso (até porque está previsto na política da Wikipédia). Caso o senhor não tenha reparado, eu a omiti inclusive da mensagem que mandou a mim (copiando a versão antiga do artigo), para assim evitar exposição maior.
O que ficou são informações acadêmicas (acho que é a 5ª vez que falo isso) e profissionais, disponíveis no próprio sítio pessoal da biografada. Querer retirar isso é, sim, censura, incompatível com a imagem pública da sra. Márcia. É também impor a vontade de um contra a vontade de toda uma comunidade — que inclui não só os editores desta Wikipédia, mas também os milhões de consulentes do mundo que possam se interessar pela carreira da filósofa brasileira.
Yanguas Seja sucinto. 14h02min de 23 de Agosto de 2008 (UTC)

Proteção[editar código-fonte]

A página está protegida temporariamente devido a vandalismos recentes (especificamente: retirada indevida de conteúdo legal, baseado em fontes fidedignas — o próprio sítio oficial da biografada).Yanguas Seja sucinto. 03h17min de 25 de Agosto de 2008 (UTC)

Um desabafo[editar código-fonte]

Embora me valesse dessa enciclopédia algumas vezes, não era usuário contumaz de Wiki Pédia. Agora, no entanto, pensarei três ou quatro vezes antes de me valer de qualquer informação que aqui figure, pois, além dos verbetes - alguns muito bons, tenho a hombridade de reconhecer - há os de péssima qualidade, que são a maioria, postados e mantidos por gente "desqualificada", que o acusam de vandalismo e outras tolices. É uma pena mesmo, encontrar falácias no lugar de informação decente.
Todavia, senhores, não guardo ressentimentos, apenas desconfiança e muita desconfiança! Não guardo ressentimento, porque não sou vaidoso e não me importo com o que pensem de mim. Se aos olhos de um parcela ínfima dessa comunidade, sou um vândalo, tudo bem. Isso não me fará melhor ou pior do que já sou.
Então, parabéns! Sigam com o seu trabalho, que seguirei com o meu, porque já perdi muito tempo aqui, tentando ajudar uma amiga querida.

--200.198.136.217 (discussão) 13h31min de 25 de Agosto de 2008 (UTC)