Discussão:Marrom

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O início está lindo mas depois tudo são olhos. Mais sugestoes sobre o artigo:

Cabelos; as algumas terras; o pelo dos cavalinhos; marrom mistura de vermelho, rosa, laranja com preto? O tronco das castanheiras; a cor do chocolate; a pele dos mulatos, negros, a melanina; o moreno, o nome Bruno em Italiano, a mulata, a cabrocha; outras línguas associaram a cor a que? Pq o nome castanha nas castanhas? Etimologia. O apelido da Alcione no Brasil (!). Em português do Brasil pegou o nome francês que quer dizer castanha, que é como se diz marrom em Portugal.

200.152.52.161 (discussão) 04h11min de 27 de Dezembro de 2008 (UTC)


--La Jou (discussão) 04h45min de 27 de Dezembro de 2008 (UTC)

marrom|castanho[editar código-fonte]

Marrom

Peço a alguém credenciado para situar esta cor (castanho, no meu país, Portugal) no âmbito da cor pigmento. É a primeira vez que a vejo classificada como cor neutra. Pensei que era uma cor terciária ou então o resultado de uma mistura de complementares. De facto, misturando duas complementares, obtém-se por vezes um tom castanho. Por outro lado, isso, tal como o resultado cinza, não é puro acidente, devido à falta de pureza dos pigmentos utilizados, devendo, teoricamente, o resultado das duas complementares ser preto? Quanto às terciárias, não encontro referência ao castanho nesse grupo. Será então o castanho uma cor unicamente presente em determinadas matérias naturais, mas não possível de fabricar (a não ser por mero acidente)por mistura de cores? Mas ao acrescentar preto ao vermelho (não sei exactamente que tom-base de vermelho), a certa altura este transforma-se em castanho. Ou deveremos dizer que, nesse caso,o castanho corresponde a um grau, um valor de vermelho, não sendo uma cor autónoma? E se o amarelo-ocre é uma terciária e não necessariamente um pigmento directamento obtido na natureza, adicionando-lhe outra cor, eventualmente também o preto, não se obterá castanho? A minha primeira reacção foi não concordar com o castanho como cor neutra, mas, pensando bem, o cinza também pode, ao perder a sua pureza com adição de outras cores, adquirir um "aspecto" mais frio ou mais quente...Assim como o castanho, que, amarelado ou alaranjado é quente, mas tendendo para o violeta fica frio. Mas confesso... não percebo como não aparece esta cor no círculo cromático. Por isso, por favor, alguém que saiba, explique este mistério do castanho, uma cor tão rica e com tanta personalidade... Quem a classificou de cor neutra? Que estudos há em torno desta cor?

Rútilo[editar código-fonte]

Nesta página o Rútilo é apresentado como um marrom escuro. Ao clicar no link desta cor, o rútilo é apresentado como um vermelho desbotado. Qual a cor da cor rútilo? 187.15.206.24 (discussão) 01h49min de 9 de janeiro de 2014 (UTC)