Discussão:Monteiro Lobato

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Cidade de nascimento do escritor Monteiro Lobato[editar código-fonte]

O texto afirma corretamente que Monteiro Lobato nasceu em Taubaté - SP. Porém, afirma incorretamente que esta cidade hoje se chama Monteiro Lobato.

De fato existe uma cidade chamada Monteiro Lobato no Estado de São Paulo, mas possui este nome apenas em homenagem ao autor e não porque ele nasceu lá. Monteiro Lobato é nativo de Taubaté, cidade que conserva este nome até os dias de hoje.

Basta citar fontes fiáveis e independentes para que a mudanças ocorrer. O "R" Aliado 18h10min de 18 de julho de 2018 (UTC)


Fonte: http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/conheca-taubate-cidade-onde-nasceu-monteiro-lobato-e-adotada-por-mazzaropi/

@O revolucionário aliado:, coloquei como fonte um documentário sobre ele e um site que mostra a distância entre as duas cidades. Acho que no fim nem era necessário, pois nos mapas presentes nos artigos de ambas as cidades é possível ver que se tratam de cidades vizinhas, não da mesma. Se reverterem minha edição, seria bom colocar fontes mostrando que a cidade de Taubaté mudou de nome para Monteiro Lobato. Erick Soares3 (discussão) 10h44min de 10 de janeiro de 2019 (UTC)

Acabei de colocar uma lista de idiomas para os quais Lobato foi traduzido, com as devidas fontes. Erick Soares3 (discussão) 13h00min de 10 de janeiro de 2019 (UTC)

Local de nascimento[editar código-fonte]

Ninguém vai providenciar a correção do local de nascimento? Taubaté, onde ele nasceu, fica a quilômetros de Monteiro Lobato.

Rico Atavismo Estético.[editar código-fonte]

olá, Em quem momento na história, a frase : "A modinha, como as demais manifestações de arte popular existentes no país, é obra do mulato, em cujas veias o sangue recente do europeu, rico de atavismo estético, borbulha d’envolta com o sangue selvagem, alegre e são do negro." (pg 177)

Virou : "A modinha, como as demais manifestações de arte popular existente no país, é obra do mulato, em cujas veias o sangue recente do europeu, rico de ativismos estéticos, borbulha d’envolta com o sangue selvagem, alegre e são do negro"

A troca de ATAVISMO para ATIVISMO, passa batido pelo olho desatento mas rouba o significado na frase...


--Cmeinemorais (discussão) 20h49min de 4 de fevereiro de 2019 (UTC)