Discussão:Planeta anão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Essa definição está certa?

se vc tem algum outro pt de vista gere aqui a discussão construtiva. alexandre abmac 17:06, 24 Agosto 2006 (UTC)
  • ele tem razão, não está não, anda todos loucos para retirar Plutão da sua posição que vão alterando coisas e deixando a meio. -Pedro 17:07, 24 Agosto 2006 (UTC)
    • já corrigi.--Pedro 17:11, 24 Agosto 2006 (UTC)
é verdade, todos devem separar planeta anão de plutonicidas... alexandre abmac 18:47, 24 Agosto 2006 (UTC)

E Caronte, satélite de Plutão? Admitia-se que formavam um planeta duplo (binário), devido à pequena diferença de tamanho e proximidade. E, no meio dessa discussão da UAI, chegou-se a admitir que seria um planeta. Agora, formam um planeta anão binário ou são dois planetas anões ou, ainda, Caronte não passa de um satélite natural de um planeta anão? :D

  • Sim, Caronte é apenas um satélite de Plutão, já que a sua passagem a planeta foi fortemente contestada. Logo é uma lua de um planeta anão. --Pedro 12:06, 25 Agosto 2006 (UTC)
Nao.Cientistas de todo o mundo sabem qeu ba verdade Caronte é um planeta anao

Centro de gravidade[editar código-fonte]

Na verdade, a definição mais aceita de sistema duplo ou planeta-satélite é a posição do centro de gravidade do sistema. Se o centro de gravidade está dentro de um dos corpos, trata-se de planeta-satélite. Se está fora, trata-se de sistema duplo, triplo, etc. O centro de gravidade do sistema Plutão-Caronte está dentro de Plutão, portanto Caronte é satélite do planeta-anão Plutão.