Discussão:Primeira Liga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

No artigo antigo com o nome "Campeonato Português de Futebol" criei a tabela ordenada com a "Classificações das 3 equipas com mais títulos no futebol português" que a cada ano actualizava assim como o gráfico com os pontos, mal o campeonato acabava.

Paralelamente havia um outro artigo na wikipedia que tinha o nome publicitário da competição. A informação contida em cada um dos artigos complementava-se. Certo dia alguém sugeriu a fusão dos dois artigos que achei bem pois ambos os artigos visavam o mesmo assunto.

Congratulo-me por quem elaborou a fusão ter mantido uma ÚNICA TABELA ORDENADA não separada pelo nome dado à competição. Pois do meu ponto de vista, e por isso criei a tabela, permite um mais fácil acesso à informação.

Em face do exposto, lanço à discussão as minhas duas recentes alterações:

I) Remoção da classificação do Sporting Clube de Braga (SCB) desta tabela

A questão de ter optado por incluir apenas estas 3 equipas na referida tabela prende-se com um facto perfeitamente descrito no texto que a introduz: «Desde a primeira época em 1934-35 até à actualidade que o vencedor do escalão principal da competição tem sido regularmente o Sport Lisboa e Benfica (SLB), o Futebol Clube do Porto (FCP) ou o Sporting Club de Portugal (SCP). Estes 3 clubes repartem entre si 74 dos 76 títulos disputados»

A incluir mais equipas teria necessariamente começar pelo CF Belenenses e pelo Boavista FC, únicos clubes que foram campeões para além dos 3 incluídos.

A inclusão do Sporting Clube de Braga, que embora tenha feito nos últimos anos épocas notáveis quer a nível nacional quer a nível internacional, não se justifica tendo em conta o critério adoptado.


II) Alteração do Nome Principal do Artigo

Por uma questão de coerência o nome do artigo principal deverá ser «Campeonato Português de Futebol», à semelhança dos artigos «Campeonato Espanhol de Futebol», «Campeonato Inglês de Futebol», etc.

O nome que a cada ano a competição toma (primeira liga, primeira divisão, liga com nome publicitário A, B ou C) deverá ser redirecionado para o artigo principal e não o contrário.

Desta forma a wikipedia coloca-se à margem da promoção de marcas e centra-se na informação prestada. Para além disso não é necessário alterar o nome das páginas de cada vez que o nome comercial da competição muda. comentário não assinado de Wikipando (discussão • contrib)

Nomes das épocas[editar código-fonte]

Não seria melhor mudar os nomes dos artigos das épocas do "Campeonato Português de Futebol - I Divisão" para os nomes que eram atribuídos à liga nas respetivas épocas? (por exemplo: Primeira Liga 2012/13; Primeira Divisão Experimental 1934/35) Andreazevedo (discussão) 16h02min de 2 de fevereiro de 2013 (UTC)

Acho que desta forma há uma uniformização, pois estão todos com o nome semelhante. JozeSlb (discussão) 17h39min de 2 de fevereiro de 2013 (UTC)
Como um usuario experiente mudou o nome do artigo "Campeonato Português de Futebol - I Divisao" para "Primeira Liga", penso que seria lógico mudar também o nome de todas as épocas. Andreazevedo (discussão) 19h16min de 2 de fevereiro de 2013 (UTC)
Usuários experientes há muitos! Penso que a escolha acertada é manter a uniformação. JozeSlb (discussão) 16h24min de 11 de fevereiro de 2013 (UTC)


Primeiras Ligas Experimentais[editar código-fonte]

O que estão a fazer na tabela as tais Primeiras Ligas Experimentais? Essas ligas contam para o historial dos clubes? É que se são experimentais não deviam contar. Assim, a primeira edição da Primeira Divisão foi a de 1938-39.

Pergunta ao Zerozero, A Bola, O Jogo, Record, MaisFutebol, etc. André do desporto (discussão) 19h07min de 12 de setembro de 2013 (UTC)
Então mas o que eles dizem está certo? Pensava que a FPF ou a LPFP tinham mais credibilidade.
Os jornais dizem o mesmo que a LPFP e a FPP. Mas deve custar a muita gente ver um clube atingir 33 campeonatos e outro a ter pouco mais que metade.
Os campeonatos de Portugal, por eliminatórias, deram o título de campeão de Portugal em Futebol: antes da temporada de 1938-39, a Taça de Portugal era conhecida como Campeonato de Portugal e o vencedor era considerado o Campeão Nacional de Portugal...
O que tem isso a ver com isto?

Corrijam esta porcaria: os pseudo-títulos de 1934/35 a 1937/38 valem tanto com a Taça do Guadiana... Fernando João Fernandes Oliveira Martins (discussão) 12h05min de 20 de maio de 2014 (UTC)

Todas as primeiras quatro edições da Primeira Liga (1934–35, 1935–36, 1936–37, 1937–38) foram experimentais; apenas em 1938–39 se tornou no Campeonato Nacional oficial (substituindo o Campeonato de Portugal). Estas edições não eram contabilizadas como títulos oficiais até que algures nos finais dos anos 90 ou no início da primeira década deste século a Federação Nacional ou a Liga (não tenho a certeza nem tenho fontes credíveis) decidiu considerá-las oficiais.
Não faz sentido nenhum. Os Campeonatos da Liga deviam contar como título apenas e ser retirado aos seus vencedores o estatuto de campeão nacional e devolvê-lo aos vencedores dos Campeonatos de Portugal. Assim o Benfica continuaria a ter sido 33 vezes campeão nacional, o Porto passaria a ter sido 30 em vez de 27, o Sporting 22 em vez de 18, o Belenenses 4 em vez de 1, o Olhanense 1 em vez de 0, o Marítimo 1 em vez de 0 e o Carcavelinhos (actual Atlético) 1 em vez de 0.
Menos azia. BenficaNNossaPaixao (discussão) 23h22min de 24 de maio de 2014 (UTC)
Por isso é que os clubes contam com eles...

Incoerência[editar código-fonte]

Se as equipas que disputavam os Campeonatos de Portugal eram as equipas que se tinham sagrado campeãs regionais como é que por várias vezes nas finais dos mesmos houve duas equipas lisboetas?

Das duas uma, ou a Federação atribuía mais do que um lugar às associações distritais mais relevantes, ou então trata-se de um campeão em título com entrada garantida. Gameiroestá lá? 10h07min de 29 de março de 2015 (UTC)
Não faz sentido.

Confusão nos nomes da competição.[editar código-fonte]

Ainda não percebi quais eram os nomes desta competição. Aqui diz que o primeiro nome era "Campeonato da Liga" mas quando se acede às páginas da Wikipédia das edições do mesmo o título é "Primeira Liga Experimental" e depois no texto é referido um "Campeonato Português de Futebol" e no zerozero o nome que aparece é "Campeonato da I Liga Experimental". Não percebo também qual foi o segundo nome da competição: "Campeonato Nacional da Primeira Divisão" ou "Primeira Divisão". Nas páginas da Wikipédia das edições do mesmo apesar de o título ser "Segunda Divisão" referem no texto num "Campeonato Português de Futebol". O actual nome é "Primeira Liga" mas curiosamente não referem no texto o tal "Campeonato Português de Futebol" que referiam anteriormente. Não havia segundo escalão durante a existência do "Campeonato da Liga"?comentário não assinado de 85.245.76.58 (discussão • contrib) Vanthorn® 16h57min de 19 de maio de 2015 (UTC)

Desconfiguração[editar código-fonte]

Alguém que possa, favor alterar a desconfiguração dentro da tabela de maiores estádios, o que inclui também o nome do Vitória de Setúbal:

5 Estádio do Restelo 35.000 Lisboa Belenenses
6 Estádio do Bonfim 35.000 Setúbal Vitória de Setúbal

Atenciosamente, Alexandre M. B. Berwanger (discussão) 23h50min de 4 de novembro de 2016 (UTC)

@Alexandre M. B. Berwanger: A desconfiguração seria o facto das informações não estarem centralizadas ou teria mais alguma? Mr. Fulano! 🔔Fale Comigo📩 23h54min de 4 de novembro de 2016 (UTC)
Eram essas duas, além do nome do Vitória de Setúbal dentro do link. Muito obrigado.

Atenciosamente, Alexandre M. B. Berwanger (discussão) 11h00min de 5 de novembro de 2016 (UTC)

Nacionalidade Liedson[editar código-fonte]

O Liedson jogou na selecção nacional e tem nacionalidade portuguesa, tem de contar como tendo dupla nacionalidade!