Discussão:Ramal de Alfarelos
Adicionar tópico“Paisagem”
[editar código-fonte]Voltei a pôr {{wikificar}} nesta secção. É bom q o Richard tenha posto enlaçes no texto, mas mesmo assim não está bom. Este artigo é sobre um segmento menor do sistema ferroviário português — não é o local indicado para aspectos da história de Montemor-o-Velho e seus ilustres filhos. Tuvalkin (discussão) 03h05min de 10 de novembro de 2009 (UTC)
- O caso seria de colocar a tag {{reciclar}}, já que wikificar é para artigos sem nenhuma ligação interna. Fabiano msg 03h15min de 10 de novembro de 2009 (UTC)
- Bem visto! Tuvalkin (discussão) 03h52min de 10 de novembro de 2009 (UTC)
Denominação das estações de Coimbra
[editar código-fonte]Há um erro generalista quanto à classificação das estações de caminhos de ferro de Coimbra, que convêem ser esclarecido para referência futura. Na terminologia ferroviária portuguesa, o Prefixo/Sufixo "B" em nada tem a haver com a terminologia alfanumérica. É, isso sim, uma abreviação de "Bifurcação". Recorde-se que em Coimbra-B, bifurcam dois ramais distintos - o ramal da Lousã, que se inicia em Coimbra-B e termina em Serpins, e a Linha do Norte. Neste sistema, a designação "A" (de apeadeiro), tanto usada, é incorrecta, e presentemente em desuso. "Coimbra-A" é designada pela CP como Coimbra(Cidade). As estações de Coimbra são designadas da seguinte forma: Coimbra-B, Coimbra(Cidade), Coimbra-Parque, São José. Sugiro que esta terminologia seja corrigida nos artigos que façam referencia a Coimbra-"A". Flonares (discussão | contribs) 12h29min de 12 de abril de 2011
- Obrigado pelo esclarecimento! Agora certas coisas fazem sentido, como Campolide-A, p.ex. Irei corrigir as ocorrências erradas, certamente. Esta indicação sobre os significado de "A" e "B" em nomes de estações virá a ser integrada num artigo ainda por criar sobre o sistema ferroviário português. Tuvalkin (discussão) 01h03min de 13 de abril de 2011 (UTC)
Organização geral do artigo
[editar código-fonte]- Estive a reorganizar o artigo, a retirar as informações sem fontes (algumas partes do texto tinham sido retiradas, palavra por palavra, do 3 volume da colecção Comboios de Portugal, pelo que tinham de ser removidas de qualquer forma), e a colocar outras, com fontes. Em termos de história, creio que não há muito mais a dizer, só tenho é de descobrir as datas da electrificação. Em termos de caracterização, faltam encontrar fontes para colocar as informações físicas, e completar a secção do material circulante. -- AJPValente (discussão) 05h18min de 18 de julho de 2012 (UTC)
- Acho ótimo em geral, pá, e nunca te canses. Eu por mim vou finalmente retirar do baú os O Foguete e recortes de jornal desde 1993. Isto (em geral) está no bom caminho, mas falta ainda muito.
- Especificamente em relação ao Ramal de Alfarelos, faço reparo apenas num ponto. Retiraste isto:
establecendo uma importante ligação entre estas duas linhas, completando a ligação ferroviária entre Coimbra e a Figueira da Foz, e permitindo o acesso direto à Linha do Oeste de tráfego proveniente do Norte.
- Bom, esta frase, mesmo sem fontes, é a coisa mais importante q há a dizer sobre este ramal. Sem esta indicação, todo o artigo, por mais bem fundamentado q esteja, não vale de nada para o público de uma enciclopédia. Pensa nisso.
- -- Tuválkin ✉ 14h43min de 18 de julho de 2012 (UTC)
- Isso já foi tratado, ehehe. Eliminei durante a noite para deixar o artigo tão limpo como possível, e depois durante o dia fui buscar as informações ao livro d'Os comboios em Portugal, com as fontes todas como deve de ser. Só existe algo que me faz confusão - os serviços. Afinal, são regionais ou urbanos? Ou regionais urbanos ou urbanos regionais? -- AJPValente (discussão) 00h18min de 19 de julho de 2012 (UTC)
Material circulante?
[editar código-fonte]Entendo que as refeências a material circulante dizem respeito a serviços, não a troços. Fazes bem (AJPValente) em pôr isto aqui, por agora, mas um dia isto será movido para um artigo sobre os serviços Figueira-Coimbra. Afinal, salvo raríssimas excepções, não se vai de Lares para Alfarelos — quando muito vai-se de Coimbra para Lares, ou da Figueira para Alfarelos, mas mesmo assim para transbordo. Manter serviço e troço no mesmo artigo serve para a Linha de Cascais, mas isso é mais excepção do que regra. -- Tuválkin ✉ 14h43min de 18 de julho de 2012 (UTC)
- Não, as menções ao material circulante são para ficar aqui, porque fazem parte da história do ramal. Aliás, uma vez que a "caracterização" se refere muito mais ao passado recente e à actualidade, creio que o material circulante antigo fica melhor mesmo na secção de história, vou tratar disso. -- AJPValente (discussão) 09h26min de 19 de julho de 2012 (UTC)
- Não entendeste o q eu quis dizer, mas não faz mal. -- Tuválkin ✉ 16h10min de 19 de julho de 2012 (UTC)
Importância
[editar código-fonte]Algures no meio da história deste artigo, perdeu-se esto fragmento da introdução, que dizia:
establecendo uma importante ligação entre estas duas linhas, completando a ligação ferroviária entre Coimbra e a Figueira da Foz, e permitindo o acesso direto à Linha do Oeste de tráfego proveniente do Norte.
Sem isto, a quem não conhecer bem (muito bem) a rede ferroviária portuguesa, este artigo não ensina nada. Nada. Isto assim não é uma enciclopédia, é os maluquinhos dos comboios (entre os quais me conto!) a darem palmadinhas nas costas uns dos outros a ver quem arranja referências mais obscuras.
Enquanto isso, o grande público, perenemente disinformado, continua a ser endrominado pelos “choras” de sempre e aplaudir de cada vez que os ladrões que nos governam retalham essa rede com mais um encerramento. Estamos pois de parabéns.
-- Tuválkin ✉ 20h48min de 22 de fevereiro de 2016 (UTC)
- Reparo que já tínhamos falado disto. Mas 4 anos é muito tempo para estar o artigo assim “coxo”. -- Tuválkin ✉ 20h51min de 22 de fevereiro de 2016 (UTC)
- Ai, esqueci-me completamente disso. Aliás, o Ramal de Alfarelos tem sido negligenciado... a ver se expando o artigo, baseado nas fontes que tenho, incluindo essa menção, que sem dúvida é importante. -- AJPValente (discussão) 08h05min de 23 de fevereiro de 2016 (UTC)