Discussão:Relação ecológica

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 21 de fevereiro de 2011 de Rui Silva no tópico Revisão do artigo



Usar uma busca do google como fonte não parece ser muito confiável... os resultados do google mudam constantemente. Editordeartigos (discussão) 17h30min de 24 de novembro de 2009 (UTC)Responder

Completamente de acordo! Está convidado a melhorar este artigo, se possível colocando fontes fiáveis... Boas contribuições. --Rui Silva (discussão) 08h59min de 25 de novembro de 2009 (UTC)Responder

Harmonia e equilibrio sem confusões[editar código-fonte]

Num ecosistema quando existe predação de uma espécie, por exemplo tubarões comendo sardinhas, não há desarmonia alguma nas refeições do tubarão, elas garantem o equilíbrio das populações de ambos, tubarões e sardinhas. Daí o conceito de "positivo" e "harmônico" deve ser enfatizado como de origem meramente comportamental: o tubarão garante o equilibrio do ecossitema através do uso do comportamento agressivo, de uma "convivência aparentemente desarmônica" com as sardinhas, mas apenas isso, não se trata de algo "negativo" como a poluição ou o impacto provocado por grandes concentrações humanas.

Redirecionar Interação biológica para cá[editar código-fonte]

Já que se confunde do inglês Biological interaction.

Sugestões para correção[editar código-fonte]

  • A competição pode ser intra- ou inter-específica. O termo vem de "competição por recursos"... Errado portanto tratar-se apenas com fenômeno intra-específico.
  • Diferença entre inquilinismo e comensalismo: reside no fato de que no comensalismo a aproximação ocorre na busca de alimento, o que não ocorre no inquilinismo (o inquilino busca apenas refugio).

Reestruturar[editar código-fonte]

Na wiki em inglês (ver biological interaction), já devidamente revisada e recheada de citações, temos duas grandes divisões para organizar o artigo:

  • Interações caracterizadas pelo efeito: Neutralismo, Amensalism, Competição, Antagonismo, Commensalismo e Mutualismo.
  • Interações caracterizadas pelo mecanismo: Simbiose e Competitição.

Essa organização faz mais sentido visto que a noção de simbiose é ainda bastante requisitada para a enciclopédia, e formalmente deve ser tratada pela critério de classificação (ao inves de rótulo opcional a mutualismo).

Tablela ou caixa lateral[editar código-fonte]

Efeito sobre X Efeito sobre Y Tipo de interação
0 0 Neutralismo
- 0 Amensalismo
+ 0 Commensalismo
- - Competição
+ + Mutualismo
+ - Predatção or Parasitismo
Some types of relationships listed by the effect they have on each partner. '0' is no effect, '-' is detrimental, and '+' is beneficial.

Também a exemplo da wiki ingles e da maior parte dos livros didaticos, a tabela ao lado resume e diferencia com clareza os conceitos. Alguns autores usam "++" para designar também dependência, como no mutualismo.

Pode-se adotar ao invés de tabela uma box direita no inicio de cada seção relativa ao conceito.

Revisão do artigo[editar código-fonte]

Caríssimo, este artigo precisa de uma grande revisão, mas não precisa de ficar uma tradução da WP em inglês, já que tem muito texto que, supostamente, é ensinado nas escolas brasileiras! Não vejo problema em que se coloque uma seção com outra classificação - desde que tenha fontes, de preferência em português; mas também não vejo nenhum problema em deixar a classificação usada: interespecíficas, harmônicas/desarmônicas.

Já existe o link Interações biológicas; antes, este artigo estava no plural, mas alguém achou que ficava melhor no singular - também não vejo problema em criar novo redirect para "Interação biológica".

A competição está colocada numa seção errada, mas está lá bem claro que tanto pode ser intra, como interespecífica; isto faz parte da revisão. Estranho que não esteja na sua tabela...

Não vejo problemas em colocar uma tabela, várias me parece demasiado. Mas, por favor, bem traduzidas e com os links já estabelecidos...

Bom trabalho. --Rui Silva (discussão) 14h41min de 21 de fevereiro de 2011 (UTC)Responder

P.S. Não há problema em editar como anônimo mas, por favor, coloque a sua assinatura para ficar a data em que fez o seu post.