Discussão:Umeå

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Umeå em textos em português (WP:V)[editar código-fonte]

  1. "... como professora adjunta na Universidade federal do Paraná e a outra autora é do departamento de Enfermagem da Universidade de Umeå, na Suécia. "
    (Universidade de Brasília)
  2. "… A vida na cidade de Umeå-Suécia me fez ver a ciência acontecendo de um jeito diferente do qual estava acostumada … universidade e a sociedade..."
    (Universidade de São Paulo)
  3. "... unidade de Umeå é parte da GTO, que emprega cerca de 33 000 trabalhadores em todo o mundo. Os despedimentos na fábrica de Umeå afetaram..."
  4. "... Umeå é, definitivamente, uma cidade com os olhos postos no futuro e se a cultura é, há já alguns a "nos, uma parte essencial no seu dia-a-dia..."
  5. "... do mundo, a jovem alagoana de 22 anos, atleta do Umeå, tem a mesma idade da minha filha e é uma estrela aqui. E, como minha filha..."
  6. "... Aos pesquisadores do “Umeå Center for Functional Brain Imaging” (UFBI), Universidade de Umeå – Suécia, por compartilharem seus conhecimentos..."
  7. "... Esses resultados, em parceria entre as escolas de Odontologia da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, e da Universidade de Umeå, na Suécia..."
  8. "... Umeå fica em Västerbotten, no norte da Suécia e tem cerca de 118 000 habitantes..."
  9. "... vitória do Umeå IK, por um total de 8-0, na final da UEFA Women's Cup sobre o Eintracht de Frankfurt, Marta espera voltar a conquistar outro título..."
  10. ”... escreveram em artigo no jornal Svenska Dagbladet os especialistas Joacim Rocklöv, professor de Epidemiologia da Universidade de Umeå...”
  11. "... Base de Dados Demográficos, Universidade de Umeå..."
  12. "... especialmente a Lucinda Beier, da Illinois State University, e aos meus colegas do Centro de Estudos de População, da Universidade de Umeå..."
  13. ”... o primeiro museu feminista do mundo, abre suas portas neste sábado, 29 de novembro, em Umeå, uma pequena cidade localizada no norte da Suécia....”
  14. "... liderada por Engelkamp e Krumnacker (1980), na Alemanha (Universidade de Saarland) e por Cohen (1981), na Suécia (Universidade de Umeå)...
  15. ”... A política radical foi implementada na pré-escola Gitarren, em Umeå,...”
  16. ”... O relatório estima que o programa cultural apresentado por Umeå em 2014 teve um caráter mais europeu…”
  17. ”... As universidades que já confirmaram presença são: Chalmers, KTH, Linköping, Lund, Umeå, University West, Halmstad e Linnaeus...”
  18. "... abriu ao público um dos últimos museus desta tipologia, o Kvinnohistoriskt museum / Museum of Women´s History, na cidade sueca de Umeå..."
  19. ”... Foi assim, em 2008, que a Universidade de Umeå, no norte do país escandinavo...”
  20. "... embarcou para o seu período de estudos na Universidade de Umeå, na Suécia..."
  21. ”... uma nova pesquisa feita pelas Universidades de Tecnologia de Chalmers e de Umeå, localizadas na Suécia...”
  22. ”... o que pensa Yngve Gustafson, professor de geriatria de Umeå, conhecido pelos suecos por ter participado de vários programas de televisão...”
  23. "... A direção executiva do ZikaPlan é composta pela professora Annelies Wilder-Smith, representante da Universidade de Umeå, que será a diretora..."
  24. "... Em 2004, aliás, foi no Umeå da Suécia que Marta, ainda com 18 anos, conquistou a sua única Liga dos Campeões..."
  25. "... intitulado School change and educational reform: How activity theory could respond to Sarason's insights de Sharada Gade da Universidade Umeå..."
  26. "... permitem-lhe superar em dois tirunfos o anterior máximo, partilhado por Wolfsburgo e Umeå..."
  27. ”... Cientistas de Universidade de Umeå, na Suécia, divulgaram um novo estudo sobre o adenovírus entérico, uma das principais causas de diarreia infantil...”
  28. ”... nas cidades universitárias, com 12% em Lund e Uppsala e 9% em Umeå...”
  29. "... Pesquisadores da Universidade Umeå, na Suécia, mostraram que pessoas com depressão correm um risco maior de desenvolver Parkinson..."
  30. ”... As mochilas com as "exposições de objetos" são recolhidas em Malmö, Gotemburgo, Estocolmo e Umeå...”
  31. ”... Não se mostrando intimidados pelo frio extremo do norte da Suécia, a Hellbound, da cidade de Umeå, situada na província de Västerbotten...”
  32. ”... professor do Departamento de Estudos Históricos, Filosóficos e Religiosos da Universidade de Umeå (Suécia)...”
  33. ”... Inventado por Torbjørn Ludvigsen, que iniciou o projeto enquanto estudante na Universidade de Umeå, o projeto...”
  34. ”... O Banco de Norrland foi desenvolvido para a exposição “Architectures of Transition”, no Bildmuseet em Umeå, um evento aberto aos visitantes até março de 2022. ...”
  35. "... Quando saímos de Umeå, Erland mostra onde ele e a mãe de Stieg, Vivianne, costumavam se encontrar com outros participantes a fim de se preparar..."
  36. ”... estudo realizado na Universidade de Umeå, na Suécia, mostra que o aumento de familiares vacinados contribui...”
  37. "... artigo publicado na revista Science, Tomas Brodin, da universidade sueca de Umeå, alerta que estas mudanças comportamentais podem..."
  38. ”... A cidade de Umeå é pioneira na economia circular e foi nomeada Capital Verde da Europa três vezes...”
  39. "... Marta, que atuando pelo clube Umeå IK, conquistou cinco vezes o prêmio de melhor do mundo..."
  40. ”... Em 2004, a equipe carioca vendeu a atleta ao Umeå IK, da Suécia, onde Marta faria história...”
  41. "... A Comissão Europeia indica que além de Lisboa, concorrem ao prémio Aarhus (Dinamarca),... Toulouse (França), Umeå (Suécia)..."
  42. ”... O estudo, liderado por Sophia Harlid, PhD, Departamento de Ciências da Radiação, Oncologia, Universidade de Umeå, Umeå, Suécia...”
  43. "... museu da História da Mulher, que se apresenta como o primeiro museu feminista do mundo, abre suas portas neste sábado em Umeå, norte da Suécia..."

Umea em textos em português (WP:V)[editar código-fonte]

  1. "... Os planos de Umea como Capital Cultural Europeia 2014 são ambiciosos..."
  2. "... Também só dá Brasil no futebol feminino: a meia-atacante Marta, aos 21 anos, foi eleita pela segunda vez consecutiva a Melhor do Ano pela Fifa – ela joga no Umea IK, da Suécia..."
  3. "... O levantamento foi feito por pesquisadores da Universidade de Umea, na Suécia, e da Universidade de Witwatersrand, na África do Sul – e publicado no mês de julho deste ano..."
  4. "... Nessa retrospectiva do movimento dadaísta, que vai até 29 de maio, no Bildmuseet, em Umea, na Suécia, há pinturas, colagens, gravações de som e filmes de dezenas..."
  5. "... Entre Umea, na Suécia, e Nantes, na França, misturam-se arquiteturas e paisagens..."
  6. "... O prémio incluía ainda a viagem desde Umea, onde Bergkvist reside, até Gotemburgo, para além de várias refeições nos restaurantes favoritos do avançado para poder desfrutar..."
  7. "... durante uma viagem de paraquedismo perto de Umea, uma pequena cidade universitária no norte da Suécia..."
  8. "... Umea diz não ter US$ 1 milhão para investir em Marta e desiste da craque..."
  9. ”... Uma causa provável é como as pessoas ficam próximas umas das outras a bordo de um navio," disse o professor Joacim Rocklov, da Universidade de Umea (Suécia)....”

Umeaa em textos em português[editar código-fonte]

  1. "Na Suécia, foram encerrados durante a noite os aeroportos do sul, incluindo os de Gotemburgo e Malmoe, as segunda e terceira maiores cidades do país, indicou a autoridade do tráfego aereo sueca LFV, referindo que também foram encerrados vários aeroportos no norte, como os de Umeaa ou Aare." (Revista: Visão)

Umeo em textos em português[editar código-fonte]

  1. "Nesta época já conhecia o trabalho desenvolvido por Ivonny Linquist (1985, p.15) na cidade Sueca de Umeo." (Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação)
  2. "Este livro é fruto da experiência prática de Lindquist, professora de pré-primário, que em 1950 passou a desenvolver seu trabalho com crianças hospitalizadas em Umeo, cidade do norte da Suécia. " (Arquivos de Neuro-Psiquiatria)

Uma em textos em português[editar código-fonte]

-

Renomeação[editar código-fonte]

Concordo em mudar o nome para Umeå, a forma mais usada em textos em português. A designação alternativa Uma não é uma forma de uso corrente em português, nem tem “uso considerável em nenhuma das versões da língua portuguesa”. Além disso, cria uma desarmonia entre os topónimos suecos com terminacão -å (Umeå, Luleå, Skellefteå, Sollefteå, Piteå, Bygdeå, Simeå, Nordanå, Skogså, Svanå, Gideå). Tudo isto, seguindo o recomendado pela Convenção de nomenclatura/Nomes próprios da Wikipédia.--HCa (discussão) 15h32min de 15 de agosto de 2018 (UTC)[responder]

Wikipédia:Princípio da imparcialidade[editar código-fonte]

O princípio da imparcialidade prescreve que um artigo deve ser escrito de forma a representar todos os pontos de vista significativos que foram publicados por fontes fiáveis, e deve fazê-lo em proporção à proeminência de cada um.

Os termos Umeå, Umea, Umeo, Umeaa e Uma não têm o mesmo peso, avaliando as fontes e o uso, e devem ser apresentados conforme a proeminência de cada um: Umeå tem peso superior aos outros, Umea tem peso considerável, Umeo e Umeaa têm peso mínimo, e Uma tem peso nulo.

Fontes Uso
Umeå 21 fontes Uso maioritário
Umea 6 fontes Uso considerável
Umeo 2 fontes Uso mínimo
Umeaa 1 fonte Uso residual
Uma Fontes desconhecidas Uso desconhecido

O princípio da verificabilidade é uma das três diretrizes de conteúdo da Wikipédia, sendo as outras duas o princípio da imparcialidade e o princípio de não-incorporação de pesquisas inéditas.

E citar todas as formas possíveis de escrever um nome, desde que corretas, fere em que o princípio de imparcialidade? Não podemos negar ao consulente a informação só porque há mais (e não muitas) fontes para uma grafia e não outra. Isso nunca foi um dilema, até hoje pelo menos.--Rena (discussão) 16h52min de 10 de dezembro de 2018 (UTC)[responder]

Comentário A regra do "Peso indevido" (WP:PESO) assinala que "o artigo deve ser escrito de forma a representar todos os pontos de vista significativos que foram publicados por fontes fiáveis, e deve fazê-lo em proporção à proeminência de cada um", e clarifica que não deve ser dado tanto espaço a uma visão minoritária como a uma visão maioritária, recomendando até que pontos de vista extremamente minoritários não devem ser incluídos.

Parece que no caso de "Umeå, Umea, Umeaa, Umeo ou Uma", e tendo em conta os critérios das fontes fiáveis e do uso considerável, e regra do "Peso indevido", não parece ser a melhor opção equiparar os cinco nomes. Umeå e Umea são formas claramente maioritárias, Umeaa e Umeo são formas claramente minoritárias, e Uma carece de fontes fiáveis e de qualquer uso.

Talvez fosse melhor reformular introdução do artigo para algo como "Umeå ou Umea [Nota de rodapé|Umeå é frequentemente grafado Umea em textos em português; Umeaa e Umeo são formas pouco usadas, e Uma não parece ter uso] é uma cidade..."--HCa (discussão) 10h23min de 14 de dezembro de 2018 (UTC)[responder]