Discussão:Umeå

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Umeå em textos em português[editar código-fonte]

  1. "… A vida na cidade de Umeå-Suécia me fez ver a ciência acontecendo de um jeito diferente do qual estava acostumada … universidade e a sociedade..."
  2. "... Uma linha de investigações, liderada por Engelkamp e Krumnacker (1980), na Alemanha (Universidade de Saarland) e por Cohen (1981), na Suécia (Universidade de Umeå)...
  3. "... a autora atualmente é atuante como professora adjunta na Universidade federal do Paraná e a outra autora é do departamento de Enfermagem da Universidade de Umeå, na Suécia. "
  4. "... Aos pesquisadores do “Umeå Center for Functional Brain Imaging” (UFBI), Universidade de Umeå – Suécia, por compartilharem seus conhecimentos..."
  5. "... O segundo artigo, intitulado School change and educational reform: How activity theory could respond to Sarason's insights de Sharada Gade da Universidade Umeå..."
  6. "... Base de Dados Demográficos, Universidade de Umeå..."
  7. "... Esses resultados, em parceria entre as escolas de Odontologia da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, e da Universidade de Umeå, na Suécia..."
  8. "... No transacto ano de 2014 abriu ao público um dos últimos museus desta tipologia, o Kvinnohistoriskt museum / Museum of Women´s History, na cidade sueca de Umeå..."
  9. "... Umeå fica em Västerbotten, no norte da Suécia e tem cerca de 118 000 habitantes..."
  10. "... A unidade de Umeå é parte da GTO, que emprega cerca de 33 000 trabalhadores em todo o mundo. Os despedimentos na fábrica de Umeå afetaram também trabalhadores..."
  11. "... Umeå é, definitivamente, uma cidade com os olhos postos no futuro e se a cultura é, há já alguns a "nos, uma parte essencial no seu dia-a-dia, a arquitectura vai conquistando..."
  12. "... Quando saímos de Umeå, Erland mostra onde ele e a mãe de Stieg, Vivianne, costumavam se encontrar com outros participantes a fim de se preparar para as manifestações de protesto..."
  13. "... Agradeço especialmente a Lucinda Beier, da Illinois State University, e aos meus colegas do Centro de Estudos de População, da Universidade de Umeå, pelos comentários construtivos..."
  14. "... O museu da História da Mulher, que se apresenta como o primeiro museu feminista do mundo, abre suas portas neste sábado em Umeå, norte da Suécia..."
  15. "... Pesquisadores da Universidade Umeå, na Suécia, mostraram que pessoas com depressão correm um risco maior de desenvolver Parkinson, em comparação aos que não têm o distúrbio..."
  16. "... A direção executiva do ZikaPlan é composta pela professora Annelies Wilder-Smith, representante da Universidade de Umeå, que será a diretora; o professor Eduardo Massad..."
  17. "... do mundo, a jovem alagoana de 22 anos, atleta do Umeå, tem a mesma idade da minha filha e é uma estrela aqui. E, como minha filha..."
  18. "... um artigo publicado na revista Science, Tomas Brodin, da universidade sueca de Umeå, alerta que estas mudanças comportamentais podem ter um impacto ecológico inesperado..."
  19. "... A Comissão Europeia indica que além de Lisboa, concorrem ao prémio Aarhus (Dinamarca), Antuérpia (Bélgica), Atenas (Grécia), Bristol (Inglaterra)... Toulouse (França), Umeå (Suécia)..."
  20. "... Em 2004, aliás, foi no Umeå da Suécia que Marta, ainda com 18 anos, conquistou a sua única Liga dos Campeões..."
  21. "... vitória do Umeå IK, por um total de 8-0, na final da UEFA Women's Cup sobre o Eintracht de Frankfurt, Marta espera voltar a conquistar outro título europeu por um clube sueco..."
  22. "... embarcou para o seu período de estudos na Universidade de Umeå, na Suécia..."
  23. "... permitem-lhe superar em dois tirunfos o anterior máximo, partilhado por Wolfsburgo e Umeå..."
  24. "... Marta, que atuando pelo clube Umeå IK, conquistou cinco vezes o prêmio de melhor do mundo..."
  25. ”... As universidades que já confirmaram presença são: Chalmers, KTH, Linköping, Lund, Umeå, University West, Halmstad e Linnaeus...”
  26. ”... A política radical foi implementada na pré-escola Gitarren, em Umeå,...”
  27. ”... Foi assim, em 2008, que a Universidade de Umeå, no norte do país escandinavo...”

Umea em textos em português[editar código-fonte]

  1. "Os planos de Umea como Capital Cultural Europeia 2014 são ambiciosos." (Jornal: Folha de S.Paulo)
  2. "Também só dá Brasil no futebol feminino: a meia-atacante Marta, aos 21 anos, foi eleita pela segunda vez consecutiva a Melhor do Ano pela Fifa – ela joga no Umea IK, da Suécia." (Revista: IstoÉ)
  3. "O levantamento foi feito por pesquisadores da Universidade de Umea, na Suécia, e da Universidade de Witwatersrand, na África do Sul – e publicado no mês de julho deste ano no periódico científico PloS One." (Revista: Veja)
  4. "Nessa retrospectiva do movimento dadaísta, que vai até 29 de maio, no Bildmuseet, em Umea, na Suécia, há pinturas, colagens, gravações de som e filmes de dezenas de integrantes do movimento, incluindo Marcel Duchamp e Man Ray." (Jornal: O Globo)
  5. "Entre Umea, na Suécia, e Nantes, na França, misturam-se arquiteturas e paisagens. " (Jornal: Observador)
  6. "O prémio incluía ainda a viagem desde Umea, onde Bergkvist reside, até Gotemburgo, para além de várias refeições nos restaurantes favoritos do avançado para poder desfrutar ao máximo da oportunidade de ser Marcus Berg por uns dias. " (Jornal: Público)
  7. "... durante uma viagem de paraquedismo perto de Umea, uma pequena cidade universitária no norte da Suécia..."
  8. "... Umea diz não ter US$ 1 milhão para investir em Marta e desiste da craque..."

Umeaa em textos em português[editar código-fonte]

  1. "Na Suécia, foram encerrados durante a noite os aeroportos do sul, incluindo os de Gotemburgo e Malmoe, as segunda e terceira maiores cidades do país, indicou a autoridade do tráfego aereo sueca LFV, referindo que também foram encerrados vários aeroportos no norte, como os de Umeaa ou Aare." (Revista: Visão)

Umeo em textos em português[editar código-fonte]

  1. "Nesta época já conhecia o trabalho desenvolvido por Ivonny Linquist (1985, p.15) na cidade Sueca de Umeo." (Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação)
  2. "Este livro é fruto da experiência prática de Lindquist, professora de pré-primário, que em 1950 passou a desenvolver seu trabalho com crianças hospitalizadas em Umeo, cidade do norte da Suécia. " (Arquivos de Neuro-Psiquiatria)

Uma em textos em português[editar código-fonte]

-

Renomeação[editar código-fonte]

Symbol support vote.svg Concordo em mudar o nome para Umeå, a forma mais usada em textos em português. A designação alternativa Uma não é uma forma de uso corrente em português, nem tem “uso considerável em nenhuma das versões da língua portuguesa”. Além disso, cria uma desarmonia entre os topónimos suecos com terminacão -å (Umeå, Luleå, Skellefteå, Sollefteå, Piteå, Bygdeå, Simeå, Nordanå, Skogså, Svanå, Gideå). Tudo isto, seguindo o recomendado pela Convenção de nomenclatura/Nomes próprios da Wikipédia.--HCa (discussão) 15h32min de 15 de agosto de 2018 (UTC)

Wikipédia:Princípio da imparcialidade[editar código-fonte]

O princípio da imparcialidade prescreve que um artigo deve ser escrito de forma a representar todos os pontos de vista significativos que foram publicados por fontes fiáveis, e deve fazê-lo em proporção à proeminência de cada um.

Os termos Umeå, Umea, Umeo, Umeaa e Uma não têm o mesmo peso, avaliando as fontes e o uso, e devem ser apresentados conforme a proeminência de cada um: Umeå tem peso superior aos outros, Umea tem peso considerável, Umeo e Umeaa têm peso mínimo, e Uma tem peso nulo.

Fontes Uso
Umeå 21 fontes Uso maioritário
Umea 6 fontes Uso considerável
Umeo 2 fontes Uso mínimo
Umeaa 1 fonte Uso residual
Uma Fontes desconhecidas Uso desconhecido

O princípio da verificabilidade é uma das três diretrizes de conteúdo da Wikipédia, sendo as outras duas o princípio da imparcialidade e o princípio de não-incorporação de pesquisas inéditas.

E citar todas as formas possíveis de escrever um nome, desde que corretas, fere em que o princípio de imparcialidade? Não podemos negar ao consulente a informação só porque há mais (e não muitas) fontes para uma grafia e não outra. Isso nunca foi um dilema, até hoje pelo menos.--Rena (discussão) 16h52min de 10 de dezembro de 2018 (UTC)

Symbol comment vote.svg Comentário A regra do "Peso indevido" (WP:PESO) assinala que "o artigo deve ser escrito de forma a representar todos os pontos de vista significativos que foram publicados por fontes fiáveis, e deve fazê-lo em proporção à proeminência de cada um", e clarifica que não deve ser dado tanto espaço a uma visão minoritária como a uma visão maioritária, recomendando até que pontos de vista extremamente minoritários não devem ser incluídos.

Parece que no caso de "Umeå, Umea, Umeaa, Umeo ou Uma", e tendo em conta os critérios das fontes fiáveis e do uso considerável, e regra do "Peso indevido", não parece ser a melhor opção equiparar os cinco nomes. Umeå e Umea são formas claramente maioritárias, Umeaa e Umeo são formas claramente minoritárias, e Uma carece de fontes fiáveis e de qualquer uso.

Talvez fosse melhor reformular introdução do artigo para algo como "Umeå ou Umea [Nota de rodapé|Umeå é frequentemente grafado Umea em textos em português; Umeaa e Umeo são formas pouco usadas, e Uma não parece ter uso] é uma cidade..."--HCa (discussão) 10h23min de 14 de dezembro de 2018 (UTC)