Discussão:Universidade Estadual Paulista em Bauru

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


O texto abaixo foi retirado do artigo Atlética UNESP Bauru.

Considero-o não-enciclopedico mas estou meio com preguiça de propor PE, por isso deixo aqui que é um lugar neutro, pois não faz sentido fundir com o artigo da UNESP, como estava proposto.Missigno (discussão) 22h21min de 17 de Dezembro de 2008 (UTC)


A Associação Atlética Acadêmica UNESP Bauru é uma organização estudantil sem fins lucrativos, que coordena o esporte dentro do campus da Universidade Estadual Paulista, Campus de Bauru. É formada por alunos de graduação de diferentes cursos para atender as necessidades de todos.

É responsável por viabilizar práticas desportivas, eventos, palestras e competições entre os 19 cursos de graduação e também pós-graduação, integrando 4.000 alunos, funcionários e professores.

Fundada em 1996, mas motivada pela tradição da Universidade de Bauru desde 1970, a Atlética é independente de grupos políticos e religiosos, preocupando-se somente com o esporte universitário e a integração das pessoas através dele.

A Atlética UNESP Bauru fundou a liga UNESP de Esportes Universitários; organiza o InterUNESP, maior competição que envolve todos os campus da UNESP; organiza o JUB - Jogos Universitários de Bauru, entre outras competiçoes que visam a participação de todos seus associados e torcedores.

Inaugurada em 1996, após longos anos sem uma instituição que fizesse a manutenção do esporte dentro do campus, a Associação Atlética Acadêmica da Unesp de Bauru,é uma organização estudantil sem fins lucrativos, foi fundada no dia 1° de Abril,e não foi mentira, por alunos que decidem agarrar essa causa. Hoje é responsável pela organização de todas as práticas esportivas, competitivas ou não, de alunos, professores e funcionários da Unesp de Bauru além de festas e eventos como forma de subsidio da instituição.

A primeira gestão, a Gestão 1° de Abril, composta por cinco alunos, na sua maioria da faculdade de Engenharia, foi responsável por dar os primeiros passos da Atlética na conquista dos materiais esportivos, sede e tudo o que uma atlética precisa para se manter. As suas primeiras aquisições, no geral bolas, uniformes e tudo mais que era material da Atlética, foram frutos de doações e algumas até saíram dos próprios bolsos dos diretores que a compunha. Atlética chega ao seu ápice no ano de 1998, que é quando leva o nome da Unesp para os Jogos universitários organizados pelos DA’s e CA’s das faculdades e acabam trazendo o título para Bauru. Passando por dificuldades a AAA 1° De Abril fecha suas portas.

A vontade de montar uma associação atlética acadêmica era tanta, que depois de alguns anos do fechamento de suas portas, a Atlética foi reaberta no ano de 2001. Durante esse tempo (19982000) não houve qualquer movimentação para a organização de eventos esportivos dentro do campus a não ser aqueles loucos por bola que iam às quadras para "jogar bola".

O novo milênio, a Atlética começa com força total, os diretores dão o sangue para reabrir a atlética da Unesp. Não podendo colocar o nome de A.A.A. 1° de Abril, por encargos jurídicos, a nova atlética reabre com o nome de A.A.A. Unesp Bauru sendo primeira gestão com o nome de Re-Abril. Um dos os objetivos dessa nova diretoria era a participação dos Jogos Interunesp de 2001 em Botucatu. Para isso os Diretores da Atlética chegaram até a ir às ruas fazer pedágio e até colocaram em risco os próprios patrimônios para que a Unesp de Bauru pudesse participar e buscar o título, como foi o que quase aconteceu. Bauru ficou com o vice-campeonato.

Desde então, a AAA Unesp Bauru não parou de crescer. Hoje Gestão é dividida em nove diretorias, compostas pelos vinte diretores que exercem as mais variadas funções, delegadas a cada cargo. Dessa maneira, a Atlética da Unesp de Bauru funciona harmoniosamente na realização de suas funções democraticamente durante o período da Gestão. Assim, a Atlética organiza seus eventos esportivos que se tornaram marcantes, como Inter-salas, Inter-cursos, campeonato de truco, Copa Baticun entre outros que fizeram e fazem parte do calendário esportivo da Unesp de Bauru. Além dos esportes, a AAA Unesp Bauru conta com o lucro das festas como retorno financeiro para os seus investimentos. Com tradição na realização de festas como a Festa de Integração, Aniversário da Atlética, Arraia da Atlética, CarnAtlética entre outras festas a Atlética sobrevive, mantendo o esporte no campus.

O principal objetivo das atléticas é a realização e participação nos Jogos InterUnesp (o que não é diferente em Bauru), que são realizados no segundo semestre em cidades que possuem unidades da Unesp. Desde o ano de 2001, a Unesp de Bauru se organiza para levar os seus atletas como representantes da força dos esportes praticados em Bauru e a bateria (Naumteria) para representar a energia da torcida baurulina. Com o decorrer dos anos Bauru ganhou essa competição cinco vezes e ficou com um vice-campeonato, o que comprova sua hegemonia nos Jogos.

Sendo o maior campus da Unesp, Bauru se supera a cada ano, levando mais e mais alunos (atletas e torcedores) para o InterUnesp que conta com 16 campi, cerca de 8 mil estudantes de todo o estado de São Paulo em que, só de Bauru são quase 1000 pessoas.

A Associação Atlética Acadêmica Unesp Bauru é a realização e idealização de um objetivo a ser atingido. Desde sua fundação ela foi mais do que a vontade de cinco pessoas em criar uma instituição que promovesse o esporte dentro da faculdade, foi o esforço pessoal, incondicional, de alunos que propuseram a concretização de um projeto.

A cada ano vai além de um exemplo para ser a meta de cada gestão ao transmitir o sentimento de Amor que invade o coração de cada um que sente na pele a explosão de sentimentos quando escuta ao som da Naumteria: BAURU é F***!!!!!

O campus preserva a vegetação mas constrói novos edifícios que naturalmente desmatam as áreas necessárias, porém preservando na medida do possível. Tenho observado isto desde que vim para Bauru em 1997, e vi o campus aumentar consideravelmente suas edificações ao longo deste períoto. ~ Não tenho certeza mas parece que em Bauru a vegetação original seria do tipo Mata atlantica. Não citei pois não tem a ver com o artigo, mas fica a dúvida sobre o termo "vegetação nativa". Torix (discussão) 02h35min de 14 de junho de 2010 (UTC)[responder]