Discussão:Urano (planeta)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Estrela de artigo destacado Urano (planeta) é um artigo destacado; o que significa que o artigo (ou uma versão anterior) foi identificado como um dos melhores artigos produzidos pela comunidade da Wikipédia. Apesar disso, se puder atualizar ou melhorá-lo, por favor, faça-o.
Estrelas de tópico destacado Urano (planeta) faz parte da série Sistema Solar, que em conjunto formam um tópico destacado. Foi identificado e avaliado como pertencente a um dos melhores conjuntos de páginas produzidas pela comunidade. Se puder atualizar ou melhorar, por favor, faça-o.
Etapas passadas por este artigo
Data Processo Resultado
11 de março de 2012 Candidato a artigo destacado Não promovido
7 de julho de 2012 Candidato a artigo destacado Promovido
19 de abril de 2017 Candidato a tópico destacado Promovido
Estatuto atual: Artigo destacado

Não devia ser Úrano (planeta)? O próprio texto diz que Urano está errado. Rosa Marques 19:28, 19 Julho 2005 (UTC)

Porque é que ninguém me responde? Rosa Marques 16:55, 20 Julho 2005 (UTC)

Rosa, a afirmação do início do texto estava incorreta e eu já providenciei a correção. No Brasil o nome correto é Urano mesmo. Indech::alô? 17:01, 20 Julho 2005 (UTC)

Urano pode estar correcto no Brasil, mas de acordo com http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica.aspx?DID=4904 e com a maioria dos dicionários portugueses, a grafia mais correcta em português europeu é mesmo Úrano. --77.54.66.60 (discussão) 08h38min de 17 de setembro de 2012 (UTC)[responder]

Eixo de Rotação[editar código-fonte]

"A principal característica de Urano, é sua estranha inclinação na linha de rotação, quase noventa graus em relação com sua órbita; a inclinação não somente do planeta, mas também de seus anéis, satélites e campo magnético."

O que é "linha de rotação"?

Eu considero o trecho acima confuso, a informação correta é que a DIREÇÃO DO EIXO DE ROTAÇÃO de Urano quase coincide com o PLANO DA ÓRBITA do planeta. De tal forma que ele parece "deitado". O plano formado pelo seu equador é o que quase apresenta 90 graus de inclinação com o da órbita.

O ítem "Inclinação do eixo de rotação", no mesmo artigo, esclarece muito bem a questão.

A versão da Wikipedia em inglês também apresenta esse conceito muito claramente.


Só mais uma coisa: "característica cor azul-esverdiada". Acho que poderíamos corrigir para "azul-esverdEada" também...

tipo isto não é chegar aqui e escrever!!!

Inclinação no eixo de rotação[editar código-fonte]

Do texto principal: "A inclinação axial próxima a 90º de Urano fá-lo girar praticamente "deitado"; por isso suas regiões equatoriais ficam muito fracamente expostas à luz e à energia solar a maior parte do tempo, especialmente por ocasião dos solstícios de Urano. O que ainda permanece incógnito e sem resposta clara é o fato de a temperatura destas regiões não serem menores do que as temperaturas registradas nos pólos; estes, em função da inclinação axial, ficam alternadamente expostos o tempo inteiro à radiação solar. É provável que haja algum tipo de geração de calor e que a dinâmica atmosférica deste planeta promova, de alguma forma, o aquecimento das regiões equatoriais, mas até o momento não há consenso entre os cientistas sobre como isto se dá."

Desconfio que esse conceito não é preciso: com a inclinação axial de ~90º, a duração do dia, em regiões próximas aos pólos de rotação, haveria a prevalência de dias e noites que coincidiriam com o período de translação ao redor do Sol, ou seja, ~84 anos, havendo insolação vertical em regiões muito próximas aos pólos. Regiões próximas ao equador teriam a duração do dia e da noite com período de aproximadamente 17h14m, regidas pelo movimento de rotação, sobretudo nos equinócios onde o Sol incide verticalmente na linha do equador. Para outras regiões, a duração do dia e da noite variariam rapidamente entre o período de ~84 anos e de ~17 horas, significando que em cada fase do movimento de translação há um hemisfério quente e outro frio... que alternariam-se num período de 84 anos de forma gradual. Há de considerar também a distância de Urano ao Sol: a importância do calor do Sol decresce de forma proporcianal ao inverso do quadrado da distância. Urano receberia 1:368 da energia solar da Terra distribuídos em 84:1 anos, com um gradiente progressivo de insolação. A explicação sobre as pequenas diferças entre a temperatura dos pólos e do equador devem correlacionar-se com essas características. --Jirah (discussão) 21h12min de 30 de Março de 2008 (UTC)