Discussão:Wanessa Camargo

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    Infobox e introdução[editar código-fonte]

    Olá Patricia CV. Não mantive algumas referências porque: AllMusic é mais fiável que o PurePeople. Site de uma boate onde ela se apresentou também não é muito fiável, além disso, ele não faria nenhum sentido na nova introdução. A referência usada para afirmar que "...."Relaxa" e Culpada", que ganharam boa repercussão nas rádios" não está mais disponível. Além disso, singles promocionais na introdução fazem ela perder o foco. Nunca ví outro artigo citar isso logo na introdução (que é pra ser um resumo, sem muito detalhamento).

    Se ela é "ocasionalmente" uma apresentadora, não é uma ocupação principal e deveria aparecer, talvez, em "outras ocupações" na infobox. Pelo que lí, ela começou a carreira atuando e cantando, e pratica dança desde muito cedo. Inclusive, o AllMusic cita ela como uma dançarina, além de cantora e atriz. Como a dança é muito presente até hoje no trabalho dela, acho que é ok citá-la como dançarina.

    Sobre a infobox: Como a própria biografia dela no AllMusic diz, ela sempre explorou diversos estilos, mas mantém a raiz no pop. Se citarmos country pop na infobox, seria necessário colocar também dance-pop, electropop (gênero que ela mais explorou entre 2010 e 2015), sertanejo, R&B... e esses gêneros secundários deveriam ficar na seção de características artísticas. No campo de 'Afiliações' deve se incluir apenas artistas e produtores que trabalharam com ela em diversas ocasiões (nesse caso, o Mister Jam, por exemplo, poderia ser citado). Familiares deveriam, se julgar necessário, aparecer em "Parentesco". A infobox de Biografias é muito mais abrangente, por isso é melhor. Nenhum filho da Wanessa é um artista ou possui um artigo próprio, logo, o nome deles deve ser citado apenas na seção vida pessoal. O piano é um instrumento citado na infobox, mas em nenhuma linha durante o artigo isso é justificado. Se ela nasceu no Brasil e não possui nenhuma outra nacionalidade/cidadania, porque preencher esse campo? Na infobox, deve constar o nome de nascimento, não de casada.

    De acordo com o significado adotado pelos editores do artigo Biografia, uma biografia "narra a história da vida de uma pessoa." Logo, é uma redundância existir uma seção intitulada "Biografia".

    Também proponho a mudança da foto principal para essa, pois ela está olhando diretamente pra câmera:

    Wanessa

    --Rhodes00 (discussão) 17h00min de 24 de novembro de 2018 (UTC)Reply[responder]

    @Patricia CV: Algumas mudanças na introdução parecem problemáticas pra mim. Antes de se tornar conhecida, ela já estava envolvendo em alguns projetos, como por exemplo, uma peça de teatro e o grupo de bailarinos do pai e tio dela. Ela não surgiu no meio artístico "do nada", logo, me parece apropriado citar isso na introdução. Ela lançou três álbuns com o mesmo título, o nome dela, então parece ok dizer que são álbuns autointitulados, ou homônimos. O novo texto faz parecer que ela explorou tanto a música country... sendo que na realidade ela fazia um pop adolescente comercial com influencia do country e vários outros estilos no começo da carreira, e era isso. Como é dito na biografia dela no AllMusic, "Camargo's style of music varies, often touching upon dance, rock, country, and forró, but is always easily accessible, slickly produced, and rooted in pop." Nem mesmo existem referências ao longo do artigo que suportem a afirmação de que os quatro primeiros álbuns dela são "focados no country pop", e muito menos que o álbum W "foi aclamado pela crítica". Eu abri o artigo do álbum e nem mesmo uma única crítica existe lá, e, se existisse, deveria estar no corpo deste artigo. É óbvio que o álbum sertanejo dela foi mal recebido pela crítica, mas me parece muito mais apropriado dizer que ele foi recebido "sob críticas negativas devido ao apelo à música sertaneja" do que chamá-la de oportunista entre aspas logo na introdução. Não parece muito neutro. Eu não sei se você abriu a referência, mas a People en Español diz claramente que ela vendeu "dos millones de discos" durante a carreira, e não um. Dito isso, vou restaurar a introdução anterior que, óbviamente pode melhorar, mas não desse jeito. --Rhodes00 (discussão) 17h31min de 27 de agosto de 2019 (UTC)Reply[responder]
    Vou ter que problematizar a reformulação da introdução pela terceira vez: não, não precisamos preencher o campo Nacionalidade quando ela nasceu no Brasil, mora no Brasil e nunca teve outra nacionalidade. Quão influentes são Shania Twain e Faith Hill na carreira da Wanessa pra serem citadas na segunda linha da introdução? "...focados no country pop" e não cita nenhuma referência além da biografia no site oficial que foi obviamente copiada da própria Wikipédia e você sabe disso. Coloquei marcações na seção "Características musicais" e ninguém as retirou, muito menos adicionou referências. Enfim, já falei sobre isso aqui em cima. "Entre 2005 e 2009, redirecionou sua carreira para a música pop dançante": não existe nada no artigo que justifique essa frase na introdução. "Na sequência" lançou Total e Meu Momento (que sequência? depois de 2009 se volta pra 2007?). "...também elogiados pela qualidade dentro do pop e originalidade", e cita a referência do AllMusic, que não faz qualquer julgamento sobre os trabalhos, apenas fala sobre a experimentação com uma gama de estilos e diz que produziu singles bem sucedidos. "Retornou aos mainstream da música"? Ela nunca deixou de ser uma artista popular que faz parte do casting de grandes gravadoras. Isso nem faz sentido. "...retornou ao cenário pop após 9 anos": até 2015 ela se dedicou ao pop eletrônico, não existe "após 9 anos". "...e recebeu importantes prêmios" é completamente parcial. Importante pra quem? Quem disse que é importante ou não? Esse julgamento não cabe aqui. E, novamente: essa introdução obviamente pode melhorar, mas não ignorando políticas de edição e referências. --Rhodes00 (discussão) 19h48min de 30 de dezembro de 2019 (UTC)Reply[responder]