Discussão:Wanessa Camargo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Infobox e introdução[editar código-fonte]

Olá Patricia CV. Não mantive algumas referências porque: AllMusic é mais fiável que o PurePeople. Site de uma boate onde ela se apresentou também não é muito fiável, além disso, ele não faria nenhum sentido na nova introdução. A referência usada para afirmar que "...."Relaxa" e Culpada", que ganharam boa repercussão nas rádios" não está mais disponível. Além disso, singles promocionais na introdução fazem ela perder o foco. Nunca ví outro artigo citar isso logo na introdução (que é pra ser um resumo, sem muito detalhamento).

Se ela é "ocasionalmente" uma apresentadora, não é uma ocupação principal e deveria aparecer, talvez, em "outras ocupações" na infobox. Pelo que lí, ela começou a carreira atuando e cantando, e pratica dança desde muito cedo. Inclusive, o AllMusic cita ela como uma dançarina, além de cantora e atriz. Como a dança é muito presente até hoje no trabalho dela, acho que é ok citá-la como dançarina.

Sobre a infobox: Como a própria biografia dela no AllMusic diz, ela sempre explorou diversos estilos, mas mantém a raiz no pop. Se citarmos country pop na infobox, seria necessário colocar também dance-pop, electropop (gênero que ela mais explorou entre 2010 e 2015), sertanejo, R&B... e esses gêneros secundários deveriam ficar na seção de características artísticas. No campo de 'Afiliações' deve se incluir apenas artistas e produtores que trabalharam com ela em diversas ocasiões (nesse caso, o Mister Jam, por exemplo, poderia ser citado). Familiares deveriam, se julgar necessário, aparecer em "Parentesco". A infobox de Biografias é muito mais abrangente, por isso é melhor. Nenhum filho da Wanessa é um artista ou possui um artigo próprio, logo, o nome deles deve ser citado apenas na seção vida pessoal. O piano é um instrumento citado na infobox, mas em nenhuma linha durante o artigo isso é justificado. Se ela nasceu no Brasil e não possui nenhuma outra nacionalidade/cidadania, porque preencher esse campo? Na infobox, deve constar o nome de nascimento, não de casada.

De acordo com o significado adotado pelos editores do artigo Biografia, uma biografia "narra a história da vida de uma pessoa." Logo, é uma redundância existir uma seção intitulada "Biografia".

Também proponho a mudança da foto principal para essa, pois ela está olhando diretamente pra câmera:

Wanessa

--Rhodes00 (discussão) 17h00min de 24 de novembro de 2018 (UTC)