Discussão:Buraco negro supermassivo

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 28 de fevereiro de 2012 de Heiligenfeld no tópico Massivo é válido


Massivo ou maciço?[editar código-fonte]

Até onde eu saiba, não existe "massivo" em português correspondendo a uma derivação de "massa" (ver [1] e [2]) Heiligenfeld disc 19h42min de 26 de fevereiro de 2012 (UTC)Responder

Massivo é válido[editar código-fonte]

Acredito que quando tratamos de assuntos pertencentes a determinado ramo do conhecimento nós devemos utilizar a nomenclatura do seu respectivo grupo de estudo.

No caso do buracos negros, existe vasta quantidade de produção acadêmica que adota o termo "super massivo". E essa produção acadêmica utiliza o termo "massivo" correspondendo a ma derivação de massa, e ela ainda o é em português brasileiro.

Eu prefiro o termo "Super Massivo" pois ele já é amplamente utilizado nos meios científicos e de divulgação.o comentário precedente não foi assinado por Viniciusgrassi (discussão • contrib)

Sim, eu sei que no meio acadêmico é muito usado o termo "massivo". Entretanto, o termo não é dicionarizado e o seu uso nos artigos não justifica sua inclusão. Talvez seja uma má tradução do termo "massive", do inglês, e os pesquisadores talvez não saibam (ou tenham preguiça) de usar o termo correto em português, "maciço". Se não houvesse uma palavra em português equivalente, não haveria problemas, mas nesse caso há. Não haveria nenhum problema encontrar "maciço" em um artigo científico: outros pesquisadores e leitores poderiam "estranhar" a palavra, mas não poderiam contestar seu uso.
Palavras ou conceitos derivados dos meios de divulgações (não estou falando dos pesquisadores) não devem ser levados muito em consideração. A outros erros comumente propagados, como atribuir a escala Richter para a intensidade de um terremoto, já aposentada, em vez da escala de magnitude de momento, escrever mu"ss"arela em vez de mu"ç"arela (que é o correto), etc. Heiligenfeld disc 15h56min de 28 de fevereiro de 2012 (UTC)Responder