Discussão:Elomar

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 24 de fevereiro de 2018 de IacobusBr no tópico Encerrando o assunto

Elomar Figueira Mello[editar código-fonte]

Perguntado uma vêz a Elomar como realmente era a grafia do seu nome, ele respondeu: - Elomar Figueira Mello.

Exatamente como se escreve o nome de sua mãe: - Sra. Eurides Gusmão Figueira Mello.

Definitivamente sem o "L" em Figueira e sem o "DE" antes do Mello.

Portanto sugiro alterar o titulo deste artigo.

Porto Seguro 01:05, 27 Outubro 2006 (UTC)

  • Há tempos que venho querendo consertar isto, mas só agora tive saco... Ninguém aqui é "fonte" de nada. Portanto, o nome do cantor é grafado assim, é assim que está em seus discos... E nas duas fontes oficiais que juntei agora (tenho dezenas de outras, que virão a seguir). Também o conheço pessoalmente, já almoçamos juntos blá-blá-blá - e isto não me torna fonte de nada, a não ser da fotografia que dele tirei naquela época em que morou no ex-distrito de minha cidade, Lagoa Real... Portanto, essa "choradeira" sobre o nome é mesmo uma tentativa estranha de impor uma grafia por conta própria. No dia em que você trouxer algo concreto... André Koehne (discussão) 10h54min de 6 de fevereiro de 2012 (UTC)Responder


HudsonLacerda»»» O nome de Elomar está errado! É Elomar Figueira Mello, como alguém notou. O fato de haver três fontes propagando uma grafia diferente não justifica manter o erro. Há fontes na internet: http://www.rossanecomunicacao.com.br/locanda/loja.html http://elomar.net/ E também fontes escritas, como esta publicação de 2008, de cuja elaboração participei pessoalmente: Elomar:cancioneiro MELLO, Elomar Figueira; CUNHA, João Paulo. Elomar: cancioneiro. Belo Horizonte: Duo Editorial, 2008. Veja-se ainda a capa do disco "Sertania" (Kuarup Discos, 1984) e outros documentos, como o romance "Sertanílias" de autoria do próprio Elomar. "Elomar Figueira Mello" é como oficialmente ele se registra em documentos. Se há "fontes oficiais" dizendo outra coisa, então pode ser que Elomar tenha mudado de nome, e essa informação deveria constar na página sobre ele. «««

  • André, você tem algum documento confiável sobre o nome tal como ficou agora no artigo, ou prefere disputar quem tem mais fotos junto do Elomar? Para referência aqui na Wikipédia é irrelevante eu perguntar diretamente. As fontes que estão no artigo não parecem fiáveis para esse fim: são uma web de divulgação de terceiros, um requerimento oficial sobre um disco coletivo (que pode conter informações equivocadas, inclusive o nome do Dércio Marques também está escrito errado no requerimento), e um apanhado informal sobre Paulo Moura, também derivado de disco coletivo. Já as fontes que considero realmente oficiais e confiáveis -- que são as da própria produção do Elomar (que indiquei acima), assim como as obras publicadas pelo próprio Elomar individualmente -- adotam a grafia "Elomar Figueira de Mello" (que é utilizada em um documento que possuo, assinado pelo próprio, com nºs de CPF e RG). Também a dissertação de Mestrado do João Omar, defendida na UFBA em 2002, tem o nome completo do pai já no título. O mesmo fazem numerosos trabalhos acadêmicos que tenho lido. As partituras da publicação ELOMAR:cancioneiro têm o nome completo do Elomar em TODAS as páginas, e o livro Sertanílias tem o nome completo na capa. Você acha que Elomar não viu? As únicas possibilidades de você estar certo são Elomar ter mudado de nome ou erro no cartório de registro, e, enfatizo novamente, se isso ocorreu, isso deveria ser informação constante no artigo. Por exemplo, deveria informar que o autor usa profissionalmente um nome de fantasia ao invés do real, se fosse o caso, e isso resolveria a polêmica deste tópico. Se você quiser checar diretamente com a produtora do Elomar, entre em contato com a Rossane Nascimento pelo e-mail que você encontra em http://www.casadoscarneiros.org.br/ (Ass. Hudson Lacerda (15mar2012))


Elomar Figueira Mello.[editar código-fonte]

O nome correto de Elomar pode ser visto no seu site oficial:

http://www.elomar.com.br

Porto Seguro 01:08, 27 Outubro 2006 (UTC)

Em 11 de novembro de 2006 estive com o filho de Elomar, o maestro João Omar e perquntei mais uma vêz qual a grafia correta donome do Pai Eloma, resposta definitiva: Elomar Figueira Mello.Fez ainda a resalva que ElomarDETESTA quando acrescentam o "DE" antes do Melo.

Porto Seguro 00:09, 13 Novembro 2006 (UTC)

Que coisa! Não somente este site não existe, como o filho dele, em supostas conversas com alguém não se traduz em fonte de absolutamente nada. André Koehne (discussão) 10h54min de 6 de fevereiro de 2012 (UTC)Responder

Elomar - eliminação de paragrafo na página.[editar código-fonte]

O paragrafo abaixo que esta no texto da página de Elomar é completamente desnecessário.

Paragrafo:

"Seu nome, em verdade, é Filgueira, com L - mas a grafia não tem a mesma divulgação que a forma equivocada figueira - como a que consta deste verbete".

Porto Seguro 14:50, 17 Novembro 2006 (UTC)

Outra vez, o nome[editar código-fonte]

Inserido o redirecionamento para Elomar Figueira Mello

Encerrando o assunto[editar código-fonte]

Elomar está aqui agora, arquitetando uma cerca elétrica para conter a onça que, segundo ele, vem dizimando o seu rebanho de carneiros e de cabras, face à irresponsabilidade do Ibama que está enchendo a caatinga de felinos, serpentes de outros habitat, como o Surucucu, é da Floresta Atlântica. Ao deixá-lo a par das discussões sobre a grafia do seu nome, ele afirma que o nome dele é Elomar Figueira Mello, o que estiver fora disso fica por conta da incompetência e da ignorância de jornalistas apressados. (Rossane Nascimento - 15 de março de 2012).

  • Como já foi dito, e repetido, nem eu, nem a Rossane, nem mesmo o próprio Elomar são fontes de absolutamente nada. Qualquer um pode chegar e dizer algo; se por algum motivo ele adotou este sobrenome no começo da carreira - e hoje desistiu - é questão que (com fontes) se pode ou não discutir. Quanto à ignorância, creio que seja um termo descabido aqui, já que ninguém ignorou as duas grafias. André Koehne (discussão) 16h28min de 15 de março de 2012 (UTC)Responder
  • Deletar a página "Elomar Figueira Mello", substituindo-a por outro nome, que se pretende apresentar como "o correto", sem colocar nem mesmo um redirecionador, foi um erro grave. Parece uma "tentativa estranha de impor uma grafia por conta própria", citando fontes poucas e duvidosas. Uma enciclopédia, ao tratar sobre uma figura pública, precisa ter um verbete com o nome com o qual essa figura se apresenta. Apresento abaixo uma contribuição sobre o assunto, com fatos e fontes. (HudsonLacerda) o comentário precedente não foi assinado por 189.83.186.196 (discussão • contrib)
    • Prezado IP; a rigor, preferia esta página como foi originalmente criada - Elomar - e somente isto; mais tarde foi que alteraram. Quanto ao sobrenome, talvez o artista queira - ou queiram alhures - que se negue a raiz de cristão-novo que é marcante na família Filgueira(s) do Nordeste? Este, sim, um sobrenome com raízes ancestrais, origem lusitana, belo brasão, marca de vinho, etc. Já o "Figueira", sem o "ele", ignoro qual a história... Enfim, cada um com suas manias. André Koehne (discussão) 10h44min de 16 de março de 2012 (UTC)Responder

Algumas fontes para a questão do nome[editar código-fonte]

Estes são fatos apurados:

Alguns discos de músicas de Elomar apresentam grafias diversas para seu nome. As primeiras gravações (dois discos compactos simples, um de Elomar e outro de Israel Filho) apresentam a grafia "Elomar Figueira de Mello" (ou "Elomar F. de Mello").

Já o texto do músico Carlos Lacerda citado na contracapa de Das Barrancas do Rio Gavião contém "Elomar Figueira de Melo".

Alguns outros discos usam apenas "Elomar", como por exemplo: Parcelada malunga (Elomar e Arthur Moreira Lima) e ConSertão (Elomar, Paulo Moura, Arthur Moreira Lima e Heraldo do Monte).

A grafia que o compositor reconhece é "Elomar Figueira Mello", e pode ser encontrada na capa dos álbuns Na quadrada das águas perdidas, Auto da catingueira, Cartas Catingueiras. Também é a forma encontrada em obras recentes como o livro "Sertanílias - Romance de Cavalaria", escrito e editado pelo próprio Elomar. Também é a grafia encontrada em numerosos textos acadêmicos sobre o artista, e nos sítios de internet associados ao compositor (elomar.net e casadoscarneiros.org.br).

FONTES CONSULTADAS:

--- Hudson Lacerda (16mar2012-00:44BRT) o comentário precedente não foi assinado por 189.83.186.196 (discussão • contrib)

Causa-me estranheza que algo de somenos desperte tanto interesse; mormente porque o artista em questão tenha passado tanto tempo sem lançar novos sucessos. As "teses" citadas me parecem bem distante de compreender, justamente, aquilo que o cantador e violeiro tentou apresentar ao mundo - o sertão baiano... Aliás, tenho lido ótimas piadas sobre o sertão nelas. Boas pesquisas, 189.83.186.196... André Koehne (discussão) 10h44min de 16 de março de 2012 (UTC)Responder

    • Elas são uniformes na grafia do nome, que é a única coisa que importa neste contexto. Como há irregularidades em alguns dos primeiros discos, não se justifica manter apenas um verbete com grafia não usual, o que só serve para confundir os leitores. (HL) 189.83.209.81 (discussão)

Religião[editar código-fonte]

Qual é a fonte para o "protestantismo" do Elomar? Várias músicas ele usa uma linguagem bem católica, citando a Virgem Maria, por exemplo. (177.86.143.51 (discussão) 17h01min de 17 de janeiro de 2017 (UTC))Responder

A família de Elomar não tem raiz protestante como diz o wiki, e sim católica. " partir dos dezoito anos, a casa de mãe Neném, sua avó, será sua morada toda vez que voltar de férias da capital, embora visite constantemente sua avó Maricota na cidade e seus pais no São Joaquim. Esta preferência de habitação deve-se ao fato único de mãe Neném, em sendo católica apostólica, ter sido mais tolerante com o tipo de vida do moço poeta, de perfil boêmio." http://www.elomar.com.br/biografia.html Thiago 22h00min de 25 de março de 2017 (UTC)

A família dos avós paternos é de tradição católica e a família dos avós maternos é de tradição protestante, então ele teve contato com as duas influências religiosas.--IacobusBr (discussão) 13h49min de 3 de fevereiro de 2018 (UTC)Responder
" partir dos dezoito anos, a casa de mãe Neném, sua avó, será sua morada toda vez que voltar de férias da capital, embora visite constantemente sua avó Maricota na cidade e seus pais no São Joaquim. Esta preferência de habitação deve-se ao fato único de mãe Neném, em sendo católica apostólica, ter sido mais tolerante com o tipo de vida do moço poeta, de perfil boêmio " - a interpretação desse texto não é linear como acima. O fato de sua avó católica ser mais tolerante com o perfil de vida boêmio de Elomar não quer dizer por isso ele teve formação principalmente católica. Mostra que a outra avó protestante não era tolerante com a boemia. De qual religião ele teve formação de forma mais forte não sei, porém uma avó era protestante e a outra católica. Não dá pra dizer apenas por esse texto que ele teve formação católica ou protestante. --IacobusBr (discussão) 14h17min de 24 de fevereiro de 2018 (UTC)Responder