Discussão:José Dirceu

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Este artigo deve seguir a política sobre biografias de pessoas vivas. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes fiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória. Se tal material for insistentemente recolocado ou se existem suspeitas de outras violações desta política, por favor apresente-as em Wikipedia:Pedidos a administradores.

Alterações[editar código-fonte]

Alterei o artigo para retirar a menção à "lista de Furnas", considerada uma falsificação pela perícia da Polícia Federal.

Além disso, acrescentei que José Dirceu foi denunciado pelo Procurador Geral da República como um dos líderes do Mensalão.

Creio que dessa forma o artigo ficou mais imparcial, pois não apresenta juízo de valor sobre José Dirceu. Busquei descrever os fatos destacando a condição de acusados ou denunciados (e não condenados).

--Enock 13:23, 14 Maio 2006 (UTC)


Ala Marighela[editar código-fonte]

O artigo está protegido, mas percebi que está escrito Alla Marighella quando o correto é Ala Marighella, afinal não é macarrão alla bolognese, mas ala de facção, setor. Se alguém puder corrigir tirando o L duplo seria importante. Dantadd 13:37, 14 Fevereiro 2006 (UTC)


Parágrafo mal redigido[editar código-fonte]

O último parágrafo do texto está mal redigido. Transcrevo-o a seguir para apontar seus erros.

"No dia 1 de dezembro de 2005, aproximadamente à meia-noite e meia, José Dirceu teve seu mandato cassado acusado de quebra de decoro parlamentar.O placar da votação de sua cassação foi 293 votos a favor e 192 contra, com isso José Dirceu ficará inelegível até 2015. O relator responsável pela cassação de José Dirceu foi o filho do ex-deputado e prefeito de Juiz de Fora Tarcísio Delgado, Júlio Delgado. Curiosamente quando a imprensa divulga uma lista de deputados que receberam dinheiro ilícito da estatal Centrais Elétricas de Furnas, o furnasduto, através de seu diretor Dimas Toledo, um dos beneficiados presentes na lista é exatamente o deputado Julinho Delgado."

Primeiramente, na língua portuguesa, o primeiro dia do mês deve ser escrito com um numeral ordinal e não cardinal. Portanto, o correto seria 1º de dezembro e não 1 de dezembro.

Em segundo lugar, o trecho "José Dirceu teve seu mandato cassado acusado de quebra de decoro parlamentar" deveria ser substituído por "José Dirceu teve seu mandato cassado por quebra de decoro parlamentar".

Em terceiro lugar, deveria haver um espaço depois do sinal de pontuação no trecho "...decoro parlamentar.O placar da votação...". Mais à frente, deveria haver um ponto final no lugar da vírgula em "...192 contra, com isso..." e uma vírgula depois de "com isso" (que teria inicial maiúscula, obviamente).

Sugiro ainda substituir o trecho "o relator responsável pela cassação de José Dirceu" por "o relator do processo de cassação de José Dirceu no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados".

Em quarto lugar, deveria haver uma vírgula após o advérbio "Curiosamente", visto que é feita uma mudança na ordem normal da oração.

Além disso, falta objetivadade ao trecho "...quando a imprensa divulga uma lista de deputados que receberam dinheiro ilícito da estatal Centrais Elétricas de Furnas, o furnasduto, através de seu diretor Dimas Toledo, um dos beneficiados presentes na lista é exatamente o deputado Julinho Delgado.", que, para melhor se adequar aos padrões da wikipédia, deveria ser substituído por "...quando a imprensa divulgou uma lista de políticos que teria recebido dinheiro ilícito da estatal Centrais Elétricas de Furnas, o chamado "dimasduto", por meio de seu então diretor Dimas Toledo, um dos supostamente beneficiados pelo "caixa 2" da empresa teria sido o deputado Júlio Delgado."


________________________________________________________________________________________________


Operação Sanguessuga

"As investigações da Polícia Federal no âmbito da Operação Sanguessuga, que apura o desvio de verbas federais em convênios para compra de ambulâncias, revelam que a quadrilha que operava no Congresso e no Ministério da Saúde podia estar planejando ações mais ousadas na esfera federal por meio de contatos com a cúpula do PMDB de Minas, presidido pelo ex-ministro Saraiva Felipe (Saúde). " (http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/brasil/2390001-2390500/2390138/2390138_1.xml)

Bom não sei por que tanta investigação, e tudo perda de tempo ja que todos sabemos que os politicos brasileiros são todos sanguessugas, que defazam o Sistema de educação para que o povo brasileiro não tem instrução o suficiente para lutar contra eles, e assim continuarem em seu reinado de estorção.

Informação relevante?[editar código-fonte]

Um dos últimos parágrafos afirma:

O relator do processo de cassação de José Dirceu no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados foi Júlio Delgado, filho do ex-deputado e prefeito de Juiz de Fora, Tarcísio Delgado.

Será que o fato de Júlio Delgado ser filho de Tarcísio Delgado é relevante, neste contexto? Várias outras pessoas são citadas sem este tipo de informação. Tsf 23:37, 12 Julho 2006 (UTC)

COMO É QUE UMA PESSOA QUE COMETEU O CRIME DE FALSIDADE IDEOLÓGICA, A PONTO DE ENGANAR A PRÓPRIA ESPOSA, PESSOA QUE MAIS DEVERIA SER RESPEITADA, PODERÁ REPRESENTAR O POVO PAULISTA, SE NEM AOS SEUS RESPEITA???

CRIME DE FALSIDADE IDEOLOGICA? Eu sabia que o povo era imbecil e ignorante, mas nunca achei que tanto! Só para explicar aos possíveis "confusos" que possam ler esse comentário cretino: José Dirceu, precisou mudar seus documentos e até realizar cirurgia plástica graças à perseguição da ditadura militar à sua pessoa. Durante a época da ditadura, ele foi exilado e expulso de seu prórpio pais por defender a democracia e o Estado de direito. O GOlpe militar cuspiu na constituição da época e roubou o Brasil dos brasileiros.

José Dirceu teve sua vida particular destruida pelos Tiranos (que eram apoiados militar e financeiramente pelos Estados Unidos). Recentemente, outra tentativa de acabar com um dos maiores homens políticos desse pais acabou pro depô-lo de seu mandato como Ministro Chefe da Casa Cívil sem a apresentação de nenhuma prova concreta de sua participação no chamado "escandalo do mensalão". O povo aplaudiu de pé e louvou tal crime de forma ignorante e demonstrando o poder de manipuilação que a mídia hegemônica nacional e os imperialistas tem sobre o povo brasileiro.

Muitas imbecilidades são ouvidas desde então da boca ignorante da população que não estuda, não tem fundamentos para fazer afirmações políticas e então, palpitam sobre o assunto...

As observações anônimas acima trazem duas questões: (1) A questão ética de não contar à própria esposa sua verdadeira identidade. (2) A luta do José Dirceu era realmente pela democracia? Sua admiração até hoje pelo regime ditatorial cubano deixa dúvidas. Tsf (discussão) 11h16min de 28 de Dezembro de 2007 (UTC)

José Dirceu não foi perseguido por militar coisa nenhuma. Essa história é ele quem conta, mas até onde se tem documentado, Dirceu era informante e sempre escapou incólume para continuar passando informações. Foi por conta de sua atuação que muita gente acabou morrendo torturada e hoje um covarde forja a história de valente que tanta gente acha ser verdade.

compra de dossiê?[editar código-fonte]

A frase está colocada como se a suposta compra de dossiê fosse fato consumado. Se nem mesmo é fato consumado, como poderia ter autoria de Berzoini?

Vou colocar um "suposto". -- Nwerneck 00h42min de 20 de Setembro de 2007 (UTC)

ex-istência[editar código-fonte]

Qual a base pra afirmar que ele é um "ex-" político?... -- Nwerneck 00h37min de 20 de Setembro de 2007 (UTC)

  • Retirei, o fato de ele não ter o direito de concorrer não torna ele ex, até por que a pena não é para sempre. GRS73 msg 00h42min de 20 de Setembro de 2007 (UTC)

Atualmente, existem boatos de que Dirceu tentará obter uma anistia por parte da Câmara dos Deputados e, com isso, recuperar seus direitos políticos perdidos. Essa tentativa seria estimulada pela eleição do petista Arlindo Chinaglia para presidência da casa em 1 de fevereiro de 2007. José Dirceu e seus assessores negam tal pretensão.

Retirei. Enciclopédia não é lugar de boatos, ainda que todo mundo saiba que isso é mais verdade que boato. Wokiwoki 09h28min de 23 de Setembro de 2007 (UTC)

Treinamento militar[editar código-fonte]

Tem que deixar mais claro no texto que recebeu treinamento militar para ser guerrilheiro em Cuba, mas nunca praticou um ato guerrilheiro concreto de resistência a ditadura militar- e tentar entender o motivo disso, porque treinou, mas não pegou em armas. Há esses dados no texto, mas estão desconexos. Thiago FT. comentário não assinado de 177.42.99.147 (discussão • contrib)