Discussão:Uniformes do São Paulo Futebol Clube

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ex-Lista destacada Uniformes do São Paulo Futebol Clube é uma lista anteriormente destacada. Por favor, veja as ligações nas metas alcançadas abaixo para a página de nomeação original e a razão pela qual foi removido o estatuto. Se puder melhorar a página para que atinja os critérios para listas destacadas, pode renomeá-la para que obtenha novamente o estatuto de destacado.
Etapas passadas por este artigo
Data Processo Resultado
17 de maio de 2009 Candidata a lista destacada Promovida
16 de junho de 2020 Revalidação de lista destacada Despromovida
Estatuto atual: Ex-lista destacada

Patrocínio da LG[editar código-fonte]

No começo deste ano, o São Paulo e a LG renovaram o contrato para apenas o final deste ano, em razão da crise,estando o tricolor liberado para renegociar o contrato no final do ano e se não coberto pela LG,com qualquer outra empresa. Portanto, o correto é que o patrocínio vai de 2001 a 2009 e nõ 2010.

Abs, 201.6.102.195 (discussão) 21h32min de 24 de abril de 2009 (UTC)[responder]

caro anônimo…por favor, veja esse link onde diz que o contrato vale por 12 meses, que termina em janeiro de 2010 e que o SPFC poderá fechar outro contrato a partir de março de 2010.
espero que não mais seja retirado conteúdo válido sem fontes.
abraços,
tales.ebner 14h12min de 25 de abril de 2009 (UTC)[responder]

erro no uniforme[editar código-fonte]

è um erro comum e repetido por quase todos que retratam os uniformes do começo do século passado: As meias do Paulistano, assim como as do são paulo da floresta são pretas, como se atesta em qualquer foto entre 1902 e 1934. O paulistano jamais usou meias vermelhas. o são paulo, em 1992 usou meias pretas no uniforme titular, talvez, talvez por homenagem a esse seu período histórico. fato é que precisa se corrigir esse engano e este é o melhor lugar. obrigado. o comentário precedente não foi assinado por 200.196.234.72 (discussão • contrib.) 03h42min de 1 de maio de 2009 (UTC)[responder]

caro anônimo, de acordo com as fotos que possuo os uniformes de 1992 possuem meias brancas mesmo, mas alguns deles possuem faixas em vermelho, preto e branco. se vc possuir alguma foto com o meião preto, incluo no anexo.
quanto ao uniforme do paulistano, olhando as fotos eles realmente "parecem" pretos, mas não dá pra dizer isso com certeza absoluta, pois em uma foto em preto e branco uma cor viva (tal qual o vermelho) pode aparecer como preto. além disso nesse capítulo do livro sobre a história do paulistano, vemos, no último parágrafo e em alguams legendas de fotos sendo repetido que as cores do paulistano eram o branco e o vermelho. além disso, na primeira foto da página 71 vemos o meião mais claro…talvez um vermelho desbotado. além disso em 2000 o são paulo fez um jogo em homenagem ao paulistano e usou meiões vermelhos.
por esses argumentos, espero que vc consiga as fontes para que possamos fazer as alterações propostas por vc.
abraços,
tales.ebner 03h42min de 1 de maio de 2009 (UTC)[responder]

Anets de tudo, obrigado por ler e discutir de forma producente e respeitosa.Há muitos editores que impõe sua opnião pessoal como donos do artigo.

Veja a foto do Paulistano aqui com camisa vermelha:

http://3.bp.blogspot.com/_6iQlPJzlt_8/SZ8UVbXkDiI/AAAAAAAAAPw/v4VynltPDZw/s1600-h/PAULISTANO+1925.bmp

compare a diferença entre o tom das meias e o das camisas. Mesmo a camisa do goleiro, de vermelho bastante escuro, permite distinguir seu relevo, enquanto as meias são totalmente opacas, escuras demais, pretas.

Há que se reparar : nas primeiras décads, por algum motivo, todos os times jogavam com meias pretas .Olhe a diferença entre as camisas escuras e as meias, opacas,sem tom, pretas.

Que o São Paulo da Floresta adotou meias pretas acho ponto pacífico, vide: http://spfcpedia.biz/equipes-postadas/full/1931_paulista.jpg

Já o São Paulo adotou, no primeiro semestre de 93, meias pretas tal qual o São paulo da Floresta. Repare que é o uniforme titularno Morumbi. Mando do sampa, uniforme titular. A obrigatoriedade do segundo jogo de meias só veio em 1996. Repare:

http://www.tricolormania.com.br/eventos/posters/1993a.jpg

de qualquer forma, obrigado.

o comentário precedente não foi assinado por 200.196.234.72 (discussão • contrib.) 12h42min de 4 de maio de 2009 (UTC)[responder]

Vi as fotos e vou arrumar a imagem do paulistano e inserir as meias pretas de 1993 assim que possível.
abraços,
tales.ebner 12h42min de 4 de maio de 2009 (UTC)[responder]
Feito há alguns dias. abraços, tales.ebner 01h46min de 18 de maio de 2009 (UTC)[responder]

Reformulação[editar código-fonte]

@Fronteira e ChristianH: trabalhei no artigo procurando atualizá-lo e corrigir alguns pontos:

  • A introdução foi modificada para dar mais foco ao tópico. A antiga era interessante e aproveitei trechos desta, mas ela desviava demais dos uniformes do São Paulo, chegando a abordar história sobre a inclusão dos números.
  • Alterei a seção "uniforme", acrescentando conteúdo e melhorando o leiaute. A versão anterior estava um pouco desconectada, muitas informações sobre o escudo e pouca sobre os uniformes. Então procurei equilibrar, adicionando novas informações e trocando algumas imagens.
  • Depois de muito trabalho, atualizei a tabela de evolução dos uniformes, acrescentando novos ficheiros e encontrando fontes mais confiáveis. Neste requisito, o contribuinte Michael Serra me ajudou muito com o seu trabalho no sítio do clube, servindo como fonte.
  • Acrescentei conteúdo e atualizei a tabela de fornecedores de material esportivo.

Em suma, procurei manter uma prosa correlacionada com imagens para evitar qualquer violação de WP:NOGALERIA, como permaneceu por anos. Acrescentei informações, respaldando-as em fontes mais confiáveis diante das políticas da Wikipédia.

Sobre a tabela de uniformes, gostaria de buscar um equilíbrio e evitar atualizações fúteis ou insignificantes de temporada para temporada. Por exemplo, as modificações de listras e frisos que ocorrem nas mangas. Não vejo problema em manter a cor vermelha nos anos da tabela dos uniformes, mas a presença de mais tabelas idênticas já começa a provocar poluição visual. Por causa disso fiz mudanças na tabela dos fornecedores. Por fim, estou com muitas dificuldades para encontrar fontes sobre os patrocinadores. Eu eliminei a tabela com patrocinadores pontuais (aqueles que estampam o uniforme em jogos específicos) pois acredito que foge do escopo, correndo o risco de violar WP:RDI. Também pretendo eliminar todos os patrocinadores exceto os principais por dois motivos:

  • Ausência de fontes;
  • Não consigo dizer se o clube teve outros contratos que não estão presentes no artigo, talvez um reflexo da ausência de fontes.

Enfim, gostaria que vocês participassem dando opiniões, sugestões ou até mesmo corrigindo alguma informação incorreta. Aproveito e chamo @Red123 e Jonas kam:. Edmond Dantès d'un message? 06h29min de 19 de agosto de 2020 (UTC)[responder]