Distribua Mágoas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Distribua Mágoas
Desenvolvedor Vinícius Yamada
Plataforma Facebook
Lançamento 12 de dezembro de 2008; há 15 anos
Idioma(s) Português
Escrito em Português
Gênero(s) Rede social
Licença Gay Blog Br
Estado do desenvolvimento Desativado
Página oficial fb.com/distribuamagoas

Distribua Mágoas foi o primeiro aplicativo em português criado para o Facebook. Criado em 2008 pelo jornalista e publicitário Vinícius Yamada, o aplicativo servia como uma forma de interação humorada entre os usuários brasileiros.

Primeiro aplicativo em português no Facebook[editar | editar código-fonte]

Em 2009, quando o CEO do Facebook Mark Zuckerberg veio pela primeira vez ao Brasil, o engenheiro citou o Distribua Mágoas, aplicativo criado por Vinícius Yamada, como o primeiro em português criado na plataforma. Ao analisar o desempenho e popularidade do aplicativo entre os usuários brasileiros, Zuckerberg viu o país com grande potencial para expansão da plataforma.[1]

Histórico[editar | editar código-fonte]

Em entrevista ao jornalista Henrique Martin[1], o publicitário Vinícius Yamada disse que a ideia do aplicativo surgiu para contrapor os apps comuns na época do Facebook, que, basicamente serviam para enviar árvores, corações e peixes virtuais aos amigos. Na época, as mulheres eram as maiores usuárias do aplicativo e os homens eram os que mais recebiam os presentes virtuais. A "mágoa" mais popular era o do meme Vanessão.

Após o Facebook mudar a plataforma de programação de aplicativos dentro da rede social, o Distribua Mágoas saiu do ar e se transformou numa página de humor, que inclusive de desdobrou no portal Gay Blog Br.

Mágoas que eram distribuídas[editar | editar código-fonte]

Entre os presentes virtuais da plataforma Distribua Mágoas, estavam "fatura do cartão de crédito", "SMS do ex-namorado", "erro de gramática" e "Vanessão", que era meme da época.

A maioria das "mágoas" eram contextualizadas com fatos humorados ou que repercutiram muito na época, como "vasinhos roubados no cemitério", se referindo ao episódio que Clodovil Hernandes protagonizou[2]. Este último, foi retirado do ar em respeito após a morte do apresentador.

Muitas dos itens do aplicativo faziam referências à noite paulista e ao pajubá, linguagem comum entre a diversidade. A inspiração por personagens da noite de São Paulo se deu por Vinícius Yamada ter atuado por muito tempo como relações públicas em diversas casas noturnas da cidade, incluindo o D-Edge, localizado na Barra Funda.

Posteriormente o criador do aplicativo se especializou em Marketing Digital e fundou o portal Gay Blog Br e o jornal Olá Itapetininga.


Referências

  1. a b «Distribua Mágoas, um hit do Facebook sem coisas fofinhas». 5 de Agosto de 2009. Consultado em 24 de Dezembro de 2019 
  2. «Justiça condena Clodovil, mesmo morto, a indenizar Ronaldo Ésper». 29 de Abril de 2010. Consultado em 25 de Dezembro de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]