Dogma (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dogma
Dogma (PRT/BRA)
Dogma (filme)
 Estados Unidos
1999 •  cor •  130 min 
Género comédia
Direção Kevin Smith
Roteiro Kevin Smith
Elenco Ben Affleck
Matt Damon
Linda Fiorentino
Alan Rickman
Bud Cort
Salma Hayek
Chris Rock
Jason Lee
Jason Mewes
George Carlin
Janeane Garofalo
Alanis Morissette
Idioma inglês

Dogma é um filme americano de comédia, fantasia e aventura, de 1999, escrito e dirigido por Kevin Smith. É o quarto fime do Universo View Askew, ambiente fictício criado pelo diretor, que conta uma história sobre temas cristãos que causaram protestos e polêmicas em muitos países. Por conta dessa repercussão, Smith chegou a sofrer duas ameaças de morte.[1][2] Com algumas cenas filmadas em Nova Jérsei mas a maior parte das locações foi em Pittsburgh, Pensilvânia.

Uma coisa interessante em Dogma é que é um trabalho onde se podem ver diversos atores que depois se tornariam grandes estrelas, juntos, ainda em relativo inicio de carreira, como Salma Hayek, Ben Affleck, Matt Damon e mesmo Alan Rickman, que depois deu vida ao Snape, de Harry Potter. Além, é claro, da divertida participação de Alanis Morissette.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Bartleby (Ben Affleck) e Loki (Matt Damon) são dois anjos que foram banidos do Paraíso por Deus e ficaram exilados em Wisconsin. Percebem uma chance de salvação se passarem pela porta de uma igreja, quando seus pecados serão perdoados. Mas se fizerem isso provarão que Deus não é infalível e toda a existência poderá ser destruída. Inicia-se então uma dupla conspiração, vinda do céu e de parte do inferno.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Kimberley Jones (10 de agosto de 2001). «Mr. Smith Goes to Austin». Austin Chronicle. Consultado em 18 de junho de 2009 
  2. Andy Seiler (24 de outubro de 2001). «Kevin Smith is seldom Silent». USA Today. Consultado em 18 de junho de 2009 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.