Driver: You Are the Wheelman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Driver: You Are the Wheelman
Capa da versão europeia
Produtora(s) Reflections Interactive
Editora(s) GT Interactive e Infogrames
Plataforma(s) PS, PC, Mac, GBC
Data(s) de lançamento PS1: 1999, outros:2000
Gênero(s) corrida
Modos de jogo Single player
Classificação Inadequado para menores de 17 anos i ESRB (América do Norte)
Média CD-ROM

Driver: You Are the Wheelman, ou simplesmente Driver, é um jogo eletrônico de vídeo game de 1999 desenvolvido pela Reflections Interactive. O jogo é o primeiro da série Driver.

Sobre o jogo[editar | editar código-fonte]

John Tanner, um detetive de NYPD disfarçado, devido à sua impressionante capacidade de condução, deve ganhar a confiança dos patrões do sindicato através da realização de missões cada vez mais difíceis.

O game é jogado em quatro cidades (Miami, San Francisco, Los Angeles e Nova York), como muitos jogos, permanecem apenas parcialmente fiel ao layout original da cidade, mas especialmente destacados para explorar ambientes do mundo aberto.

O game foi desenhado para se parecer com os filmes dos anos 60 e 70 de perseguições de carros. O título e o tema de base parecem ser fortemente inspirado no filme Caçador de Morte (1978) pelo diretor Walter Hill. Mais notavelmente, o nível de treinamento no início do jogo é uma cópia de uma cena no filme em que o condutor provar suas habilidades para alguns bandidos em uma garagem. A música, o design de caráter geral nas cenas cortadas, e os próprios veículos (com calotas que voam), são inspirados em filmes como Bullitt e até mesmo programas de televisão como Starsky and Hutch. O jogo também inclui um modo de Diretor, na qual a corrida poderia ser repetida com câmeras escolhidas pelo jogador, e uma repetição rápida, onde as câmeras são automaticamente selecionadas.

Além do modo Undercover, o jogador também tem a opção de andar em torno das cidades (uma vez que foram desbloqueadas). O jogo ainda possui outros modos entre eles, perseguição, fuga, corrida contra o tempo usando checkpoints, e carnificina (infligir o máximo dano possível somente na versão PC). Depois do jogo ser terminado (o jogador pode usar senhas secretas como pular a missão da garagem, imunidade, super velocidade, modo de visão top down entre outros. Uma vez o jogo terminado na versão Pc, o jogador pode dar passeio curto em Newcastle, usando um Jaguar XJ40 '75. O mapa é extremamente limitado, e serve apenas para dar uma volta na cidade natal da marca fundadora do jogo.

Inicialmente, foi apenas lançado para PlayStation, Windows e Mac portas foram liberadas menos de um ano depois. Uma versão especial Game Boy Color foi lançado, com vista top-down, e apenas três cidades (São Francisco, foi removido), e missões a menos.

Cidades e Carros[editar | editar código-fonte]

O jogo possui 4 cidades, e em cada uma o jogador utiliza um carro diferente.

Miami, 1971 Buick Skylark e Buick Regal (usado em apenas algumas missões) e 1967 Chevrolet Camaro SS Custom na missão Superfly Drive.

San Francisco, 1967 Ford Fairlane e 1979 Ford LTD-S Taxi. Carros alternativos: 1977 Mercury Monarch (apenas na versão PC).

Los Angeles, 1974 Dodge Monaco Sedan. Carros alternativos: 1974 Chevrolet Camaro Z28 e 1971 Chevrolet Chevelle SS (apenas na versão PC).

Nova Iorque, 1972 Chevrolet Nova e 1979 Cadillac DeVille Presidential (Missão Final).

Driver ainda possui outros carros utilizados em missões:

1986 Dodge Ram

1979 Dodge St. Regis (Versão Policial).

1979 Ford LTD-S Taxi

1966 Pontiac Grand Prix.

Carros Secretos versão PC:

1979 Cadillac DeVille 

1960 Ferrari 250 GT SWB

1955 Ford Thunderbird 

1975 Jaguar XJ40

Prêmios[editar | editar código-fonte]

  • E3 1999 Game Critics Awards: Melhor jogo de corrida
  • Ranking #12 da lista da IGN "Os 25 melhores jogos de todos os tempos" Playstation

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.