Dschinghis Khan (canção)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alemanha "Dschinghis Khan"
Festival Eurovisão da Canção 1979
Artista(s) Louis Hendrik Potgieter, Wolfgang Heichel, Henriette Heichel-Strobel, Edina Pop, Steve Bender, Leslie Mándoki
Grupo Dschinghis Khan
Compositor(s) Ralph Siegel
Letrista(s) Bernd Meinunger
Resultado da Final 4.º
Pontos da Final 86
Actuações Cronológicas
◄ Feuer (1978)   
Theater (1980) ►

"Dschinghis Khan" (Gengis-Khan) foi a canção que representou a Alemanha no Festival Eurovisão da Canção 1979 cantada em alemão pela banda Dschinghis Khan. A referida canção tinha letra de Bernd Meinunger, música de Ralph Siegel e orquestração de Norbert Daum. A canção foi a nona a desfilar no referido evento a seguir à canção suiça e antes da canção israelita. No final da votação, classificou-se em quarto lugar e recebeu 86 pontos.

A música insere-se no movimento da música disco, seguindo a tradição da também banda alemã Boney M. Como o próprio título sugere é um elogio do chefe do povo guerreiro mongol chamado Gengis-Khan, com versos enaltecendo o seu aspecto guerreiro.[1] A atuação em palco foi similar ao estilo flamejante, com um dos membros da banda (Louis Hendrik Potgieter) vestindo uma caricatura do guerreiro e saltando no palco , seduzindo os membros femininos da banda e rindo.

A canção teve duas versões posteriores, uma pelo cantor George Lam na década de 1980 e outra pela pela banda japonesa Berryz Kobo em 2008.

A canção surge em várias colectâneas best-off do Festival Eurovisão da Canção e foi também um sucesso vendas no ano de 1979, em especial nos países de língua alemã: Áustria e Suíça ( a versão original) e no resto da Europa Ocidental, graças à versão em inglês.

Referências

  1. «Dschinghis Khan lyrics». diggiloo.net. Consultado em 3 de agosto de 2014 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o
Portal da Música