Ducado de Varsóvia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O território do Ducado de Varsóvia.

O Ducado de Varsóvia (Księstwo Warszawskie, em polonês; Duché de Varsovie, em francês; Herzogtum Warschau, em alemão) foi um Estado polonês criado por Napoleão Bonaparte em 1807 a partir de território cedido pelo Reino da Prússia, nos termos dos tratados de Tilsit.

Após a fracassada invasão do Império Russo por Napoleão, o ducado foi ocupado por tropas prussianas e russas até 1815, quando foi oficialmente partilhado entre o Reino da Prússia e o Império Russo, no Congresso de Viena.

Território[editar | editar código-fonte]

Nos termos dos Tratados de Tilsit (1807), o ducado de Varsóvia foi constituído por territórios cedidos pela Prússia, obtidos na segunda e na terceira Partições da Polónia. Daí, excluíram-se Danzig (Gdańsk) (que se tornou a República de Danzig sob proteção conjunta da França e da Saxônia) e o distrito de Białystok (que se tornou parte integrante da Rússia). Adicionalmente, o novo estado obteve as áreas ao longo do rio Noteć e na região de Chełmno.

O ducado tinha uma área de cerca de 104.000 km², com uma população de aproximadamente 2.600.000 habitantes, na sua grande maioria de etnia polaca.

Em 1809, após uma breve guerra com a Áustria, e nos termos do Tratado de Schönbrunn, o Ducado de Varsóvia, obteve novos territórios, que compreendiam a Galícia Ocidental[1] e as áreas de Zamość e Cracóvia, territórios esses que haviam sido anexados pela Àustría no decurso da terceira Participação da Polônia.

O ducado teve, então, um significativo aumento quer na área (passou para 155.000 km²), quer na população (aproximadamente 4.300.000 habitantes).

Duchy of Warsaw 1807-1809.PNG Duchy of Warsaw 1809-1815.PNG
Mapa do Ducado de Varsóvia (1807-1809). Mapa do Ducado de Varsóvia (1809-1815).

Lista dos Duques de Varsóvia[editar | editar código-fonte]


Ver também[editar | editar código-fonte]


Notas[editar | editar código-fonte]

  1. também designada por Nova Galícia, em alemão Neu Galízien


Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um(a) historiador(a) é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.