Saltar para o conteúdo

Dunja Hayali

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dunja Hayali no Deutschen Radiopreis  (prémios da radio alemã em 2016)

Dunja Hayali (* 6. de junho de 1974 em Datteln) é uma jornalista alemã apresentadora de televisão.

Biografia

Origem, juventude, formação

Dunja Hayali é filha de iraquianos cristãos de Mosul. Sua mãe é uma cristã caldea católica , seu pai é um cristão sírio-ortodoxo . Hayali era mesmo católica e na sua juventude acólita,[1] mas deixou a Igreja.[2] Os pais mudaram-se de Bagdá primeiro para Viena, para estudarem medicina e farmácia . No momento do nascimento de Hayali levava seu pai um consultório particular em Datteln, onde a mãe ajudava.[3][4]  O irmão mais velho de Hayali também é médico, a sua irmã mais velha trabalhava como enfermeira e depois num hospital. Na sua juventude exerceu diferentes desportos. Jogou ao vôlei e ao futebol, treinou judô e exerceu até a idade de 15 anos tênis como desporto competitivo.

Estudou a partir de 1995 a 1999, na Deutschen Sporthochschule Köln, em Colónia , com o foco em "comunicação e mídia".[5] Durante seus estudos, completou estágios em canais de TV e estações de rádio alemães.

Carreira jornalística, visibilidade, compromisso político-social

Dunja Hayali (2013)

Depois de formar-se, trabalhou como apresentadora de desporto da rádio Deutsche Welle (Colónia/Bona), como trabalhadeira independente na Radio Köln , e como apresentadora do programa de notícias Journal para a Deutsche Welle TV em Berlim. Além disso, Hayali moderou algumas emissoes de desportos e notícias na emissora regional de TV tv.nrw, que cessou a transmissão em meados de 2005.

Em abril de 2007, assumiu Hayali a moderação da ZDF heute-Nachrichten (especialmente hoje – na Alemanha e as edições do fim-de-semana),assim como a co-apresentação do heute-journal , além do principal apresentador Steffen Seibert. Desde outubro de 2007, moderou também o ZDF-Morgenmagazin,[6] o qual apresentou a partir de outubro de 2010 como sucessora de Patricia Schäfer, além de Wulf Schmiese ou Mitri Sirin no final das emissões da tarde (7 a 9 PM) como principal apresentadora. Em 21 de setembro de 2010, Hayali apareceu pela última vez como anfitriã no heute-journal.

No verão de 2015 e 2016 esteve Hayali no lugar de Maybrit Illner como apresentadora do programa da ZDF,  ZDFdonnerstalk. O programa de discussão continuará como novo espaço sob o título Dunja Hayali.

Ela tem moderado também eventos como o congresso de alto nível de energias renováveis.[7]

Dunja Hayali foi laureada com o Goldenen Kamera 2016 na categoria de Melhor Informação. No seu discurso por ocasião da cerimônia de premiação no dia 6 de maio de fevereiro 2016, tematizou também acerca do ódio do que fora alvo após algum tempo. Disse que "Num país onde a liberdade de expressão se tem como um grande bem, podem e debem todos expressar as suas preocupações e o seus temores, sem serem colocados direitamente no canto nazi. Mas, se você expressa comentários racistas, então você é um maldito racista". Durante o seu discurso, recebeu uma ovação em pé no salão.[8]

Em fevereiro de 2016, condenou o tribunal regional de Hamburgo, por injunção preliminar, a um usuário por comentários abusivos de ódio no Facebook na página de Hayali. O tribunal declarou uma multa de até 250.000 euros em caso de violação.

Ela é uma defensora da Associação Gesicht Zeigen! (Mostre a sua cara!).Erro de citação: Elemento de abertura <ref> está mal formado ou tem um nome inválido Como embaixadora apoiou a Iniciativa, Respekt! Kein Platz für Rassismus. (Respeito! Não há lugar para o racismo).Erro de citação: Elemento de abertura <ref> está mal formado ou tem um nome inválido

Vida privada

Hayali deu a conhecer em 2008 que desde 2007 estava num relacionamento amoroso com Mareike Arning, vocalista da banda de Punk-Pop Uschi's Orchester.Erro de citação: Elemento de abertura <ref> está mal formado ou tem um nome inválido O Casal separou-se em 2011.Erro de citação: Elemento de abertura <ref> está mal formado ou tem um nome inválido

Prémios

Dunja Hayali com a apresentadora Iris Berben no Radio Regenbogen Award 2017 no Europapark, em Rust
  • 2016: Câmera de ouro na categoria Melhor Informação
  • 2016: Prémio Robert-Geisendörfer : prêmio especial do júri, para realizações publicistas ou artísticas exemplares.
  • 2016: Ordem do mérito do estado da Renânia do Norte-Vestfália[9]
  • 2016: Prémio Annemarie Renger do Arbeiter-Samariter-Bundes Deutschland[10]
  • 2017: Radio Regenbogen Award como Medienfrau 2016 (mulher dos medios 2016)

Publicações

Literatura

Referências