Dyogo Ramon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dyogo Ramon
Dyogo Ramon
Dyogo Ramon em 2020.
Nascimento 6 de junho de 1998
Manaus
Residência Goiânia
Cidadania Brasil
Estatura 1,79 m
Alma mater
Ocupação ator, encenador, comunicador

Diogo Ramon (Manaus, 06 de junho de 1998) mais conhecido como Dyogo Ramon, é um ator, diretor e comunicador brasileiro. Estreou como ator aos doze anos de idade em um espetáculo natalino.[1]

Biografia e carreira[editar | editar código-fonte]

Dyogo Ramon nasceu na cidade de Manaus, no Amazonas, e já morou em diferentes capitais do Brasil como Goiânia, Campo Grande e Salvador, por conta de seus estudos e trabalhos com teatro. A origem de sua família é nordestina. Seu bisavô materno, nascido em Olinda, foi combatente na Guerra de Canudos; e segundo histórias da família, sua bisavó materna de Campina Grande, conheceu Lampião. Seus ascendentes viviam andando pelo país, procurando um lugar com melhor qualidade de vida e trabalho.

É neto de uma lavadeira e filho de uma professora formada. De infância pobre, morou na periferia da capital amazonense, onde sempre estudou em colégios públicos. Com a ajuda de sua tia-avó, estudou em colégio particular somente nos dois primeiros anos do maternal.

Desde criança brincava de fazer cenas, apresentar programas e compor músicas. Ainda muito pequeno, sempre afirmou que queria ser ator e trabalhar com teatro ou tv. Sua rotina de criança se baseava em criar programas que eram transmitidos em sua emissora imaginária, intitulada 'MG', que segundo ele, podia tanto ser 'Mundo Grande', como 'Emissora Mundialmente Gratuita'.

No ensino fundamental estudou música na escola, o que fez com que aprendesse flauta e canto. Chegou a fazer curtas apresentações em quermesses, cantando música sertaneja.

Começou os estudos formais em teatro num liceu conservatório, onde apresentou inúmeros espetáculos, como o texto clássico Romeu e Julieta. Nesta ocasião, chegou a ser convidado para ser o apresentador dos eventos da escola onde estudava. Com doze anos de idade, fez sua estreia em um espetáculo profissional de natal, encenado ao redor do Teatro Amazonas, produzido pela Hardrive Productions e dirigido por Robert McKinney, coreógrafo da Walt Disney.

Enquanto ainda estudava formação técnica em atuação, com quinze anos, criou um projeto sociocultural na periferia, onde lecionava teatro e dirigia espetáculos. Este projeto ainda perdurou por seis anos.

Aos dezesseis anos, entrou no curso superior para estudar teatro. Depois de formado, fez mestrado na mesma área, com vinte e um anos.

No teatro[editar | editar código-fonte]

Como ator
Ano Título Personagem
2011 Concerto de Natal - O batismo da fé Dançarino do Natal
2014 O Glorioso Anjo
2015 Romeu e Julieta Teobaldo
2016 Um bonde chamado desejo Mitch
2017 A bicicleta do condenado Viloro
2018 O rapto das cebolinhas Maneco
2021 Sertão, Sol & Canção Vários personagens
Como diretor
Ano Título
2016 Auto da Compadecida
2017 O Corcunda de Notre Dame
2018 A clássica estória dos Saltimbancos
2018 Bem Catarina
2022 Tão Ser Tão

Na TV[editar | editar código-fonte]

Ano Título Formato
2020 Farol Sagres Educa Programa infantil
2021 Endemia[2] Série

No Audiovisual[editar | editar código-fonte]

Ano Título Formato
2020 Endemia Websérie

Na Internet[editar | editar código-fonte]

Ano Título Atuação/Cargo
2020 Programa EntrevistArte Apresentador/Diretor
2021 Vida de Ator Apresentador/Diretor
2022 Programa EntrevistArte 2ª Temporada Apresentador/Diretor

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Recipiente Categoria Resultado
2021 Cawcine do Rio de Janeiro Endemia Diretor Revelação Nacional[3] Venceu
2021 Cawcine do Rio de Janeiro Endemia Melhor Filme Ambiental Venceu

Referências

  1. Rocha, Sabrina (22 de julho de 2021). «Ator amazonense celebra uma década de profissão e cria conteúdos para quem deseja seguir na dramaturgia». Portal Edilene Mafra. Consultado em 12 de agosto de 2023 
  2. Amazonas, Diário (16 de abril de 2021). «Websérie Endemia estreia nesta sexta-feira na TV». D24AM. Consultado em 16 de abril de 2021. Cópia arquivada em 12 de agosto de 2023 
  3. Feitoza, Laynna (6 de abril de 2021). «Websérie amazonense 'Endemia' é indicada a festival carioca». A Crítica. Consultado em 12 de agosto de 2023