E-marketplace

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

E-marketplace (acrônimo da sigla inglesa Electronic marketplace) é um espaço virtual onde se faz comércio eletrônico no sentido mais amplo. É um sinônimo de Marketplace[1], que consiste em um site desenvolvido para promover a venda de produtos através da internet.

A palavra Marketplace é resultado da união das palavras market (mercado) e place (local). É um termo comum no meio empresarial, que facilmente é confundido com o e-commmerce, porém, os dois não são sinônimos. O marketplace é um recurso útil para as empresas dos mais variados tamanhos, pois, auxilia a alavancar as vendas através da internet.

O E-marketplace pode ser destinado a negócio entre:

  • Empresas e empresas (B2B): A plataforma online B2B trata dos modelos de venda entre duas empresas. Normalmente é uma venda cuja finalidade de quem compra é para reposição de estoque e revenda ou para transformação e produtos que entrem em linhas de produção. (ex: MercaChefe ou BuyinPortugal)
  • Empresas e consumidores (B2C): A plataforma intermedeiam a venda direta para o cliente final. Normalmente é uma venda operada por um lojista, que seu foco já é vender produtos ao consumidor final.
  • Consumidores e consumidores (C2C) (ex: site da Ebay)
  • Empresas e Empresas e Empresas e Consumidores (B2B2C) (ex: PedirOrcamentos ou DemoraPouco)
  • Governo e consumidores (G2C) (ex: pagamento via Internet de IRS em Portugal)
  • Governo e empresas (G2B) (ex: Central de compras do estado português na Internet)

O E-marketplace pode ser genérico, (abarcar todos os sectores de atividade) ou temático (apenas um sector de atividade).

O E-marketplace pode ter vários níveis de interatividade: consulta de catálogos (promoção institucional de empresas e produtos / serviços); encomendas online; transações online; integração de processos de negócio; etc.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Rocha, Renato (12 de junho de 2017). «Como o marketplace transformou a indústria». Soluções Industriais. Consultado em 13 de junho de 2017