ESAB

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
ESAB Holdings Ltd
Fabrica da ESAB em Laxå.
Slogan Estados UnidosWelding & Cutting
BrasilSoldagem e Corte
Tipo Indústria
Indústria Automatização de Soldagem
Consumíveis
Corte Automático CNC
Equipamentos Standard para soldagem
Fundação Suécia Göteborg, Suécia em 1904[1]
Fundador(es) Oscar Kjellberg
Sede Londres, Inglaterra
Produtos Eletrodos Revestidos, Arames Sólidos, Varetas, Arames tubulares, Máquinas para solda e Corte
Certificação ISO 9001:2000
ISO 14001:2004
OHSAS 18001:2007[2]
Accionistas Charter International
Página oficial www.esab.com

ESAB, Elektriska Svetsnings Aktie Bolaget, é uma empresa multinacional, criada em 1904 na cidade de Göteborg na Suécia, fabricante de equipamentos e consumiveis para soldagem. Oscar Kjellberg, fundador da ESAB, foi o pioneiro no desenvolvimento da solda de arco elétrico utilizando eletrodos revestidos.[3]

Está presente em vários países e, em todos os continentes. É uma das maiores empresas produtoras de equipamentos para soldagem de metais do mundo.

Como um passo lógico após sua invenção do eletrodo revestido, em 1904, Oscar Kjellberg fundou a ESAB. Desde então, a empresa tem desenvolvido constantemente os métodos e materiais existentes. Ao mesmo tempo, a ESAB tem desenvolvido novos métodos para enfrentar o desafio apresentado pelo progresso tecnológico.

Hoje a empresa produz consumíveis e equipamentos para praticamente todas as aplicações de soldagem e corte. Mais de 100 anos de pesquisa, desenvolvimento e produção contínuos fizeram da ESAB o líder mundial em soldagem e corte e também um incomparável fornecedor mundial de produtos, tecnologia e serviços. As subsidiárias e os distribuidores ESAB no mundo todo e no Brasil estão prontos para atender às suas necessidades – sejam elas grandes ou pequenas.[3]

No Brasil possui três unidades fabris na cidade de Contagem - Minas Gerais, e filiais espalhadas em outro importantes centros do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Porto Alegre.

O grupo ESAB foi adquirida pela Colfax Corp em 13 de janeiro de 2012.

Em novembro de 2012 ESAB fechou sua fábrica em Ihtiman, Bulgária (adquirida em 2007). Todos os 120 funcionários foram demitidos. Este foi o fim da 50 anos fabricação, a única fonte de renda industrial na cidade.

Referências

  1. Sobre a ESAB. Página visitada em 03/01/2011.
  2. Certificações. Página visitada em 03/01/2011.
  3. a b História. Página visitada em 03/01/2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]



Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.