Ecocardiograma sob estresse

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações (desde abril de 2010). Ajude a melhorar este artigo inserindo fontes.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Medicina.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição.

Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde abril de 2010).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Ecocardiograma sob estresse ou eco-stress é um exame utilizado em medicina e cardiologia, pertencente à modalidade de procedimentos médicos da ecocardiografia, usado para medir a capacidade do coração de se adaptar a estresse externo em um ambiente clínico controlado. Tal estresse pode ser reproduzido através de esforço físico ou por estímulo farmacológico pelo uso de drogas específicas. Em seguida, obtém-se imagens do coração por técnica de ultrassom (ecocardiograma). Dessa forma, é possível realizar uma avaliação comparativa do funcionamento do miocárdio durante o repouso e o estresse, facilitando assim a constatação de algumas doenças cardíacas, principalmente as doenças coronarianas, responsáveis pela angina, o infarto do miocárdio e até a morte súbita.

Metodologia[editar | editar código-fonte]

Através do esforço físico:

  • Bicicleta (bike-stress)
  • Esteira ergométrica

Através de drogas (farmacológico):

Na prática, usa-se o método farmacológico pois durante o esforço físico, com o paciente em movimento, os artefactos dificultam a análise do exame.

Indicações[editar | editar código-fonte]

Exemplo dos segmentos miocárdicos avaliados durante o eco-estresse

Procurar a isquemia do miocárdio (doença coronariana), bem como quantificar esta isquemia. Nos casos em que se suspeita (angina do peito, infarto do miocárdio, situações suspeitas, etc)

Situações práticas que indicam o exame:

  • detetar uma disfunção da parede cardíaca induzida pelo esforço quando o ecocardiograma de repouso é normal. Duando associado ao Doppler tissular (TDI) dá uma informação preciosa sobres as zonas de isquémia que se manifesta exclusivamente durante o esforço.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Sociedade Brasileira de Cardiologia[1]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.