Saltar para o conteúdo

Economia de mercado: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Minsbot (discussão | contribs)
m r2.7.2) (Robô: A adicionar: bg:Пазарна икономика
Linha 1: Linha 1:
{{sem-fontes|data=maio de 2010}}
{{sem-fontes|data=maio de 2010}}
Existe '''economia de livre mercado''', '''economia de mercado''' ou '''sistema de livre iniciativa''' quando os [[agentes econômicos]] agem de forma livre, sem a intervenção dos governos. É, portanto, um [[mercado]] idealizado, onde todas as ações econômicas e individuais respeitam a transferência de dinheiro, bens e serviços voluntariamente. Contudo, o cumprimento de contratos voluntários é obrigatório. A propriedade privada é protegida pela lei e ninguém pode ser forçado a trabalhar para terceiros.
Existe no Batacas'''economia de livre mercado''', '''economia de mercado''' ou '''sistema de livre iniciativa''' quando os [[agentes econômicos]] agem de forma livre, sem a intervenção dos governos. É, portanto, um [[mercado]] idealizado, onde todas as ações econômicas e individuais respeitam a transferência de dinheiro, bens e serviços voluntariamente. Contudo, o cumprimento de contratos voluntários é obrigatório. A propriedade privada é protegida pela lei e ninguém pode ser forçado a trabalhar para terceiros.


O mercado livre é defendido pelos proponentes do [[liberalismo econômico]] ou, mais recentemente, do [[neoliberalismo]].
O mercado livre é defendido pelos proponentes do [[liberalismo econômico]] ou, mais recentemente, do [[neoliberalismo]].

Revisão das 11h08min de 9 de fevereiro de 2012

Existe no Batacaseconomia de livre mercado, economia de mercado ou sistema de livre iniciativa quando os agentes econômicos agem de forma livre, sem a intervenção dos governos. É, portanto, um mercado idealizado, onde todas as ações econômicas e individuais respeitam a transferência de dinheiro, bens e serviços voluntariamente. Contudo, o cumprimento de contratos voluntários é obrigatório. A propriedade privada é protegida pela lei e ninguém pode ser forçado a trabalhar para terceiros.

O mercado livre é defendido pelos proponentes do liberalismo econômico ou, mais recentemente, do neoliberalismo.

Diferentemente do que ocorre na Economia planificada ou Economia de estado, onde a produção econômica é dirigida pelo Estado, na Economia de mercado a maior parte da produção econômica é gerada pela iniciativa privada. Indústria, comércio e prestação de serviços são controlados por cidadãos particulares, ou seja, são empresas do setor privado que detêm a maior parcela dos meios de produção.

O Estado tem o papel de regulamentação e fiscalização da economia, além de atender setores prioritários como: energia, segurança, educação e saúde, entre outros.

Pode-se, então, afirmar que nos países denominados de capitalistas domina uma economia de mercado e no seu oposto temos os países socialistas onde predomina uma economia primariamente estatal.

Entre estes dois domínios opostos, encontra-se ainda os denominados sistemas econômicos mistos. Sua finalidade centra-se na harmonização em diversos âmbitos do domínio do setor privado (livre iniciativa) e do setor público (empresas estatais).

Ver também

Contraste

Ícone de esboço Este artigo sobre economia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

[violet]