Edward Brophy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Edward Brophy
Nome completo Edward S. Brophy
Nascimento 27 de fevereiro de 1895
Nova York,  Estados Unidos
Nacionalidade norte-americano
Morte 27 de maio de 1960 (65 anos)
Pacific Palisades, Califórnia
Ocupação Ator
Atividade 1919 - 1960

Edward S. Brophy (Nova York, 27 de fevereiro de 1895 - 27 de maio de 1960) foi um ator norte-americano, conhecido pelo seu papel em Dumbo, como a voz do rato Timothy ou Timóteo, em 1941.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Edward S. Brophy nasceu em 27 de fevereiro de 1895 em Nova York e estudou na Universidade de Virginia. Começou a fazer participações em filmes no ano de 1919, mas alternou seu plano de vida para trabalhar na produção, embora continuasse aparecendo em diversas peças pequenas.

Enquanto servia como dono da propriedade para a unidade de produção de Buster Keaton na Metro-Goldwyn-Mayer, Brophy apareceu em uma sequência memorável no clássico The Cameraman do comediante, em 1928. Numa cena, Buster e Brophy tentam ambos despir-se, simultaneamente, em uma pequena sala de guarda-roupa.

Brophy também apareceu em dezenas de papéis cômicos.

Típico de seu trabalho era a sua vez memorável proporcionando alívio cômico no pequeno papel de apoio da Marinha em Manila que adota o cão "Tripoli" na propaganda de guerra obra-prima de Howard Hawks, em 1943.

Na década de 1950, começou a ter menos papéis.

Seu último filme foi em 1961 do diretor John Ford, o faroeste Terra Bruta.

Brophy morreu no dia 27 de maio de 1960, na Califórnia.

Filmografia parcial[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.