Emiliana Torrini

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Emilíana Torrini
Emiliana Torrini 02.jpg
Emilíana no Festival Glastonbury (2005)
Informação geral
Nome completo Emilíana Torrini
Nascimento 16 de maio de 1977 (40 anos)
Reykjavík
 Islândia
Gênero(s) Pop
Instrumento(s) vocal
Período em atividade 1994 - hoje
Página oficial Site oficial

Emilíana Torrini (Reykjavík, 16 de maio de 1977) é uma cantora islandesa, mais conhecida por seu single de 2009 Jungle Drum e pela performance na música Gollum's Song, do filme de Peter Jackson, O Senhor dos Anéis: As Duas Torres.

Primeiros Anos de Vida[editar | editar código-fonte]

Torrini cresceu em Kópavogur, onde, aos 7 anos, se juntou a um coral como soprano, até ir para a escola de ópera aos 15 anos. Em 1994, ela se tornou bem conhecida na Islândia depois de ter vencido uma competição musical para jovens estudantes, cantando I Will Survive, aos 17 anos.

Seu pai era italiano e sua mãe islandesa. Por causa do regulamento de nomes da Islândia, seu pai, Salvatore Torrini teve que mudar seu nome para Davíð Eiríksson, o que também implicou que Torrini tivesse que usar o sobrenome depois do antigo: Emiliana Torrini Davíðsdóttir. Anos depois, as regulações nominais mudaram, e ela foi permitida a usar seu sobrenome original.

Ela cresceu com seus pais na Islândia. Seu pai possuía e operava um conhecido restaurante italiano, onde ela trabalhou como garçonete. Depois de uma temporada de shows em Londres, Torrini decidiu ficar e morar lá. Ela só tem um filho, que nasceu em 6 de Setembro de 2010.

Colaborações[editar | editar código-fonte]

Ela foi membra de um grupo artístico islandês chamado GusGus, e contribui com sua voz para muitas músicas em sua estréia no álbum Polydistortion, mais notável na música "Why", que ela algumas vezes interpretou ao vivo. Ela co-escreveu a música de Kylie Minogue "Slow", para o seu álbum Body Language de 2003. Ela também produziu "Slow" juntamente com Dan Carey; os dois foram indicados ao Grammy de 2005 por seu trabalho na música. Antes disso, ela contribuiu para a músicas para a Thievery Corporation em 2002. Também em 2002, Torrini cantou na música de Paul Oakenfold "Hold Your Hand", tirada do álbum Bukka. Torrini excursionou com Moby, Sting, Dido, Travis e Adem. Torrini, também, interpretou a música Gollum's Song para o filme O Senhor dos Anéis: As Duas Torres, de Peter Jackson.

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Accordrelativo20060224.png Este artigo sobre um(a) músico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.