Eothyrididae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaEothyrididae
Ocorrência: Permiano Inferior
Representação artística do Eothyris parkeyi

Representação artística do Eothyris parkeyi
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Synapsida
Ordem: Pelycosauria
Subordem: Caseasauria
Família: Eothyrididae
Romer e Price, 1940
Gêneros

Eothyrididae é uma família de sinapsídeos insetívoros do Permiano Inferior da América do Norte. Contém apenas dois gêneros, cada qual com uma espécie, descritos a partir de dois crânios encontrados nos Estados Unidos da América, Eothyris no Texas, e Oedaleops, no Novo México. Constituem pelicossauros primitivos, cuja principal característica são dois dentes caniniformes na maxila, os demais são estruturas cônicas simples 1 .

As características craniais se mostram primitivas em comparação ao outros pelicossauros. Entre elas estão, o pós-pariental emparelhado, o supratemporal largo, o pós-orbital grande e estendido posteriormente, o jugal é excluído da margem ventral do crânio, a placa ventral do paraesfenóide é larga, o ramo quadrado do pterigóide tem a região ventral achatada, a superfície ventral da mandíbula é arredondada, e não há um processo retroarticular 2 .

Olson, em 1941, identificou o táxon Bayloria como pertencente a família Eothyrididae, entretanto, Reisz e Heaton, em 1982, o identificaram como um espécime imaturo do gênero Captorhinus 3 .

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. KEMP, T. S. Mammal-like Reptiles and the Origin of Mammals. Oxford: Academic Press, 1982.
  2. REISZ, R. R. Handbuch der Paläoherpetologie – Encyclopedia of Paleoherpetology. Part 17A Pelycosauria. Verlag Dr. Friedrich Pfeil, 1986.
  3. REISZ, R. R.; HEATON, M. J. (1982). Bayloria morei Olson 1941 identified as an immature specimen of the Permian reptile Captorhinus aguti (Cope, 1882). Canadian Journal of Earth Sciences 19 (6): 1232-1234. Abstract

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre sinapsídeos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.