Era Uma Vez na Quinta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Era Uma Vez na Quinta
Era Uma Vez na Quinta
Logótipo de Era Uma Vez na Quinta
Informação geral
Formato reality show
Duração 45-120 minutos
Baseado em The Farm
País de origem Portugal
Idioma original português
Produção
Apresentador(es) Andreia Rodrigues
Empresa(s) produtora(s) Fremantle Portugal
Exibição
Emissora original SIC
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original 7 de janeiro de 2024 (2024-01-07) – presente
Cronologia
Programas relacionados
Ligações externas
Site oficial

Era Uma Vez na Quinta é um reality show português, baseado no formato sueco The Farm, produzido pela Fremantle e exibido pela SIC. Estreou a 7 de janeiro de 2024 na SIC, com a apresentação de Andreia Rodrigues.

Formato[editar | editar código-fonte]

O programa acompanha o dia a dia de 16 concorrentes que se encontram a viver numa quinta onde terão de realizar todas as atividades inerentes ao normal funcionamento da mesma, tendo de demonstrar o melhor espírito de sobrevivência e encontrar a melhor forma de superar todas as adversidades.

O programa contém também um elemento competitivo e cada participante terá de completar todos os desafios e tarefas associados ao funcionamento de uma quinta.

As nomeações ocorrerão semanalmente e são decorrentes dos resultados das provas propostas ao longo da semana, de forma direta ou por voto dos restantes participantes. No programa de expulsão os participantes, à excepção dos nomeados, votam para eliminar um dos nomeados, sendo expulso o que reunir mais votos.[1]

O vencedor leva para casa um prémio mínimo de 25 mil euros, que poderá aumentar ao longo do programa.[2]

Emissão[editar | editar código-fonte]

Bloco Dia Horário Apresentação Comentadores
Semanal Domingo/ Sábado 22:25–00:25 Andreia Rodrigues Sem comentadores
Especial (bloco extinto a 31/01/2024) Segunda a Sexta 19:15–20:00/18:20-18:40 Andreia Rodrigues
João Paulo Sousa (substituto)
Quintino Aires
Tino de Rans
Sara Norte
João Menezes
Micaela
Mafalda Rodrigues
Diário 21:55/22:10–22:40/19:20-20:00/18:20-19:00/01:45-02:20 Andreia Rodrigues Sem comentadores
Compacto Sábado 01:30–03:30

Produção[editar | editar código-fonte]

Em outubro de 2023, foi anunciado que Andreia Rodrigues apresentará um novo projeto, com estreia marcada para os primeiros meses de 2024, em substituição do Casados no Paraíso.[3]

Dias mais tarde, foi revelado que a TVI e a Endemol perderam os direitos do formato sueco The Farm e que os mesmos foram agora adquiridos para a SIC pela Freamantle.[4]

Ao contrário das versões da TVI, em que o formato era emitido em direto, o programa será inteiramente gravado e caso cumpra nas audiências há a possibilidade da final ser em direto para ser o público a escolher o vencedor. A estreia está marcada para janeiro e terá exibição diária. Haverá um programa alargado ao domingo à noite com a expulsão dos concorrentes.[5]

A promoção oficial à estreia do programa arrancou a 23 de dezembro de 2023, sendo mais tarde revelada a data de estreia.[6]

Os 16 concorrentes vêm de várias zonas do país e têm idades compreendidas entre os 20 e os 60 anos. Daniel Oliveira fez saber também que há candidatos que podem ser conhecidos do mundo das redes sociais.[7]

Rui Oliveira e Gisela Serrano foram convidados para serem concorrentes, mas recusaram.[8]

Concorrentes[editar | editar código-fonte]

António Costa[editar | editar código-fonte]

Idade: 50 anos

Após 26 anos a trabalhar como bancário, decidiu largar as gravatas. Diz estar “cheio da cidade” e ir para o campo é uma opção. Tem uma veia de liderança pois acredita que as pessoas lhe dão ouvidos.

Carolina Silva – Zaya[editar | editar código-fonte]

Idade: 30 anos

É Nail Artist, mas tem na costura um hobbie que gostaria de desenvolver.Acredita que a vida no meio rural é infinitamente melhor que a da cidade. Já foi escuteira e, por isso, acha que consegue sobreviver a qualquer tipo de situação. Não tem problemas com animais, nada lhe faz confusão e não tem nojo de nada.

Cátia Rochinha[editar | editar código-fonte]

Idade: 27 anos

Na escola chamavam-lhe Cátia “Chique”, pois era muito vaidosa. Cátia já perdeu a conta à quantidade de roupa que tem, adora andar de saltos e considera-se uma pessoa altamente consumista. Gosta de fazer valer a sua opinião e acha que está sempre certa. Odeia que mexam nas suas coisas e sabe que, por vezes, é bruta a falar. Consegue perceber logo como as pessoas são, no primeiro momento em que fala com elas.

Cristiana Graça[editar | editar código-fonte]

Idade: 40 anos

Cristiana adora estrelas tem (quase) sempre um pormenor de alguma estrela nos seus looks. Consegue imaginar-se a tirar leite a uma vaca e se tiver de apanhar estrume, que o fará sem dificuldade. Gosta muito de filosofar, é espiritual e adora navegar na maionese.

Daniela Mello[editar | editar código-fonte]

Idade: 42 anos

Nasceu no Rio de Janeiro. O único contacto que tem com o meio rural foi através de férias que passou. Tem nojo de porcos e diz que vai ter ânsia de vómitos. Acredita que tem de melhorar a sua impulsividade pois fala o que lhe apetece. Diz ser uma “maluca ligada à tomada!” e que isso pode irritar muita gente.

Francisco Soares[editar | editar código-fonte]

Idade: 31 anos

É um menino da cidade porque toda a vida viveu no centro de Lisboa. Sabe que está habituado a todas as mordomias e facilidades. É Personal Trainer num ginásio, mantém toda a comida feita em tupperwares no frigorífico e pesa a proteína, os hidratos e os vegetais.

Goreti Neto[editar | editar código-fonte]

Idade: 44 anos

Goreti nasceu e cresceu num ambiente rural e quer mostrar ao mundo que não é preciso ter medo de agarrar um porco. Gosta de liderar e quer muito ganhar, considerando-se uma pessoa competitiva que quer ficar sempre acima e à frente dos outros.

Manuela Pinto[editar | editar código-fonte]

Idade: 57 anos

Está neste momento a viver o melhor período da sua vida. Vive em Barcelona e identifica-se muito com o campo, mas pouco ou nada sabe sobre o assunto.

Mariline Gonçalves[editar | editar código-fonte]

Idade: 31 anos

É psicóloga mas gere atualmente o bar que era do pai. Confessa que discute com os funcionários todos os dias, devido ao seu feitio. Sempre foi protegida pelos pais e nunca aprendeu grandes coisas. Confessa que não se vê a limpar estrume.

Pedro Nunes[editar | editar código-fonte]

Idade: 41 anos

Foi motorista de autocarros, mas atualmente não gosta da confusão da cidade. Gosta de ser líder, mas aceita bem as críticas dos demais, desde que sejam feitas com o tom “certo”. Estar privado de comida poderá ser um entrave no programa porque é “demasiado guloso”.

Pedro Vieira[editar | editar código-fonte]

Idade: 34 anos

Dá aulas de PT mas pretende mudar de vida. Não está propriamente habituado à vida no campo. Assusta-se com a falta de higiene. É vegan e seria incapaz de caçar.

Ricardo Amorim[editar | editar código-fonte]

Idade: 47 anos

Sempre gostou de competições, seja em casa ou no desporto, e gosta de competir para conhecer os seus limites. Vê-se a sair da cidade um dia para ir viver para o campo. Não mostra logo quem é na totalidade. É impulsivo, teimoso e perfeccionista.

Rita Caldeira[editar | editar código-fonte]

Idade: 29 anos

Odeia rotinas. Em pequena, era obrigada a cultivar campos, semear milho, tratar de galinhas, coelhos e porcos. Se lhe derem uma enxada, ela sabe como cavar e como plantar.

Rodolfo Madeira[editar | editar código-fonte]

Idade: 38 anos

É uma pessoa intensa, aventureira, egocêntrica e agitada. Considera-se “boa pessoa” e mais evoluído do que o comum mortal. Acredita ser um líder. Numa situação em que tiver de ganhar ou dar a vitória a outro companheiro, escolhe-se sempre a ele.

Tiago Marques[editar | editar código-fonte]

Idade: 28 anos

Considera-se um aventureiro. Tem alguma experiência na agricultura. É viciado em adrenalina e gosta de testar a sua capacidade de superação.

Tiago Rodrigues[editar | editar código-fonte]

Idade: 40 anos

Gosta de ajudar e sentir-se útil, mas por vezes também tem mau feitio. Não gosta de perder. Por ser bombeiro, Tiago desenvolveu uma enorme capacidade de resistência e resiliência. Gosta de ser líder, mas não se importa de ser liderado.

Equipa da Quinta[editar | editar código-fonte]

Nome Função Ref.
João Neves Caseiro [2]

Nomeações[editar | editar código-fonte]

Semana 1 Semana 2
Capataz Pedro Nunes Tiago Rodrigues
Poder de salvamento Tiago Marques
António Costa Daniela Mello
Goreti Neto
Tiago Marques
Zaya
Manuela Pinto
Pedro Nunes
Rita Caldeira
Rodolfo Madeira
Tiago Marques
Zaya
Zaya Sem
nomeações
Sem
nomeações
Cátia Rochinha Sem
nomeações
Sem
nomeações
Cristiana Graça Cátia Rochinha
Francisco Soares
Mariline Gonçalves
Tiago Rodrigues
Rodolfo Madeira
Cátia Rochinha
Manuela Pinto
Mariline Gonçalves
Pedro Vieira
Tiago Rodrigues
Francisco Soares Cristiana Graça
Daniela Mello
Rodolfo Madeira
Goreti Neto
Goreti Neto Pedro Vieira Francisco Soares
Manuela Pinto António Costa
Cristiana Graça
Ricardo Amorim
Pedro Vieira
Sem
nomeações
Mariline Gonçalves Tiago Marques António Costa
Cristiana Graça
Ricardo Amorim
Pedro Nunes Imune Sem
nomeações
Pedro Vieira Manuela Pinto
Zaya
Goreti Neto
Tiago Marques
Ricardo Amorim Rita Caldeira Sem
nomeações
Rita Caldeira Sem
nomeações
Sem
nomeações
Rodolfo Madeira Pedro Nunes Ricardo Amorim
Tiago Marques Cátia Rochinha
Manuela Pinto
Mariline Gonçalves
Rita Caldeira
Tiago Rodrigues
António Costa
Cátia Rochinha
Cristiana Graça
Francisco Soares
Mariline Gonçalves
Pedro Nunes
Pedro Vieira
Rita Caldeira
Rodolfo Madeira
Tiago Rodrigues
Zaya
Tiago Rodrigues Sem
nomeações
Imune
Daniela Mello António Costa
Francisco Soares
Goreti Neto
Ricardo Amorim
Pedro Nunes
Eliminada
Notas 1, 2
  • ↑1 Cristiana Graça, Daniela Mello e Tiago Marques receberam cada um 5 votos. A responsabilidade de escolher quem não seria nomeado recaiu sobre o Capataz. Pedro Nunes decidiu então salvar Tiago Marques. Dessa forma, Cristina Graça e Daniela Mello ficaram em risco de eliminação.
  • ↑2 António Costa foi nomeado diretamente pelo Capataz Pedro Nunes.

Audiências[editar | editar código-fonte]

Semanal
# Data de Transmissão Audiência Ref.
Rating Share
1 7 de janeiro de 2024 9,2% 17,7% [9]
9,3% 18,7%
8,8% 18,7%
8,1% 18,7%
5,5% 15,0%
5,6% 17,2%
4,0% 14,0%
2 14 de janeiro de 2024 6,4% 13,0% [10]
3,6% 8,4%
3,8% 9,4%
3,7% 13,1%
3 21 de janeiro de 2024
Especial
# Data de Transmissão Audiência Ref.
Rating Share
1 8 de janeiro de 2024 7,2% 14,2% [11]
2 9 de janeiro de 2024 5,9% 11,9%
3 10 de janeiro de 2024 6,1% 12,3%
4 11 de janeiro de 2024 5,4% 11,5%
5 12 de janeiro de 2024 5,4% 11,7%
6 15 de janeiro de 2024 5,1% 10,5%
7 16 de janeiro de 2024 5,5% 11,5%
8 17 de janeiro de 2024 5,9% 11,9%
Diário
# Data de Transmissão Audiência Ref.
Rating Share
1 8 de janeiro de 2024 7,8% 15,2% [12]
6,5% 13,6%
6,7% 14,8%
7,0% 16,1%
2 9 de janeiro de 2024 7,2% 14,1% [13]
7,4% 14,7%
7,2% 14,6%
7,1% 14,4%
3 10 de janeiro de 2024 5,3% 9,8% [14]
5,7% 10,8%
5,1% 10,0%
4 11 de janeiro de 2024 7,8% 15,4% [15]
6,9% 13,9%
5,8% 12,1%
6,0% 12,8%
5 12 de janeiro de 2024 5,6% 11,6% [16]
6 13 de janeiro de 2024 5,4% 10,9% [17]
7 15 de janeiro de 2024 5,4% 11,9% [18]
8 16 de janeiro de 2024 7,2% 15,0% [17]
9 17 de janeiro de 2024 6,1% 12,8%
10 18 de janeiro de 2024
11 19 de janeiro de 2024

Referências

  1. Oliveira, Anselmo (25 de outubro de 2023). «"Era uma vez na Quinta" é a nova experiência social da SIC». Quinto Canal. Consultado em 2 de janeiro de 2024 
  2. a b SAPO. «Agricultor José Neves é o caseiro de "Era Uma Vez na Quinta". Novo reality show da SIC tem prémio final». MAGG. Consultado em 6 de janeiro de 2024 
  3. Oliveira, Anselmo (7 de outubro de 2023). «Andreia Rodrigues já tem novo programa na SIC». Quinto Canal. Consultado em 2 de janeiro de 2024 
  4. Sousa, Carlos (11 de outubro de 2023). «SIC 'rouba' reality show à TVI e já tem trunfo para vencer Cristina Ferreira». Zapping. Consultado em 2 de janeiro de 2024 
  5. Fialho, João (21 de dezembro de 2023). «Daniel Oliveira fala sobre «Era Uma Vez a Quinta»». Quinto Canal. Consultado em 2 de janeiro de 2024 
  6. Oliveira, Anselmo (25 de dezembro de 2023). «SIC já promove «Era uma vez na Quinta»». Quinto Canal. Consultado em 2 de janeiro de 2024 
  7. Show, Fama (3 de janeiro de 2024). «'Era Uma Vez na Quinta' está a chegar! Daniel Oliveira revela detalhes do novo programa da SIC». Fama Show. Consultado em 3 de janeiro de 2024 
  8. Ribeiro, Pedro (29 de dezembro de 2023). «"Era uma vez na Quinta" já tem data de estreia na SIC». Dioguinho. Consultado em 2 de janeiro de 2024 
  9. Pinto, Pedro (8 de janeiro de 2024). «Saiba a audiência de estreia de "Era Uma Vez na Quinta"». Zapping. Consultado em 8 de janeiro de 2024 
  10. Pinto, Pedro (15 de janeiro de 2024). «"Era Uma Vez na Quinta" enfrenta estreia da RTP1. Este foi o resultado!». Zapping. Consultado em 17 de janeiro de 2024 
  11. Pinto, Pedro (9 de janeiro de 2024). «Audiências: Andreia Rodrigues apresentou Especial de "Era Uma Vez Na Quinta" às 19h». Zapping. Consultado em 9 de janeiro de 2024 
  12. Pinto, Pedro (9 de janeiro de 2024). «Audiências: SIC aposta em "Era Uma Vez a Quinta" à noite. Veja o resultado!». Zapping. Consultado em 9 de janeiro de 2024 
  13. Pinto, Pedro (10 de janeiro de 2024). «SIC mantém "Era Uma Vez Na Quinta" à noite. Descubra a audiência!». Zapping. Consultado em 17 de janeiro de 2024 
  14. Kanas, André (11 de janeiro de 2024). ««Era Uma Vez na Quinta» afunda no horário nobre». Quinto Canal. Consultado em 17 de janeiro de 2024 
  15. Oliveira, Anselmo (12 de janeiro de 2024). ««Era uma vez na Quinta» arranca na liderança mas termina em último». Quinto Canal. Consultado em 17 de janeiro de 2024 
  16. Sousa, Carlos (13 de janeiro de 2024). «"Era Uma Vez na Quinta" foge do 'Desafio Final' e enfrenta "Festa é Festa"! Veja como foi a audiência». Zapping. Consultado em 17 de janeiro de 2024 
  17. a b Sousa, Carlos (14 de janeiro de 2024). «SIC e TVI tiveram aposta inédita para bater "O Preço Certo" no sábado da RTP1! Veja como correu». Zapping. Consultado em 17 de janeiro de 2024 
  18. «Página Inicial». Zapping. 17 de janeiro de 2024. Consultado em 17 de janeiro de 2024