Ermida de Nossa Senhora da Boa Viagem (Vila do Porto)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ermida de Nossa Senhora da Boa Viagem.
Ermida de Nossa Senhora da Boa Viagem.

A Ermida de Nossa Senhora da Boa Viagem, também referida como Ermida de Santa Ana,[1] localiza-se no lugar de Santana, na freguesia da Vila do Porto, concelho da Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, nos Açores.

História[editar | editar código-fonte]

Remonta a uma ermida que se erguia próximo ao Aeroporto de Santa Maria. MONTEREY (1981) remonta a sua construção ao século XVIII.[2]

A seu respeito, o Tenente-coronel José Carlos de Figueiredo regista:

"(...) Continuando a dita planície a caminho do Noroeste, há uma ribeira que corre todo o ano, chamada Sant'Anna, e corre do Nordeste ao Nor-Noroeste onde vaza. Este sítio de Sant'Anna também se chama Nossa Senhora da Boa Viagem com sua Ermida onde estão quatorze cazaes de seareiros, em distância da Vila uma légoa."[3]

Características[editar | editar código-fonte]

Em alvenaria de pedra rebocada e caiada, apresenta planta retangular com capela-mor também retangular mas pouco mais estreita que o corpo principal. O corpo da sacristia encontra-se adossado à fachada lateral esquerda do corpo principal da ermida.

A fachada é rasgada por uma porta com verga reta, encimada por uma pequena janela quadrangular. Tanto a porta como a janela apresentam uma pequena cornija a rematar superiormente o lintel.

A cobertura é de duas águas, em telha de meia-cana tradicional, rematada por beiral simples, com uma cruz na cumeeira.

O interior apresenta nave única, com coro-alto e escadas de acesso em betão armado. Nela destaca-se o arco triunfal em cantaria. O teto é de três esteiras, em madeira.

Referências

  1. MONTE ALVERNE, 1986, cap. I.
  2. Op. cit., p. 69.
  3. FIGUEIREDO, 1960.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • CARVALHO, Manuel Chaves. Igrejas e Ermidas de Santa Maria, em Verso. Vila do Porto (Açores): Câmara Municipal de Vila do Porto, 2001. 84p. fotos.
  • FIGUEIREDO, José Carlos de. "Descripção da Ilha de Sancta Maria por José Carlos de Figueiredo, Tenente Coronel d'Engenheiros, que em 1815 ali foi em Comissão". in revista Insulana, vol. XVI (2º semestre), 1960. p. 205-225.
  • MONTE ALVERNE, Agostinho de (OFM). Crónicas da Província de S. João Evangelista das Ilhas dos Açores (2ª ed.). Ponta Delgada (Açores): Instituto Cultural de Ponta Delgada, 1986.
  • MONTEREY, Guido de. Santa Maria e São Miguel (Açores): as duas ilhas do oriente. Porto: Ed. do Autor, 1981. 352p. fotos.
  • Ficha A-35 do "Inventário do Património Histórico e Religioso para o Plano Director Municipal de Vila do Porto".

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]