Ermida de Santa Rita (Almagreira)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ermida de Santa Rita: alçado principal.
Ermida de Santa Rita: coro alto.

A Ermida de Santa Rita, na realidade sob a invocação de Nossa Senhora da Natividade, localiza-se na Fonte do Mourato, na freguesia da Almagreira, concelho da Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, nos Açores.

História[editar | editar código-fonte]

Trata-se da ermida privativa de um solar onde, conforme era hábito na ilha, era feita a celebração dos ofícios religiosos para a comunidade em determinados dias, conforme contrato dos proprietários mais abastados com os frades franciscanos.

De acordo com a tradição familiar dos atuais proprietários, terá sido erguida na primeira metade do século XVIII em cumprimento a uma promessa. Durante um forte temporal registado na ilha, a queda de um raio feriu gravemente o proprietário e matou um seu irmão. A esposa do proprietário prometeu erigir uma capela a Nossa Senhora, em intenção da recuperação do esposo, graça que, obtida, conduziu à sua edificação.

Na década de 1960 foram-lhe promovidas obras de conservação.

Encontra-se atualmente em bom estado de conservação, em mãos da mesma família.

Características[editar | editar código-fonte]

A ermida, integra uma antiga quinta, da qual ainda restam a habitação (à qual a ermida se adossa), muito transformada, edifícios anexos e vestígios de um "jardim de passeio".

Construída em alvenaria de pedra rebocada e pintada, apresenta de planta rectangular adossada ao lado esquerdo de uma habitação.

A fachada principal é delimitada por cunhais largos, com portada em arco abatido com uma concha em relevo no fecho. Esta portada é ladeada por pilastras encimadas por pináculos e encimada por uma janela com moldura simples e verga curva.

A parte posterior da fachada lateral esquerda é encimada por um campanário com arco de volta perfeita sobre impostas, com sino.

O adro da ermida, de forma irregular, é calcetado, delimitado por um muro com remate de secção triangular coberto com telha de meia-cana tradicional.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • CARVALHO, Manuel Chaves. Igrejas e Ermidas de Santa Maria, em Verso. Vila do Porto (Açores): Câmara Municipal de Vila do Porto, 2001. 84p. fotos.
  • Ficha C-5 do "Inventário do Património Histórico e Religioso para o Plano Director Municipal de Vila do Porto".

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ermida de Santa Rita (Almagreira)