Ermida de Santa Rita (Almagreira)
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Setembro de 2020) |
A Ermida de Santa Rita, na realidade sob a invocação de Nossa Senhora da Natividade, localiza-se na Fonte do Mourato, na freguesia da Almagreira, concelho da Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, nos Açores.
História
[editar | editar código-fonte]Trata-se da ermida privativa de um solar onde, conforme era hábito na ilha, era feita a celebração dos ofícios religiosos para a comunidade em determinados dias, conforme contrato dos proprietários mais abastados com os frades franciscanos.
De acordo com a tradição familiar dos atuais proprietários, terá sido erguida na primeira metade do século XVIII em cumprimento a uma promessa. Durante um forte temporal registado na ilha, a queda de um raio feriu gravemente o proprietário e matou um seu irmão. A esposa do proprietário prometeu erigir uma capela a Nossa Senhora, em intenção da recuperação do esposo, graça que, obtida, conduziu à sua edificação.
Na década de 1960 foram-lhe promovidas obras de conservação.
Encontra-se atualmente em bom estado de conservação, em mãos da mesma família.
Características
[editar | editar código-fonte]A ermida, integra uma antiga quinta, da qual ainda restam a habitação (à qual a ermida se adossa), muito transformada, edifícios anexos e vestígios de um "jardim de passeio".
Construída em alvenaria de pedra rebocada e pintada, apresenta de planta rectangular adossada ao lado esquerdo de uma habitação.
A fachada principal é delimitada por cunhais largos, com portada em arco abatido com uma concha em relevo no fecho. Esta portada é ladeada por pilastras encimadas por pináculos e encimada por uma janela com moldura simples e verga curva.
A parte posterior da fachada lateral esquerda é encimada por um campanário com arco de volta perfeita sobre impostas, com sino.
O adro da ermida, de forma irregular, é calcetado, delimitado por um muro com remate de secção triangular coberto com telha de meia-cana tradicional.
Bibliografia
[editar | editar código-fonte]- CARVALHO, Manuel Chaves. Igrejas e Ermidas de Santa Maria, em Verso. Vila do Porto (Açores): Câmara Municipal de Vila do Porto, 2001. 84p. fotos.
- Ficha C-5 do "Inventário do Património Histórico e Religioso para o Plano Director Municipal de Vila do Porto".