Eron Dalmolin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Eron Felipe Dalmolin (São João do Polêsine, 19 de junho de 1964) é um humorista e radialista brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Eron estreou no rádio em 1978, aos 14 anos, apresentando um programa na Rádio São Roque AM, de Faxinal do Soturno. Mudou-se para Santa Maria, onde fez o curso de Publicidade e Propaganda na Universidade Federal de Santa Maria, entre 1982 e 1987.

Em 1982, passa a atuar como repórter na Rádio Guarathan AM, de Santa Maria. Dois anos depois, transferiu-se para a Rádio Atlântida da cidade. Em 1986, apresentou o Jornal do Almoço local.

Em 1987, após passar por um período em Campinas-SP, muda-se para Porto Alegre, onde apresentou um programa para todo o estado do Rio Grande do Sul pela Rede Atlântida. Ao sair novamente da Atlântida, em 1990, Eron criou, produziu e atuou na peça teatral "Fogo no Rádio", com o grupo "Tamo Nessa por Dinheiro". Retornou à rádio em 1991.

Ao produzir quadros para o humorista Carlos Roberto Escova, Eron Dalmolin criou, em 1993, seu personagem mais famoso: Botelho Pinto Papaéu, um colono de São João do Polêsine, que apresenta o característico sotaque italiano acentuado da região[1]. O personagem inspirou Dalmolin a criar a peça "O Último dos Papaéu", com o grupo "Jecca", e ganhou programa próprio em 1996: Sítio do Papaéu Amarelo. No mesmo ano, Eron torna-se um dos integrantes do humorístico Programa X. Entre outros personagens criados por Eron Dalmolin estão Charlotte de Orleans e Bragança, Sílvio Júnior (párodia do apresentador Sílvio Santos) e Correspondente Brenner.

Em 1998, Eron produz a peça "Em Estado de Sítio", que deu origem a um programa de auditório homônimo no ano seguinte. Em 2001, assina contrato com a Rádio Bandeirantes AM de Porto Alegre, onde assume a função de âncora do programa esportivo "Contra-ataque".

Retornou à Rádio Atlântida, permanecendo entre 2002 e 2007, onde apresentou os programas Tá na Hora, Programa Y e Bola nas Costas. Em 2007, foi contrato pela Rádio Pop Rock FM, onde integrou o grupo de apresentadores do programa Cafezinho[2].

Em 1º de abril de 2009, estreou o programa Feras do Rock, na Rádio Pop Rock, que vai ao ar de segunda a sexta-feira.[3] Também em 2009, produziu a peça "Papaéu e o Ataque dos Clones"[4].

Em agosto de 2009 foi anunciada a sua troca de emissora , indo da Rádio Pop Rock FM para a Rádio Ipanema FM, onde assumiu a direção de programação da emissora.

No dia 23 de fereiro de 2012, retorna à Pop Rock, para participar com seus personagens do programa Cafezinho.

No dia 2 de julho de 2012, Mauro Borba anuncia ao vivo, no programa "Refri, Cerveja e Água", que Eron Dalmolin será substituído por Bivis. Em seu Twitter, Dalmolin avisa que "divulgará em breve" seus próximos projetos. Nas entrelinhas de alguns tuítes do radialista, um retorno à Ipanema FM não é descartado.

Em 4 de novembro de 2012, estreou na Band TV RS o programa Corcel 73 N.C.D.B.S. (Night Club Drink Bar Show). Programa que tem a ideia de trazer de volta a Porto Alegre os programas de calouros, fazendo com que a população participe e se veja na telinha, sempre com um toque de humor. Pessoas comuns que gostam de cantar também podem participar do programa e mostrar seu talento a todo o Rio Grande do Sul. O Corcel 73 terá o comando de Everaldo Guilherme, personagem do radialista e humorista Eron Dalmolin. A escolha do nome da atração remete a década de 70, que foi considerado o período do surgimento das discotecas, segundo Eron Dalmolin. Ele ainda explica que a ideia é de que o programa lembre uma grande boate. “E quem melhor para comandar esta atração senão ele, o próprio Everaldo Guilherme?”, brinca. Sempre na Band RS no final da noites de domingo.


Passagens de Eron Dalmolin pelas emissoras de rádio e TV[editar | editar código-fonte]

Emissora Cidade Ano
Guarathan Santa Maria 1983
Atlântida Santa Maria 1984
Atlântida Porto Alegre 1987
Atlântida Porto Alegre 1991
Jovem Pan Porto Alegre 1995
Atlândita Porto Alegre 1996
Ipanema e Band Porto Alegre 1999
Atlântida Porto Alegre 2002
Pop Rock e Band Porto Alegre 2007
Ipanema e Band Porto Alegre 2009
Pop Rock Canoas 2012
Esportes FM Porto Alegre 2012
Ipanema e Band Porto Alegre 2013
TVCOM Porto Alegre 2014

Referências

  1. Entrevista com Eron Dal Molin: "Ame ou odeie" Pijama Show, acessado em 18 de abril de 2009
  2. Papaéu e Iotti em Cruz Alta no mês de março Prefeitura de Cruz Alta, acessado em 18 de abril de 2009
  3. Programa "Feras do Rock", site da rádio Pop Rock
  4. Papaéu e o Ataque dos Clones (Adulto) Casa de Cultura Mario Quintana, acessado em 18 de abril de 2009
Ícone de esboço Este artigo sobre humoristas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.