Saltar para o conteúdo

Escanda (hinduísmo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Kartikeya
Escanda (hinduísmo)
Estátua cambojana de Kartiqueia dos séculos VI e VII no museu Guimet, em Paris
KartikeyaSkandaEscandaKumaraSubrahmanya
deus hindu da guerra
[1][2]
Montaria pavão[1]
Arma lança Shula
Pai Xiva
Mãe Parvati

Kartiqueia, Kartikeya, Skanda, Scanda, Kumara, Subrahmanya,[1][2] Muragan e Kartikeya são diferentes nomes para o deus do guerra no Hinduísmo. Filho de Xiva e da deusa Parvati, teria nascido da união das energias dos dois deuses.[1] Segundo outro mito, teria nascido do rio Ganges, a partir do sêmen de Xiva, quando este se banhava no rio, sendo, por isso, chamado de Ganga-ja ("nascido do Ganges").

Já em outro mito, teria nascido de seis centelhas brotadas dos olhos de Xiva: essas seis centelhas teriam dado origem a seis crianças que teriam sido abraçadas com tanta força por Parvati que elas teriam se tornado uma só criança com seis cabeças, Kartiqueia.[2] Kartiqueia possui seis cabeças e doze braços. Sua montaria é um pavão. Substituiu o deus védico Indra, que, anteriormente, era o principal deus hindu da guerra.[1] É muito popular no sul da Índia. Carrega o shula (lança).

Referências

  1. a b c d e Schulberg, L. Índia histórica. Tradução de J. A. Pinheiro de Lemos. Rio de Janeiro. Livraria José Olympio Editora. 1979. p. 182.
  2. a b c Wilkinson, P. O livro ilustrado das religiões: o fascinante universo das crenças e doutrinas que acompanham o homem através dos tempos. Tradução de Margarida e Flávio Quintiliano. São Paulo. Publifolha. 2001. p. 37.


Ícone de esboço Este artigo sobre Hinduísmo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Escanda