Escape to Witch Mountain

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Escape to Witch Mountain
Fuga para a Montanha Mágica (PT)
A montanha enfeitiçada
Fuga para a Montanha Enfeitiçada (DVD)
 (BR)
1975 • cor • 97 min 
Direção John Hough
Roteiro Robert M. Young
Elenco Eddie Albert
Ray Milland
Donald Pleasence
Kim Richards
Ike Eisenmann
Género Aventura
Ficção Científica
País  Estados Unidos
Idioma inglês
Cronologia
Último
Último
Return from Witch Mountain
Próximo
Próximo
Página no IMDb (em inglês)

Escape to Witch Mountain (br.: A montanha enfeitiçada / Fuga para a Montanha Enfeitiçada (DVD) / pt.: Fuga para a Montanha Mágica) é um filme estadunidense de 1975 do gênero "Aventura", dirigido por John Hough. O roteiro de Robert M. Young adapta o livro homônimo de Alexander Key para a Walt Disney Productions. Distribuído pela Buena Vista.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Os órfãos Malone, os pequenos Tia e Tony, chegam ao orfanato da senhora Grindley. Hostilizado por uma das crianças, Tony revela seus fantásticos poderes psiônicos de levitação e telecinésia. Tia também possui dons especiais tais como telepatia, premonição, telecinésia além de conversar com animais. Numa ida ao cinema da cidade, Tia e Tony avisam Lucas Deraniam que, com isso, escapa de um acidente de trânsito. Deranian fala sobre as crianças ao seu patrão milionário Aristotle Bolt que, imediatamente, ordena que traga as crianças para morarem com ele, pois pretende lucrar com os poderes delas. Deranian falsifica documentos e se apresenta no orfanato como o "Tio Lucas", levando-as para a mansão de Bolt. Mas Tia e Tony percebem que os homens são malvados e fogem para um lugar num mapa que receberam de seus pais falecidos. No caminho, eles recebem a ajuda do viúvo mal-humorado Jason O'Day, que viaja pelo país dirigindo um grande motor home Winnebago.

Diferenças entre o filme e o livro[editar | editar código-fonte]

No livro, as crianças são ajudadas pelo amargo Padre O'Day enquanto no livro Jason O'Day é um viúvo viajante; a espaçonave das crianças é bombardeada, não acidentada; e a pele delas é verde-oliva com cabelos brancos enquanto no filme elas são loiras e de pele branca. No livro, Deranian é o principal antagonista.[1]

Refilmagem[editar | editar código-fonte]

O filme teve um remake em 1995 com elenco diferente e muitos detalhes mudados ou omitidos. Na refilmagem, Tia e Tony são gêmeos e seus nomes foram mudados para Anna e Danny. Eles foram separados quando crianças mas se reencontraram no orfanato onde descobriram seus poderes. Na refilmagem, Bolt é um magnata do ramo imobiliário que quer investir na Montanha Enfeitiçada e deseja usar os poderes das crianças para isso. As crianças são ajudadas por um lojista.

Sequências[editar | editar código-fonte]

Quadrinhos[editar | editar código-fonte]

Como era comum nas produções Disney, o filme foi adaptado para os quadrinhos com desenhos de Bill Ziegler. No Brasil, a aventura foi publicada na revista Almanaque Disney, número 72, de maio de 1977[2]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]