Saltar para o conteúdo

American staffordshire terrier: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 39: Linha 39:
Seus exemplares possuem narinas pretas([[Black nose]]) ou azuis/cinzas([[Blue nose]]), nunca [[Red nose|vermelhas]]([[Red nose]]) nem despigmentadas.
Seus exemplares possuem narinas pretas([[Black nose]]) ou azuis/cinzas([[Blue nose]]), nunca [[Red nose|vermelhas]]([[Red nose]]) nem despigmentadas.


A conchectomia que seria o [[Conchectomia|corte de orelhas]] está referido. no padrão da raça, como preferível quando as orelhas não se postarem em rosa (dobradas simeticamente e com a base cartilaginosa dura sustentando as mesmas). No entanto esse procedimento tem sido proibido pelos conselhos veterinários de certos países. A decisão ainda gera polêmicas pois o padrão da raça não mudou e ainda estimula que se realize o corte nessas situações.
Costuma-se realizar o [[Conchectomia|corte de orelhas]].


Cães desta raça costumam conviver muito bem com outros cães. São dóceis e leais. São bons cães de guarda e companhia.
Cães desta raça costumam conviver muito bem com outros cães. São dóceis e leais. São bons cães de guarda e companhia.

Revisão das 22h59min de 25 de outubro de 2016

American staffordshire terrier
American staffordshire terrier
American staffordshire terrier
Nome original American staffordshire terrier
Outros nomes Amstaff
AST
País de origem  Estados Unidos
Características
Peso do macho 30-35 kg
Peso da fêmea 25-30 kg
Altura do macho 46-48 cm na cernelha
Altura da fêmea 43-46 cm na cernelha
Pelagem curto
Expectativa de vida 10-12 anos
Classificação e padrões
Federação Cinológica Internacional
Grupo 3 - Terriers
Seção 3 - Terriers de tipo bull
Estalão #286 - 3 de setembro de 1976

American Staffordshire Terrier (AST), também conhecido como Amstaff, é uma raça de cães oriunda dos Estados Unidos. Relativamente recente, a raça é vista como uma remodelagem do Pit Bull. O amstaff também é parente de uma outra raça, de origem inglesa e remota, a staffordshire bull terrier.[1]

História

Seus antepassados chegaram aos Estados Unidos, através dos imigrantes do Reino Unido por volta do ano de 1845, ainda na forma de Bull-and-terrier (que na Inglaterra gerou o Staffordshire Bull Terrier). O Bull-and-terrier logo se tornou popular e foi remodelado, ficando um pouco maior e tendo mandíbula melhor desenvolvida, este passou a ser chamado de pit bull terrier e mais tarde de american pit bull terrier(com reconhecimento do United Kennel Club, em 1898).[2] [3]

American staffordshire terrier

Quando a AKC(American Kennel Club), em 1936, aceitou reconhecer o american pit bull terrier, resolveu mudar seu nome para "american bull terrier", retirando o "pit" que fazia referência as rinhas. Mas os criadores de Bull terrier inglês não permitiram. Então resolveram chamar a raça de Staffordshire terrier, em referência ao seu parente, o Staffbull da Inglaterra. A AKC utilizou como exemplares, majoritariamente, cães da linhagem Colby para a construção do padrão da raça.[4] O primeiro Amstaff registrado no AKC foi a cadela Wheeler's Black Dinah. Já o primeiro cão a migrar do UKC para a AKC foi Lucenay's Pete(O primeiro cão Dual registered), famoso por participar do seriado The Little Rascals("Os batutinhas") na década de 1930.

Mesmo com esse reconhecimento pela AKC, outros criadores preferiram continuar seus cães como American pit bull terrier em entidades como ADBA e UKC, pois tinham objetivos diferentes com relação a raça, tentando mantê-los com o temperamento original. A partir daí, o que era apenas uma raça, dividiu-se em duas, tendo objetivos de criação diferentes. O staffordshire tornou-se diferente do pit bull principalmente no comportamento, sendo mais amistoso com outros cães.

Amstaff

Em 1974, seu nome mudou permanentemente para American Staffordshire Terrier(devido a recente aceitação do Staffbull pela AKC, que seria reconhecido no ano seguinte pelo club). Algum tempo depois, a raça entrou em processo de reconhecimento pela FCI, o que concretizou-se em 1985.[5] [6] [7]

Concluísse então que o AST desenvolveu-se à partir da raça American pit bull terrier (não aceita pela FCI). Atualmente estas são consideradas em todas as entidades cinófilas como raças diferentes. Porém, elas são consideradas por alguns especialistas como variações de uma mesma raça.[8] Todavia, os Amstaffs são classificados como mais pacíficos e facilmente adaptáveis ao convívio com outros animais, e são mais baixos e robustos.[9]

Características

É um cão de porte médio, forte e compacto. Um Amstaff macho adulto pesa entre 25 e 30 kg e mede entre 46 e 48 cm de altura na cernelha.[10] [11]"CORES: Qualquer cor, sólido, particolor ou com manchas são permitidos; contudo, mais de 80% branco, preto e tan (como o Rottweiler) e fígado não devem ser encorajados." Seus exemplares possuem narinas pretas(Black nose) ou azuis/cinzas(Blue nose), nunca vermelhas(Red nose) nem despigmentadas.

A conchectomia que seria o corte de orelhas está referido. no padrão da raça, como preferível quando as orelhas não se postarem em rosa (dobradas simeticamente e com a base cartilaginosa dura sustentando as mesmas). No entanto esse procedimento tem sido proibido pelos conselhos veterinários de certos países. A decisão ainda gera polêmicas pois o padrão da raça não mudou e ainda estimula que se realize o corte nessas situações.

Cães desta raça costumam conviver muito bem com outros cães. São dóceis e leais. São bons cães de guarda e companhia.

Ver também

Referências

  1. http://www.cbkc.org/padroes/pdf/grupo3/americanstaffordshireterrier.pdf
  2. http://www.cbkc.org/padroes/pdf/grupo11/americanpitbullterrier.pdf
  3. «American staffordshire terrier - Origem e história» (em inglês). Amstaff terrier. Consultado em 03 de Janeiro de 2016  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. «Padrão oficial da raça» (PDF). CBKC. Consultado em 03 de Janeiro de 2016  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  5. «Padrão oficial da raça» (PDF). CBKC. Consultado em 03 de Janeiro de 2016  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  6. «American staffordshire terrier - Origem e história» (em inglês). Amstaff terrier. Consultado em 03 de Janeiro de 2016  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  7. http://www.blogdocachorro.com.br/racas-de-cachorros/american-staffordshire-terrier/
  8. Mariana Viktor. «STAFFORDSHIRE É IGUAL A PIT BULL?». Petbrazil.com.br. Consultado em 4 de janeiro de 2012 
  9. «American staffordshire terrier» (em inglês). Dog Times. Consultado em 5 de novembro de 2011 
  10. http://www.cbkc.org/padroes/pdf/grupo3/americanstaffordshireterrier.pdf
  11. Castro, Sergio (1 de dezembro de 1997). «Padrão CBKC da raça AST» (PDF). Padrão de raças caninas da CBKC. CBKC. Consultado em 13 de junho de 2016 

Bibliografia

  • The American Staffordshire Terrier ** . Nicholas, Anna Katherine Staffordshire Terriers: American Staffordshire Terrier eo Staffordshire bull terrier , 1991, 256 páginas; ISBN 0-86622-637-0 **# "FCI - Nomenclatura des raças" . Fci.be . 
    • Foster, Sarah. The American Staffordshire Terrier: Gamester e Guardião de 1998, 139 páginas; ISBN 0-87605-003-8
    • Linzy, janeiro americanos Campeões Staffordshire Terrier, 1988-1995 , 1998, 84 páginas, ISBN 1-55893-054-X
    • Linzy, janeiro americanos Campeões Staffordshire Terrier, 1996-2001 , 2002, 84 páginas; ISBN 1-55893-102-3
    • Janish, Joseph. American Staffordshire Terrier , 2003, 155 páginas; ISBN 1-59378-248-9
  • Fogle, Bruce (2009). Cães 1ª ed. Brasil: Jorge Hazar. ISBN 9788537801338 

Ligações externas

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre American staffordshire terrier
Ícone de esboço Este artigo sobre cães é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.