Carlos III, Duque de Saboia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 3: Linha 3:


==Biografia==
==Biografia==
Carlos III iniciou o seu reinado tendo que se impôr face às exigências da sua meia irmã [[Luísa de Sabóia]], que pretendia herdar o ducado, das do seu irmão bastardo [[Renato de Sabóia]], que exigia alguns feudos, e de seu irmão [[Filipe de Sabóia-Nemours]], que apoiava Luísa e Renato. Sem exército e sem grandes meios, Carlos III não conseguiu ter uma verdadeira política externa, mudando regularmente de aliança entre o seu sobrinho [[Francisco I de França]] e o seu cunhado [[Carlos Quinto]]. Uma série de derrotas entre [[1530]] e [[1536]] retira-lhe a maior parte dos seus estados, deixando-lhe apenas o [[condado de Nice]] e o [[Vale de Aosta]].
Carlos III iniciou o seu reinado tendo que se impôr face às exigências da sua meia irmã [[Luísa de Sabóia]], que pretendia herdar o ducado, das do seu irmão bastardo [[Renato de Sabóia]], que exigia alguns feudos, e de seu irmão [[Filipe de Sabóia-Nemours]], que apoiava Luísa e Renato. Sem exército e sem grandes meios, Carlos III não conseguiu ter uma verdadeira política externa, mudando regularmente de aliança entre o seu sobrinho [[Francisco I de França]] e o seu cunhado [[Carlos Quinto]]. Uma série de derrotas entre [[1530]] e [[1536]] retira-lhe a maior parte dos seus estados, deixando-lhe apenas o [[Provença-Alpes-Costa Azul#Condado de Nice|condado de Nice]] e o [[Vale de Aosta]].


A autoridade do duque foi posta em causa pelas revoltas da cidade de [[Genebra]] e do [[cantão de Vaud]] não podendo, então com o apoio do imperador [[Carlos Quinto]], de quem era formalmente vassalo, por este se encontrar bloqueado em [[Nápoles]].
A autoridade do duque foi posta em causa pelas revoltas da cidade de [[Genebra]] e do [[cantão de Vaud]] não podendo, então com o apoio do imperador [[Carlos Quinto]], de quem era formalmente vassalo, por este se encontrar bloqueado em [[Nápoles]].
Linha 12: Linha 12:


==Descendência==
==Descendência==
Em [[1521]], em [[Villefranche-sur-Mer|Villefranche]], Carlos III casou com a infanta [[Beatriz de Portugal, Duquesa de Sabóia||D. Beatriz]], filha de [[Manuel I de Portugal|D. Manuel I]], [[Lista dos Monarcas de Portugal|rei de Portugal]], e de D. [[Maria de Aragão]]. Por este casamento, torna-se cunhado do imperador [[Carlos V de Habsburgo|Carlos V]], que anteriormente desposara a infanta [[Isabel de Portugal, imperatriz da Alemanha|D. Isabel]], também ela filha do rei D. Manuel I.
Em [[1521]], em [[Villefranche-sur-Mer|Villefranche]], Carlos III casou com a infanta [[Beatriz de Portugal, Duquesa de Sabóia||D. Beatriz]], filha de [[Manuel I de Portugal|D. Manuel I]], [[Lista de Monarcas de Portugal|rei de Portugal]], e de D. [[Maria de Aragão]]. Por este casamento, torna-se cunhado do imperador [[Carlos V de Habsburgo|Carlos V]], que anteriormente desposara a infanta [[Isabel de Portugal, imperatriz da Alemanha|D. Isabel]], também ela filha do rei D. Manuel I.
Como dote, D. Beatriz transmite ao marido o '''[[Asti|condado de Asti]]''' que anteriormente lhe fora cedido pelo seu primo e cunhado, o imperador Carlos V.
Como dote, D. Beatriz transmite ao marido o '''[[Asti|condado de Asti]]''' que anteriormente lhe fora cedido pelo seu primo e cunhado, o imperador Carlos V.
Carlos III e Beatriz tiveram nove filhos, dos quais apenas um atingiu a idade adulta:
Carlos III e Beatriz tiveram nove filhos, dos quais apenas um atingiu a idade adulta:

Revisão das 11h37min de 28 de outubro de 2010

Charles III de Savoie par Jean Clouet.

Carlos III de Sabóia, cognominado de o Bom, nasceu em Chazey-sur-Ain em 10 de outubro de 1486, e faleceu em Vercelli em 17 de agosto de 1553, foi duque de Sabóia e Príncipe do Piemonte de 1504 à 1553. Era filho de Filipe II, duque de Sabóia e príncipe do Piemonte, e de Claudine de Brosse.

Biografia

Carlos III iniciou o seu reinado tendo que se impôr face às exigências da sua meia irmã Luísa de Sabóia, que pretendia herdar o ducado, das do seu irmão bastardo Renato de Sabóia, que exigia alguns feudos, e de seu irmão Filipe de Sabóia-Nemours, que apoiava Luísa e Renato. Sem exército e sem grandes meios, Carlos III não conseguiu ter uma verdadeira política externa, mudando regularmente de aliança entre o seu sobrinho Francisco I de França e o seu cunhado Carlos Quinto. Uma série de derrotas entre 1530 e 1536 retira-lhe a maior parte dos seus estados, deixando-lhe apenas o condado de Nice e o Vale de Aosta.

A autoridade do duque foi posta em causa pelas revoltas da cidade de Genebra e do cantão de Vaud não podendo, então com o apoio do imperador Carlos Quinto, de quem era formalmente vassalo, por este se encontrar bloqueado em Nápoles.

Aproveitando-se da situação, o rei Francisco I de França reclama a herança de sua mãe, Luísa de Sabóia, sobre Bresse e a província de Faucigny, cujas tropas invadem o ducado e conquista as capitais, Chambéry e Turim, obrigando o duque a refugiar-se em Vercelli (1536).

Após vinte e três anos de guerra e de diplomacia, a Sabóia regressa à autoridade do seu duque, embora amputada de territórios anexados pelos helvéticos, situação formalizada em 1559, já no reinado de Emanuel Felisberto, pela Paz de Cateau-Cambrésis.

Descendência

Em 1521, em Villefranche, Carlos III casou com a infanta |D. Beatriz, filha de D. Manuel I, rei de Portugal, e de D. Maria de Aragão. Por este casamento, torna-se cunhado do imperador Carlos V, que anteriormente desposara a infanta D. Isabel, também ela filha do rei D. Manuel I. Como dote, D. Beatriz transmite ao marido o condado de Asti que anteriormente lhe fora cedido pelo seu primo e cunhado, o imperador Carlos V. Carlos III e Beatriz tiveram nove filhos, dos quais apenas um atingiu a idade adulta:

  1. Adriano-João-Amadeu (15221523)
  2. Luís (1523 † 1536)
  3. Emanuel-Felisberto de Sabóia (1528-1580), duque de Sabóia e Príncipe do Piemonte
  4. Catarina (15291536)
  5. Maria (15301531)
  6. Isabel (15321533)
  7. Emanuel (1533 † jeune)
  8. Emanuel (1534 † jeune)
  9. João Maria (15371538)

Fontes

Ver também

Ligações Externas

  • [ Genealogia de Carlos III, Duque de Sabóia]

Precedido por
Filipe II
Duque de Sabóia
Príncipe do Piemonte

1504-1553
Sucedido por
Emanuel Felisberto