Frixo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Albmont (discussão | contribs)
Árvore genealógica baseada em Apolodoro
Albmont (discussão | contribs)
m →‎Ver também: Mencionando mais quatro meio-irmãos na árvore. Será que dá para incluir sem zonear demais a árvore?
Linha 14: Linha 14:
== Ver também ==
== Ver também ==


''Árvore genealógica baseada em [[Pseudo-Apolodoro]]:''
''Árvore genealógica baseada em [[Pseudo-Apolodoro]]. Por simplificação, outros quatro meio-irmãos de Frixo, filhos de Atamante com Temisto, filha de Hipseu, não foram incluídos; eles se chamavam Leucon, Erythrius, Schoeneus e Ptous:''
<center>
<center>
{{árvore genealógica/início}}
{{árvore genealógica/início}}

Revisão das 21h20min de 26 de janeiro de 2011

Frixo, na mitologia grega era filho de Atamante e Nefele[1]. Sua irmã se chamava Hele, e ele tinha dois meio-irmãos, Learchos e Melicertes, filhos de Atamante e Ino[1].

Ino fez um plano contra os filhos de Nefele: na hora da semeadura, ela molhou o trigo, o que fez com que a colheita anual fosse um fracasso[1]. Atamante mandou mensageiros ao Oráculo de Delfos, mas Ino havia instruído os mensageiros a dizer que Frixo deveria ser sacrificado a Zeus[1].

Nefele, que tinha recebido um carneiro com o velo de ouro de Hermes, usou-o para voar para longe, levando Frixo e Hele[1]; Hele, porém, caiu no mar, na região que seria chamada de Helesponto[1].

Frixo finalmente chegou à Cólquida, sendo recebido pelo rei Eetes[1], que deu sua filha Calcíope em casamento a Frixo. Frixo sacrificou o carneiro a Zeus e deu a Eetes o velo de ouro[1].

Frixo e Calcíope tiveram quatro filhos: Argos, Melas, Frontis e Citisoro[1]. Argos foi o construtor do navio dos argonautas[2].

Eetes havia sido prevenido por prodígios para temer a morte por um estranho, filho de Éolo, e matou Frixo[3]. Os filhos de Frixo[Nota 1] fugiram para seu avô Atamante, mas sofreram um naufrágio, sendo salvos por Jasão[3].

Ver também

Árvore genealógica baseada em Pseudo-Apolodoro. Por simplificação, outros quatro meio-irmãos de Frixo, filhos de Atamante com Temisto, filha de Hipseu, não foram incluídos; eles se chamavam Leucon, Erythrius, Schoeneus e Ptous:

Éolo
Enarete
Nefele
Atamante
Ino
Eetes
Frixo
Hele
Learchos
Melicertes
Calcíope
Argos
Melas
Frontis
Citisoro

Predefinição:Notas-e-referências

  1. a b c d e f g h i Pseudo-Apolodoro, Biblioteca, 1.9.1
  2. Pseudo-Apolodoro, Biblioteca, 1.9.16
  3. a b Higino, Fabulae, III, Frixo


Erro de citação: Existem etiquetas <ref> para um grupo chamado "Nota", mas não foi encontrada nenhuma etiqueta <references group="Nota"/> correspondente