Arena: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Luckas-bot (discussão | contribs)
m r2.7.1) (Bot: Adicionando: ar:صالة
Linha 17: Linha 17:
[[Categoria:Construções desportivas]]
[[Categoria:Construções desportivas]]


[[ar:صالة]]
[[bg:Арена]]
[[bg:Арена]]
[[cs:Aréna]]
[[cs:Aréna]]

Revisão das 19h06min de 28 de fevereiro de 2011

Ginásio Mineirinho, Belo Horizonte.

Uma arena é uma área fechada, quase sempre de forma circular ou oval, desenhada para apresentações musicais, teatrais ou eventos esportivos. É composta de um grande espaço aberto ao centro, rodeado por corredores e acentos para os espectadores. A característica chave de uma arena é que o lugar onde se realiza o evento, fica no ponto mais baixo, permitindo uma grande visibilidade. Teoricamente uma arena é projetada para acomodar um grande número de espectadores.

Arena da Baixada, Curitiba, um exemplo de estádio que recebe a denominação arena.

O termo arena muitas vezes é utilizado como sinônimo para se referir a um estádio. A utilização de um termo sobre o outro, tem muito a ver com o tipo de evento que se realiza em cada recinto. O futebol é tipicamente jogado em um estádio, enquanto o basquete, o vôlei e o hóquei, por exemplo, são tipicamente jogados em uma arena. Usualmente arena se refere a um lugar fechado, o que a diferencia do estádio.

TD Garden, arena do time de basquete americano Boston Celtics.

A palavra vem do latim arena, que significa "areia", que na época do Império Romano, os gladiadores lutavam em uma superfície coberta por areia, para absorver o sangue. Em espanhol, a palavra carrega dois significados. A tourada é realizada em uma arena (ou plaza de toros, literalmente "praça de touros") e seu piso também é coberto com areia (especificamente albero).

Ver também