Neon Genesis Evangelion: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 185: Linha 185:


== Sinopse ==
== Sinopse ==
Neon Genesis Evangelion é uma série de ação de [[mecha]] apocalíptica que gira em torno de uma organização paramilitar chamada NERV, criada para combater seres monstruosos chamados Anjos, utilizando mechas gigantes chamados Unidades Evangelion (ou EVAs). Estes [[mecha]]s são pilotados por adolescentes, que por um mero acaso nasceram no ano do Segundo Impacto, sendo um deles o personagem principal, [[Shinji Ikari]]. Com outros adolescentes que foram treinados para pilotar os EVAs (por serem compatíveis com os mesmos) e com a ajuda dos membros da NERV, eles tentam derrotar os Anjos e evitar a destruição da humanidade.
Neon Genesis Evangelion é uma série de ação de [[mecha]] apocalíptica que gira em torno de uma organização paramilitar chamada NERV, criada para combater seres monstruosos chamados Anjos, utilizando mechas gigantes chamados Unidades Evangelion (ou EVAs). Estes mechas são pilotados por adolescentes, que por um mero acaso nasceram no ano do Segundo Impacto, sendo um deles o personagem principal, [[Shinji Ikari]]. Com outros adolescentes que foram treinados para pilotar os EVAs (por serem compatíveis com os mesmos) e com a ajuda dos membros da NERV, eles tentam derrotar os Anjos e evitar a destruição da humanidade.


== Personagens ==
== Personagens ==

Revisão das 16h59min de 17 de maio de 2011

Predefinição:Contém texto em japonês


Neon Genesis Evangelion
Neon Genesis Evangelion
新世紀エヴァンゲリオン
(Shin Seiki Evangerion)
Gêneros Ficção Científica, Mecha, Seinen, Psicológico, Drama
Mangá
Neon Genesis Evangelion
Escrito e ilustrado por Yoshiyuki Sadamoto
Editoração Japão Kadokawa Shoten
Editoração lusófona Brasil Editora Conrad
Brasil Editora JBC(Continuação da Conrad a partir do volume 21)
Revistas Monthly Shōnen Ace, Young Ace
Período de publicação fevereiro de 1995 – presente
Volumes 12
Anime
Neon Genesis Evangelion
Direção Hideaki Anno
Estúdio de animação GAINAX
Emissoras de televisão Japão TV Tokyo
Período de exibição 4 de outubro de 199527 de março de 1996
Episódios 26
Mangá
Neon Genesis Evangelion: The Iron Maiden 2nd
Escrito e ilustrado por Hayashi Fumino
Editoração Japão Kadokawa Shoten
Brasil Editora Conrad
Revistas Monthly Asuka
Período de publicação Novembro de 20032005
Volumes 6
Mangá
Neon Genesis Evangelion: Academic Record of Heaven's Descent
Escrito e ilustrado por Min Min
Editoração Japão Kadokawa Shoten
Revistas Monthly Asuka
Período de publicação outubro de 2007 – presente
Volumes 1
Mangá
Neon Genesis Evangelion: Shinji Ikari Raising Project
Escrito e ilustrado por Takahashi Osamu
Editoração Japão Kadokawa Shoten
Revistas Shonen Ace
Período de publicação 2005 – presente
Volumes 5
Filme
NGE: Death & Rebirth
Data de lançamento 1997
Data de lançamento mundial 1997
Filme
NGE: The End Of Evangelion
Data de lançamento 1997
Data de lançamento mundial 1997
Filme
Revival of Evangelion
Data de lançamento 1998
Data de lançamento mundial 1998
Filme
Rebuild of Evangelion 01: You Are Not Alone
Data de lançamento 2007
Data de lançamento mundial 2007
Filme
Rebuild of Evangelion 02: You Can Not Advance
Data de lançamento 2009
Data de lançamento mundial 2009
Portal Animangá

Neon Genesis Evangelion (新世紀エヴァンゲリオン Shin Seiki Evangerion?) é uma série de mangá japonês de várias edições.

A série enfoca diferentes temas que vão sendo abordados com o desenrolar da trama, começando com um clima mais leve e descontraído que vai se tornando cada vez mais sombrio e dramático conforme a trama avança. Os mistérios e acontecimentos da história a transformam em seus episódios finais, em uma aventura psicológica a respeito das relações entre os seres humanos.

Sinopse

Neon Genesis Evangelion é uma série de ação de mecha apocalíptica que gira em torno de uma organização paramilitar chamada NERV, criada para combater seres monstruosos chamados Anjos, utilizando mechas gigantes chamados Unidades Evangelion (ou EVAs). Estes mechas são pilotados por adolescentes, que por um mero acaso nasceram no ano do Segundo Impacto, sendo um deles o personagem principal, Shinji Ikari. Com outros adolescentes que foram treinados para pilotar os EVAs (por serem compatíveis com os mesmos) e com a ajuda dos membros da NERV, eles tentam derrotar os Anjos e evitar a destruição da humanidade.

Personagens

Os personagens de Evangelion estão continuamente lutando com seus relacionamentos interpessoais, seus "demônios" internos, e traumas do passado, criando um complexo familiar de relacionamentos.

Anno (criador da série) descreve o personagem principal, Shinji Ikari, como um garoto solitário, e convencido de que as pessoas não precisam dele, mas também não comete um suicídio. Ele descreve Shinji e Misato Katsuragi como extremamente "fracos, fraquinhos e fracotes" e "indecisos" em suas atitudes, que são pouco positivas para classificar alguém como herói de uma história. Ainda sim, dentro dos estereótipos heróicos, Shinji é caracterizado como o que tem mais força e emoção, não obstante não possua muita sorte de heroísmo ou bravura. Rei Ayanami e Asuka Langley Soryu, as outras protagonistas da série, também possuem falhas similares e dificuldade de relacionamento com outras pessoas.

Os personagens de Yoshiyuki Sadamoto têm contribuído para a popularidade do Evangelion. Os designs atraentes criados por Sadamoto das 3 líders femininas, Asuka, Rei e Misato, líder por extremos preços de merchandise (especialmente de Rei, a "Premium Girl"), e eles tem sido imortalizados na comunidade dōjinshi, modelos de kit de garagem, e em subseqüente no anime (como Burst Angel).

Mídia

Mangá

Existem quatro séries em mangá, todas publicadas pela Kadokawa Shoten:

  • Neon Genesis Evangelion
    • Título Original: 新世紀エヴァンゲリオン (Shin Seiki Evangerion)
    • Autoria: Yoshiyuki Sadamoto
    • Lançamento: 02/1995 (em hiato)
    • Volumes: 12

No Brasil, apenas Neon Genesis Evangelion e Neon Genesis Evangelion: The Iron Maiden 2nd foram lançados até o momento, ambos pela Editora Conrad.

Anime

Do período de 1984 para o lançamento de Evangelion, o mais e tão esperado anime tem um estilo meio distanciado para um estilo popular de anime. Por exemplo, Hayao Miyazaki's My Neighbor Totoro (1988), e Kiki's Delivery Service (1989) foram ambos obras de baixo rendimento, enquanto Akira (1988) foi influenciado por revistas de desenho americanas. O diretor Mamoru Oshii tem dito que, em outras palavras de Hiroki Azuma, ninguém procura assistir um anime que todo mundo gosta. Evangelion, entretanto, mostra o reverso disto. É totalmente em volta do estilo mecha de anime, e em particular mostra uma larga influência de Yoshiyuki Tomino's Space Runaway Ideon; particularmente, as cenas de The End of Evangelion que são claras homenagens para o último filme da série de Ideon.

Para Evangelion, foram feitos 26 episódios produzidos pelo estúdio Gainax sob direção de Hideaki Anno. A série é composta por 26 episódios de televisão, exibidos originalmente entre 4 de Outubro de 1995 e 27 de Março de 1996.

Em 2003, o anime ganhou uma nova versão chamado "Evangelion Renewal". Esse remake trazia algumas melhorias na animação, cenas novas (director's cut) e um enxugamento na trilha sonora.

No Brasil, a versão original (1996) foi exibida pelos canais Locomotion e NGT (nesta última, de forma não-oficial), com áudio dublado pelo estúdio Mastersound, e teve sua versão "renewal" (2003) exibida pelo canal Animax (com cortes e sem os episódios 25' e 26'), com nova dublagem feita pelo estúdio Álamo. Com exceção da NGT, canal UHF de fraca distribuição, os canais são de TV por assinatura. Ao contrário de outros países da América do Sul, que exibiram o anime em TV Aberta (como o canal Chilevisión, do Chile).

Dublagem

Ver artigo principal: Dubladores

Lista de episódios

  1. O ataque dos Anjos
  2. Teto não familiar
  3. O telefone que jamais toca
  4. O dilema do ouriço
  5. Rei, além de seu coração
  6. Confronto em Tokyo-3
  7. A criação humana
  8. Asuka ataca
  9. Dancem como se quisessem vencer!
  10. Inferno de magma
  11. Na escuridão silenciosa
  12. O valor de um milagre é…
  13. Invasão do Anjo
  14. SEELE, lugar para a alma
  15. Mentira e silêncio
  16. Doença até a morte
  17. A 4ª Criança
  18. O julgamento da vida
  19. A luta de um homem
  20. Forma da mente, forma do homem
  21. O nascimento da NERV
  22. Pelo menos seja humano
  23. Lágrimas
  24. O mensageiro final
  25. O fim do mundo
  26. A fera que gritou "eu" no coração do mundo

Trilha Sonora

Tema de Abertura
Tema de Encerramento

Filmes

Neon Genesis Evangelion possui quatro filmes produzidos:

Em 2003, o distribuidor da série nos Estados Unidos da América, ADV Films, anunciou a intenção de criar um filme live action de Evangelion que já foi parcialmente financiado,[1] mas cujo realizador e data de produção ainda não foram anunciados.

Referências

  1. Roth, Daniel (12 de Dezembro de 2005). «It's... Profitmón!». Fortune Magazine. Consultado em 12 de Setembro de 2006 

Ligações Externas

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Neon Genesis Evangelion

Predefinição:Bom interwiki Predefinição:Link FA