Alóctone: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por 201.170.132.72 para a última versão por Jbribeiro1, de 19h13min de 3 de março de 2012 (UTC)
Addbot (discussão | contribs)
m A migrar 4 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:q2008347
Linha 18: Linha 18:
[[Categoria:Etimologias]]
[[Categoria:Etimologias]]


[[az:Alloxton]]
[[de:Allochthon (Ethnologie)]]
[[fr:Allochtone]]
[[kk:Аллохтон]]
[[kk:Аллохтон]]
[[nl:Allochtoon]]
[[nl:Allochtoon]]
[[ru:Аллохтоны]]

Revisão das 17h26min de 29 de março de 2013

Alóctone é um termo composto originário do grego: allos (outros) + khton (terra). Significa aquilo que não tem suas origens no lugar onde existe.[1]

Em lingüística, por exemplo, um idioma que não emergiu ou não é natural de um certo país mas que surgiu como resultado de um histórico de imigração pode ser e freqüentemente é classificado como um idioma alóctone, ou seja, uma língua de imigração ou de herança familiar ou de legado cultural. Por exemplo, o português, o (idioma nacional do Brasil); e também o Hunsrückisch e o Talian, ambas (línguas minoritárias) do Brasil meridional resultantes da imigração e colonização da região.

Por outro lado, um idioma classificado como indígena, nativo, ou aborígene, isto é, originário na terra, como por exemplo a língua caingangue, ou a língua guarani, faladas no sul do Brasil, invariavelmente são classificadas como falares autóctones do país.

No entanto, o termo alóctone não é utilizado somente em lingüística mas também em geologia,[2], meio ambiente [3] ecologia,[4] etc.

Ver também

Referências