Apela: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Foram revertidas as edições de 177.207.15.121 (usando Huggle)
Etiquetas: Possível conteúdo ofensivo Editor Visual
Linha 1: Linha 1:
A '''Ápela''' ou '''Apela,''' era uma assembléia formada por, cidadãos espartanos, com mais de trinta anos, que elegia os membros da [[Gerúsia]] que, aprovavam ou rejeitavam, as leis encaminhadas por eles<ref>[[Plutarco]], ''Vida de Licurgo'', 6, 26.</ref>. Correspondia à [[Eclesia]], em [[Atenas]]. Todo espartano homem com mais de 30 anos podia participar das reuniões, que, de acordo com [[Licurgo]], aconteciam a cada [[lua cheia]], nas imediações de Esparta<ref>[[Xenofonte]], ''Hellenica'', III, 3.8.</ref>. Originalmente aconteciam na [[Agora]], com a condução dos reis. Mais tarde, eram conduzidas pelos [[éforo]]s. A votação acontecia aos gritos<ref>[[Tucídides]], I, 87.</ref>. A Apela apenas rejeitava ou aceitava as propostas a ela submetidas. Geralmente, a Apela deliberava sobre a guerra e a paz. A Apela também era responsável por eleger os membros da [[Gerúsia]]. Os candidatos eram selecionados a partir da [[aristocracia]]. Também elegiam os cinco [[éforo]]s anualmente; eram eles que presidiam a [[Gerúsia]] e a Apela, e não podiam ser reeleitos. Vale lembrar que a [[Gerúsia]] sempre tinha poder de veto sobre a Apela.
A '''Ápela''' ou '''Apela,''' era uma assembléia formada por, cidadãos com pau grande, com mais de trinta anos, que elegia os membros da [[Gerúsia]] que, aprovavam ou rejeitavam, as leis encaminhadas por eles<ref>[[Plutarco]], ''Vida de Licurgo'', 6, 26.</ref>. Correspondia à [[Eclesia]], em [[Atenas]]. Todo espartano homem com mais de 30 anos podia participar das reuniões, que, de acordo com [[Licurgo]], aconteciam a cada [[lua cheia]], nas imediações de Esparta<ref>[[Xenofonte]], ''Hellenica'', III, 3.8.</ref>. Originalmente aconteciam na [[Agora]], com a condução dos reis. Mais tarde, eram conduzidas pelos [[éforo]]s. A votação acontecia aos gritos<ref>[[Tucídides]], I, 87.</ref>. A Apela apenas rejeitava ou aceitava as propostas a ela submetidas. Geralmente, a Apela deliberava sobre a guerra e a paz. A Apela também era responsável por eleger os membros da [[Gerúsia]]. Os candidatos eram selecionados a partir da [[aristocracia]]. Também elegiam os cinco [[éforo]]s anualmente; eram eles que presidiam a [[Gerúsia]] e a Apela, e não podiam ser reeleitos. Vale lembrar que a [[Gerúsia]] sempre tinha poder de veto sobre a Apela.


{{referências}}
{{referências}}

Revisão das 19h20min de 27 de maio de 2015

A Ápela ou Apela, era uma assembléia formada por, cidadãos com pau grande, com mais de trinta anos, que elegia os membros da Gerúsia que, aprovavam ou rejeitavam, as leis encaminhadas por eles[1]. Correspondia à Eclesia, em Atenas. Todo espartano homem com mais de 30 anos podia participar das reuniões, que, de acordo com Licurgo, aconteciam a cada lua cheia, nas imediações de Esparta[2]. Originalmente aconteciam na Agora, com a condução dos reis. Mais tarde, eram conduzidas pelos éforos. A votação acontecia aos gritos[3]. A Apela apenas rejeitava ou aceitava as propostas a ela submetidas. Geralmente, a Apela deliberava sobre a guerra e a paz. A Apela também era responsável por eleger os membros da Gerúsia. Os candidatos eram selecionados a partir da aristocracia. Também elegiam os cinco éforos anualmente; eram eles que presidiam a Gerúsia e a Apela, e não podiam ser reeleitos. Vale lembrar que a Gerúsia sempre tinha poder de veto sobre a Apela.

Referências

  1. Plutarco, Vida de Licurgo, 6, 26.
  2. Xenofonte, Hellenica, III, 3.8.
  3. Tucídides, I, 87.

Ver também...

Ícone de esboço Este artigo sobre História da Grécia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.