Sópatro de Apameia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
m Renato de carvalho ferreira moveu Sopatro de Apameia para Sópatro de Apameia: Leva acento
(Sem diferenças)

Revisão das 11h42min de 25 de dezembro de 2015

 Nota: Para o companheiro de Paulo de Tarso, veja Sópatro.

Sopatro de Apameia (m. antes de 337) foi um distinto filósofo neoplatónico e sofista. Foi um discípulo de Jâmblico. Depois da morte deste (c. 325) viajou até Constantinopla, onde gozou dos favores e da amizade pessoal de Constantino.

A Suda diz que escreveu diversas obras, incluindo Sobre a prudência (Περὶ Προνοίας), e outra chamada ""Sobre as pessoas que são inevitavelmente afortunadas e desgraçadas" (περὶ τῶν παρὰ τὴν ἀξίαν εὐπραγούντων ἢ δυσπραγούντων).[1]

É distinto de outro sofista também de nome "de Apameia" que escreveu epítomes de variados autores e provavelmente também a obra "Extractos históricos".[2], da qual Fócio[3] preservou um resumo, a partir do qual parece conter uma vasta variedade de factos e ficção, colectada de um grande número de autores.

Sopatro foi um de muitos ordenados à morte por Constantino antes de 337. Zósimo deriva a morte de Sopatro das maquinações de Ablávio.[4]

Notas

  1. Suda, Sopatros, Sigma 845.
  2. Suda, Sopatros, Sigma 848.
  3. Photius, Bibliotheca Cod. 161
  4. Zosimus, ii. 40

Ligações externas

Este artigo contém texto do Dictionary of Greek and Roman Biography and Mythology (em domínio público), de William Smith (1870).